Notícia

51 equipas a jogo na Europa

Aug 25, 2015

O dia 15 de Agosto marcou o término do prazo das inscrições para as competições europeias 2015/16 e o Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH) anunciou as equipas que formalizaram a sua intenção de participação.

Podendo a lista não ser definitiva - será necessário comunicar os planteis e equipa técnica - a lista de 51 equipas inscritas contempla 10 equipas lusas: quatro na Liga Europeia, quatro na CERS e duas na Women's Cup.

O sorteio das diferentes provas terá lugar a 6 de Setembro no Luso, por ocasião do Campeonato da Europa de Sub-17.

Taça Continental entre Barcelona e Sporting

O primeiro troféu europeu da época é relativo à última temporada e é já decidido em Outubro. O troféu que põe frente-a-frente os vencedores da última edição da Liga Europeia e da Taça CERS joga-se a duas mãos, com Barcelona e Sporting a discutirem a Taça Continental (Supertaça Europeia) nos dias 10 (Pavilhão do SC Livramento, a confirmar) e 17 (Palau Blaugrana).

Barcelona vai atrás da 22ª Liga Europeia

Benfica é cabeça de série na Liga Europeia

A prova europeia máxima de clubes conta com 16 equipas que serão divididas em quatro grupos, com a definição prévia de quatro cabeças de série e a condicionante de as equipas do mesmo país não se poderem encontrar na fase de grupos.

O Benfica – a par de Barcelona, Liceo e Forte dei Marmi – foi apontado como um dos cabeças-de-série, evitando desde logo os campeões de Espanha e Itália e o vice do país vizinho.

Benfica de Nicolía é cabeça-de-série, Porto de Hélder Nunes tenta quarta Final Four consecutiva

Por Portugal participarão também na Liga Europeia o Porto (presente nas três últimas Final Four), Oliveirense e Valongo. De Espanha estarão igualmente presentes Vic e Vendrell, ao passo de que de Itália juntam-se ao Forte dei Marmi de Pedro Gil as equipas do Viareggio, Breganze e Bassano.

Para a prova que se inicia a 24 de Outubro e termina um pouco mais tarde que o habitual (a decisiva Final Four decorre no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio), completam o lote de 16 equipas Quevert e Merignac (França), Iserlohn (Alemanha) e Basel (Suíça).

Sporting procura repetir Taça CERS

Para a Taça CERS estão inscritas 30 equipas. De Portugal vão a sorteio quatro das cinco possíveis (o Paço de Arcos abdicou e ninguém se apresentou para o seu lugar), com o Sporting, a defender o título, Barcelos (semifinalista em 2014/15), Juventude de Viana e Turquel.

Na primeira eliminatória deverão ficar duas equipas isentas, entrando em competição já nos oitavos-de-final. No caminho das equipas portuguesas para a Final Four (agendada para 30 de Abril e 1 de Maio) estarão nada menos do que uma mão cheia de equipas espanholas – Reus (finalista vencido da última edição), Cerceda, Voltregà, Vilafranca e Alcoy – e outra cheia de equipas italianas - Follonica, Pieve 010, Lodi, Matera e Sarzana.

Sporting vai procurar o seu terceiro título na CERS

Quem não fica atrás de espanhóis e italianos, é o contingente germânico, com Herringen, Cronenberg, Düsseldorf, Bison Calenberg e Darmstadt. Pouco aquém fica o lote helvético que coloca na CERS quatro equipas: Montreux, Genève, Diessbach, Uttingen e Uri.

La Vendéenne, St.Omer e Coutras (França) e Dornbirn, Wolfurt e Villach (Áustria) completam o elenco da Taça CERS.

Benfica defende Women's Cup

A Women’s Cup, única competição europeia feminina, arranca na nova temporada com duas equipas portuguesas em busca de um título que, na temporada que findou, terminou finalmente numa vitrina lusa. Às actuais campeãs do Benfica, vai juntar-se na disputa europeia a Académica de Coimbra.

A Espanha, tradicional dominadora da prova, vai a “jogo” com quatro equipas - Plegamans, Voltregà, Manlleu e Gijon -, ao passo que Iserlohn, Bison Calenberg e Darmstadt representarão a Alemanha.

Finalistas na última época, as francesas do Coutras voltam a tentar chegar ao ceptro europeu, tal como as suas compatriotas do Noisy Le Grand. A Suíça também contará com duas representantes (Montreux e Vordemwald), sendo o Villach e o Matera representantes solitários de, respectivamente Áustria e Itália.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade