Dados lançados nas competições europeias

Dados lançados nas competições europeias

Benfica, Porto, Oliveirense e Sporting conheceram esta manhã a sua sorte no sorteio da maior prova europeia de clubes. Benfica, Porto e Oliveirense repetem a presença do ano passado e repetem, nesta fase de grupos, o emparelhamento com as equipas espanholas, respectivamente Vic, Barcelona e Liceo.

No grupo A, o campeão europeu Benfica tem pela frente os espanhois do Vic, o reforçado Lodi, agora com o português Nuno Resende no comando técnico, e o Diessbach, que trará de regresso à Luz o guarda-redes Carlos Silva, que defendeu o último reduto encarnado entre 2004 e 2010.

Benfica é o detentor do título
Benfica é o detentor do título

No grupo B, Barcelona e Porto reeditam o duplo duelo do ano passado. Na última temporada, os dragões venceram as duas partidas com os blaugrana e procuram repetir o feito, com o Bassano, agora com o português Diogo Neves, à espreita de deslizes para se intrometer na discussão do apuramento. Os franceses do Mèrignac completam o elenco.

Porto e Barcelona voltam a encontrar-se na fase de grupos
Porto e Barcelona voltam a encontrar-se na fase de grupos

O grupo C coube ao Sporting, pela primeira vez na Liga Europeia desde que adoptou esta designação - deixando a de Taça dos Campeões Europeus - em 1996. Nesta estreia do Sporting, Pedro Gil, veterano nestas andanças, visita dois rinques que bem conhece. Forte dei Marmi, onde jogou durante as três últimas épocas, e Reus, onde actuou entre 2007 e 2009, numa passagem culminada com a conquista da Liga Europeia.

Sporting vai jogar pela primeira vez a Liga Europeia.

O Forte perdeu, para além de Pedro Gil, Cancela para a Oliveirense, e acaba por perder protagonismo. Sporting e Reus, ambos muito reforçados, partem como candidatos. O Quevert, particularmente a jogar em casa, pode roubar pontos importantes na discussão dos dois primeiros lugares.

Oliveirense, finalista vencido da última temporada, ataca um título inédito
Oliveirense, finalista vencido da última temporada, ataca um título inédito

Liceo e Oliveirense reencontram-se no grupo e devem voltar a garantir o apuramento para os quartos-de-final, dado que Breganze e La Vendéenne estão longe de assustar. A 14 de Janeiro, o Palácio dos Desportos do Riazor será palco de um momento importante. O carismático capitão Jordi Bargalló regressa a uma casa que tornou sua, agora com a camisola da Oliveirense.

Nos quartos-de-final, os dois primeiros do grupo A cruzam com os do grupo D. Os apurados do grupo B cruzam com os do C.

A primeira jornada da Liga Europeia está agendada para 5 de Novembro, estendendo-se a fase de grupos até 18 de Fevereiro. Antes da Final Four há lugar aos quartos-de-final, com os apurados do grupo A a cruzarem com os do D e os dois primeiros do B a cruzarem com os do C.

Portugueses em duelo com alemães

Na Taça CERS, o Óquei de Barcelos defende o título e, como tal, fica isento da primeira eliminatória. Na entrada em competição, nos oitavos-de-final, espera o vencedor da eliminatória entre o Noia e o Follonica, um dos pratos fortes desta primeira ronda.

As outras duas equipas portuguesas em prova medem forças com equipas alemãs.

Portugal conquistou as duas últimas edições da Taça CERS. Antes do Barcelos em 2015, vencera o Sporting em 2014.

A Juventude de Viana defronta o Darmstadt e, caso confirme o favoritismo, tem o Vilafranca à sua espera. Recorde-se que a Juventude de Viana foi uma das equipas que caiu no caminho do Vilafranca para a final, nos oitavos-de-final da edição 2015/16.

O Turquel disputa a primeira mão na Alemanha na eliminatória que tem com o Herrigen. A equipa da "Aldeia do Hóquei" foi bafejada pela sorte e, a confirmar o seu favoritismo, tem a porta dos quartos-de-final aberta, dado que nos oitavos defronta o vencedor da eliminatória entre os também alemães do Walsum ou os suíços do Uttigen.

Óquei de Barcelos isento na primeira eliminatória, inicia defesa do título com Noia ou Follonica
Óquei de Barcelos isento na primeira eliminatória, inicia defesa do título com Noia ou Follonica

Nesta primeira eliminatória, merece destaque outro confronto hispano-italiano para lá daquele entre Noia e Follonica que determina o adversário do Barcelos. Entre Viareggio e Vendrell, que partiam como claros candidatos a um lugar na Final Four, um ficará já pelo caminho...

As duas mãos da primeira eliminatória está agendada para 5 e 26 de Novembro.

Benfica em França

Na Liga Europeia Feminina, o Benfica joga a primeira eliminatória com as francesas do Mèrignac. Não sendo um obstáculo fácil porque as francesas têm um historial de excelentes equipas femininas, está ao alcance das campeãs de 2015. Em caso de apuramento, seguem-se as vencedoras da eliminatória entre as alemãs do Iserlohn e as francesas do Coutras nos quartos-de-final.

Esta pré-eliminatória da Liga Europeia Feminina terá lugar a 12 de Novembro (primeira mão) e 3 de Dezembro (segunda mão).

Continental em português

Já conhecido era o calendário da Taça Continental. O vencedor da Liga Europeia, Benfica, joga a primeira mão em casa do vencedor da Taça CERS, Barcelos, a 8 de Outubro e a decisiva segunda mão tem lugar a 15 de Outubro, na Luz.

Competições Europeias 2016/17

Euroleague - Fase de Grupos

Grupo A: BENFICA (POR), Lodi (ITA), Vic (ESP) e Diessbach (SUI)

Grupo B: Barcelona (ESP), PORTO (POR), Bassano (ITA) e Merignac (FRA)

Grupo C: Forte dei Marmi (ITA), SPORTING (POR), Reus (ESP) e Quevert (FRA)

Grupo D: Liceo (ESP), OLIVEIRENSE (POR), Breganze (ITA) e La Vendéenne (FRA)

Taça CERS - Pré-Eliminatória

Trissino (ITA) vs Dusseldorf-Nord (ALE)

Uri (SUI) vs Monza (ITA)

JUVENTUDE DE VIANA (POR) vs Darmstadt (ALE)

Viareggio (ITA) vs Vendrell (ESP)

Coutras (FRA) vs Caldes(ESP)

Genève (SUI) vs Sarzana (ITA)

Walsum (ALE) vs Uttigen (SUI)

Soham (ING) vs Saint Omer (FRA)

Noia (ESP) vs Follonica (ITA)

Igualada (ESP) vs Biasca (SUI)

King's Lynn (ING) vs Ploufragan (FRA)

Herrigen (ALE) vs TURQUEL (POR)

Wimmis (SUI) vs Dornbirn (AUS)

Wolfurt (AUT) vs Remscheid (ALE)

Isentos: ÓQUEI DE BARCELOS (POR) e Vilafranca (ESP)

Euroleague Feminina - Pré-Eliminatória

Mérignac (FRA) vs BENFICA (POR)

Noisy Le Grand (FRA) vs Vordemwald (SUI)

Bison-Calenberg (ALE) vs Gijon(ESP)

Darmstadt (ALE) vs Plegamans (ESP)

Coutras (FRA) vs Iserlohn (ALE)

Isentos: Voltregà (ESP), Manlleu (ESP) e Molfetta (ITA)

Taça Continental

ÓQUEI DE BARCELOS (POR) vs BENFICA (POR)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia