Três portugueses foram a sorteio na Copa del Rey

Três portugueses foram a sorteio na Copa del Rey

Realizou-se esta quarta-feira em Alcobendas o sorteio da edição 2017 da Copa del Rey, que reúne - num formato adoptado desde 1999 - os sete melhores classificados da primeira volta da OK Liga e ainda o Alcobendas, como organizador.

Esta será a 74ª edição da Copa del Rey e a quinta vez que é decidida em Alcobendas.

Com quatro cabeças-de-série definidos, o sorteio ditou o emparelhamento com as restantes quatro equipas apuradas. Assim, nos quartos-de-final, no dia 23 de Fevereiro, o Vic (2º cabeça-de-série) terá pela frente o Vendrell e o Liceo (4º) disputa com o Lloret o apuramento para as meias-finais. No dia 24, o Reus (3º) mede forças com o anfitrião Alcobendas e o Barcelona (1º) irá defrontar o Voltregà.

Nas meias-finais, a 25 de Fevereiro, já estava definido, o vencedor do embate com o 1º cabeça-de-série (Barcelona - Voltregà) defronta o vencedor do embate com o 4º (Liceo - Lloret) e do embate do 2º cabeça-de-série (Vic - Vendrell) sai o adversário do embate do 3º (Reus - Alcobendas).

A grande final está agendada para dia 26 de Fevereiro, estando ainda pendente a definição dos horários, que estão dependentes das transmissões televisivas.

Portugueses

Não há memória de um português que tenha vencido a Copa del Rey. Para citar alguns, nem Carlos Realista (Barcelona), nem António Rocha ou Ricardo Pereira (Reus), nem mais recentemente Ricardo Barreiros (Liceo) lograram levantar o título "real".

Este ano, na disputa pela Copa haverá este ano três portugueses. Pedro Henriques pelo Reus, Henrique Magalhães pelo Liceo e Gonçalo Nunes pelo Alcobendas, com uma tarefa que historicamente não será nada fácil. Para além de poderem conquistar um título inédito (?) para um português, o Reus não vence desde 2006, o Liceo desde 2004 e o Alcobendas nunca venceu...

Henrique Magalhães e o seu Liceo já conquistaram um título esta época. Foi a Supertaça, em Setembro, batendo o Reus de Pedro Henriques na final.

Os três jogadores portugueses que marcarão presença na Copa del Rey estão em Espanha por empréstimo. O guarda-redes do Reus está cedido pelo Benfica, enquanto os dois jogadores de pista estão cedidos pelo Sporting, tendo Gonçalo Nunes chegado ao clube da capital espanhola apenas em Dezembro.

Barcelona defende título

Nas contas dos triunfos, o emblema mais titulado da história do Hóquei em Patins do país vizinho é também o mais titulado da Copa del Rey. O Barcelona conta 20 conquistas na prova e defende na edição 2017 o título conquistado em 2016, em Reus.

Em 2016, na final com o Vic, os 'blaugrana' venceram por 4-1, com golos de Pablo Álvarez (2), Panadero e Ordoñez. O golo solitário dos "osonences" - com Carles Grau (agora no Porto) e Ferran Font (Sporting) no cinco inicial - foi apontado por Cristian Rodriguez.

Dos presentes na edição 2017, apenas Lloret e Alcobendas ainda não saborearam a vitória na prova. O Liceo (por nove vezes), Reus (sete), Voltregà (cinco), Vic (quatro) e Vendrell (duas) já inscreveram o seu nome na galeria de vencedores.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia