Gijón garante no prolongamento final de campeãs
Foto de capa: SanJuan8O Gijón venceu o Andes Talleres no prolongamento por 4-3 e marcou encontro com o Concepción. Será uma final entre o campeão sul-americano e o campeão europeu.
Na segunda meia-final, entrou melhor o Gijón, tentando evitar uma final argentina. E, ainda que tivesse chegado de grande penalidade, o golo inaugural por Marta Piquero aos 11 minutos era plenamente justificado. A equipa asturiana era mais forte, mais rápida, mais equipa, mas o passar dos minutos fazia mossa num grupo que no banco tinha quatro jogadoras Sub-19.
Aos 21 minutos, também de grande penalidade, Agustina Fernandez restabeleceu a igualdade, com que se chegaria ao intervalo. Agustina foi uma das três irmãs Fernandez em pista, sendo que Agustina e Valentina jogam pelo Andes Talleres e Julieta pelo Gijón.
Na etapa complementar, liberta de quaisquer complexos perante as campeãs europeias, a equipa mendoncina assumiu mais a vontade de ganhar. Agustina Fernandez bisou, desta feita na recarga a uma grande penalidade, mas Natasha Lee não tardou a repor a igualdade. E voltaria a fazer o mesmo, depois de Jimena Ortiz fazer o 2-3 pelo “buraco da agulha”, já nos quatro minutos finais. Lee marcaria a minuto e meio do fim do tempo regulamentar.
O prolongamento, mesmo com o Gijón condicionado por faltas, teve “sinal mais” da equipa espanhola, com a aposta recorrente no cinco que iniciara a partida. A minuto e meio das grandes penalidades, Marta Piquero, que já fora fundamental na conquista da Liga Europeia em Março, fez o decisivo 4-3.
A final da Taça Intercontinental, a primeira entre equipas femininas e pondo frente-a-frente os campeões das duas confederações internacionais mais fortes, joga-se a partir das 19h locais.
Gijón 4–3 Andes Talleres
Taça Intercontinental – Meia-final
Pavilhão Aldo Cantoni, San Juan, Argentina
Gijón
Cinco inicial: Elena González (gr), Sara Lolo, Natasha Lee, Marta Piquero e Julieta Fernandez
Jogaram ainda: Nuria Obeso, Maria Sanjurjo
Treinador: Fernando Sierra
Andes Talleres
Cinco inicial: Florencia Kemnitz (gr), Jimena Ortiz (1), Agustina Fernandez (2), Valentina Fernandez e Adriana Soto
Jogaram ainda: Yanina Defeliche
Treinador: Rodolfo Moreno
Marcha do marcador
Primeira parte: 1-0 Marta Piquero (gp), 1-1 Agustina Fernandez (gp)
Segunda parte: 1-2 Agustina Fernandez, 2-2 Natasha Lee, 2-3 Jimena Ortiz, 3-3 Natasha Lee
Prolongamento – Segunda parte: 4-3 Marta Piquero
Arbitragem
Árbitros: Miguel Guilherme (POR) e José Pinto (POR)
Acção disciplinar: Nada a registar.
Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 2h57