Tiago estreia-se a marcar, e logo em jogo grande

Tiago estreia-se a marcar, e logo em jogo grande
Foto de capa: Joan Alfons López @TarragonaDigital

O jogo entre Liceo e Reus era apontado na 13ª jornada da OK Liga como o jogo grande e foi, verdadeiramente, um grande jogo.

Adiantaram-se “los verdes”, com um golo madrugador de Sergi Miras. E, aos nove, Dava Torres ampliou para 2-0. Mas o Reus, que ainda não sabe o que é perder na OK Liga, não estava disposto a sabê-lo no Riazor e, no espaço de um minuto, Tiago Rafael e Alex Rodriguez anularam a vantagem do Liceo. O português, mais dado a tarefas defensivas e a servir os companheiros, estreou-se assim a marcar de rojinegro na OK Liga.

Liceo e Reus “empataram-se” e Barça pode fugir.

O empate a dois subsistiu até ao intervalo. Após o reatamento, o Liceo voltou a ser lesto a marcar, por Edu Lamas, mas Marc Julià repôs a igualdade ainda não estavam cumpridos cinco minutos. E, com o seu segundo tento, dois minutos volvidos – na décima falta do Liceo -, Julià colocava pela primeira vez a equipa de Jordi Garcia na frente.

O Liceo foi atrás do resultado e lograria empatar por Sergi Miras, ainda com cerca de 10 minutos para o apito final. Mas não surgiriam mais golos - nem de livre directo, já no último minuto, com Carlo Di Benedetto a desperdiçar - e as duas equipas continuam a par na classificação, agora num trio perseguidor depois do Caldes ter vencido o Alcobendas.

O líder Barcelona segue cinco pontos à frente do trio, mas ficará com um jogo em atraso até 8 de Janeiro. Caso vença o Lleida, dilata a sua vantagem para oito pontos ainda antes de fechar a primeira volta.

Portugueses acima da linha de água

Tiago Rafael não foi o único português a marcar na OK Liga este fim-de-semana. Pelo contrário, todos os que foram a jogo (João Rodrigues e o Barça jogaram, mas para a Intercontinental) este fim-de-semana, marcaram. No Alcoy, os golos de Renato Castanheira e João Ramalho juntaram-se ao bis de Roc Llisa para uma vitória importante em Sant Cugat na luta pela manutenção.

O Alcoy virou um parcial desfavorável de 2-0 para vencer por 2-4 e subiu acima da linha de água. Recorde-se que, em época de redução de número de clubes na OK Liga (de 16 para 14), irão descer os quatro últimos a uma segunda divisão que agora é denominada “OK Liga Plata”.

Os quatro últimos lugares são agora ocupados por Vic, Girona, Vendrell e Sant Cugat, todos com oito pontos, e abaixo dos 10 do Alcoy que, matematicamente, até pode chegar à Copa del Rey.

Uma vaga para a Copa

Esta jornada deixou já sete equipas confirmadas na Copa del Rey, apesar de faltarem duas jornadas para o fim da primeira volta.

Barcelona, Liceo, Caldes, Reus, Lleida, Igualada e Noia estão matematicamente certos, sobrando apenas uma vaga, que será discutida entre Voltregà (15 pontos), Alcobendas, Lloret e Calafell (todos com 14) e Alcoy (10).

Nesta luta, destaque para a vitória do Lloret em Voltregà. Petxi Armengol adiantou o Voltregà a meio da primeira parte, mas David Plaza restabeleceu a igualdade e Antoine Le Berre, a bisar nos derradeiros dois minutos do primeiro tempo, valiam uma vantagem de 1-3. O Lloret geriu e chegou mesmo a uma inesperada goleada, com mais um golo de Plaza e outro de Le Berre.

Nota particular para o desempenho do internacional gaulês Antoine Le Berre, a conseguir um hat-trick nesta partida quando nas anteriores 12 jornadas só tinha logrado um golo. Destaque também para os hat-tricks de Sergi Romeu e Marc Palau na vitória do Calafell sobre o Girona por 6-5, com Romeu, capitão do Calafell, a terminar com mais motivos para sorrir que Palau, artilheiro de um Girona que não descola do fundo da tabela.

OK Liga – 13ª jornada

Resultados

• Vendrell 2-2 Igualada

• Vic 2-2 Noia

• Caldes 3-2 Alcobendas

• Voltregà 1-5 Lloret

• Sant Cugat 2-4 Alcoy

• Calafell 6-5 Girona

• Liceo 4-4 Reus

• Barcelona vs Lleida, 8.Jan, 21h15

Classificação

1º Barcelona* (34), 2ºs Liceo, Reus e Caldes (29), 5º Lleida* (23), 6º Igualada (22), 7º Noia (22), 8º Voltregà (15), 9ºs Alcobendas, Calafell, Lloret (14), 12º Alcoy (10), 13ºs Sant Cugat, Vendrell, Girona, Vic (8)

* menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia