Sporting e Porto com quarta decisão portuguesa em vista

Sporting e Porto com quarta decisão portuguesa em vista

A Taça Continental, prova que marca o arranque da temporada no que a competições europeias diz respeito, disputa-se este fim-de-semana no Pavilhão João Rocha, que volta a ser o palco de uma decisão europeia depois de ter recebido a Final Four da Liga Europeia da pretérita temporada.

Na corrida ao troféu estão os finalistas da Liga Europeia e da Taça WSE, com as meias-finais a colocarem frente-a-frente Porto e Lleida às 13h e Sporting e Sarzana às 16h.

Com claro favoritismo das equipas portuguesas, é esperada uma final portuguesa no domingo, a partir das 17h, com leões e dragões a poderem defrontar-se numa decisão pela quarta vez em menos de um ano.

Em Outubro de 2018, o Porto venceu o Sporting na Supertaça António Livramento por 4-1. Em Maio de 2019, o Sporting venceu a final da Liga Europeia por 5-2. E, há menos de uma semana, o Porto venceu a Elite Cup no desempate por livres directos, por 4-3, depois de um empate a dois no tempo regulamentar.

Os três jogos da prova terão transmissão televisiva em directo na TVI24.

Factos da Taça Continental

#FACTO A prova chamou-se Supertaça Europeia até 1997.

#FACTO Iniciada em 1980, não se disputou em 1996, quando deveria opor o Porto ao Igualada.

#FACTO Em 38 edições, houve nove clubes a erguerem o troféu: Barcelona (18), Liceo (6), Igualada (5), Benfica (3), Noia (2), Porto, Óquei de Barcelos, Reus e Oliveirense.

#FACTO Num exclusivo de vencedores ibéricos, 32 títulos acabaram em Espanha e seis em Portugal.

#FACTO As equipas portuguesas que ergueram o troféu são Porto (1986), Óquei de Barcelos (1991), Benfica (2011, 2013 e 2016) e Oliveirense (2017).

#FACTO O Porto está pela sexta vez na disputa do troféu, tendo vencido apenas uma, em 1986.

#FACTO Esta é a terceira decisão em formato de Final Four, tendo a Oliveirense (2017) e Barcelona (2018) vencido as anteriores.

#FACTO Em Final Four, a equipa organizadora – Viareggio e Óquei de Barcelos – nunca venceu. Nem nunca se apurou para a final.

#FACTO O Sporting está pela primeira vez numa decisão em Final Four, mas será a quinta vez que luta pela conquista do troféu.

#FACTO A Taça Continental é a única prova europeia que o Sporting não venceu, contando duas Ligas Europeias, duas Taças CERS/WSE e três Taças dos Vencedores das Taças.

#FACTO Ao não lograrem a conquista do troféu em quatro ocasiões cada, Porto e Sporting são recordistas em ocasiões perdidas, a par do Reus.

#FACTO Entre os participantes nesta Final Four de 2019, o Porto foi o único que já venceu a prova.

#FACTO Para além do Porto, também o Lleida repete a presença do ano passado, numa edição ganha pelo agora ausente Barcelona.

#FACTO A partida decisiva já foi 17 vezes entre equipas do mesmo país: 14 entre duas equipas espanholas e três entre portuguesas.

#FACTO Caso Porto e Sporting se apurem para a final, será a quarta vez que equipas portuguesas se defrontam na decisão, depois de tal ter acontecido em 1986 (Porto e Sanjoanense), 1991 (Óquei de Barcelos e Sporting) e 2016 (Benfica e Óquei de Barcelos).

Taça Continental 2019

Meias-finais, 28 de Setembro

• Lleida vs Porto • 13h

• Sporting vs Sarzana • 16h

Final, 28 de Setembro

• 17h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia