Oliveirense e Óquei de Barcelos no topo da classificação

Oliveirense e Óquei de Barcelos no topo da classificação

Oliveirense e Óquei de Barcelos assumiram a liderança do Campeonato este sábado, ficando à espera do que possa fazer o Benfica este domingo no Dragão Arena.

A Oliveirense, agora líder em virtude de vantagem no confronto directo com os barcelenses, recebeu e venceu a Física por 4-2, apesar de – como tem sido apanágio no Salvador Machado – os visitantes partirem na frente. A Juventude de Viana adiantou-se, mas ao intervalo a Oliveirense já vencia por 2-1. A etapa complementar, Jorge Silva ampliou, Luís Viana ainda reduziu, mas Jordi Bargalló confirmaria o triunfo a três minutos do final.

Com a lição aprendida depois da derrota na Elite Cup, a Oliveirense venceu a Juventude de Viana
Com a lição aprendida depois da derrota na Elite Cup, a Oliveirense venceu a Juventude de Viana

Em Barcelos, defrontaram-se duas equipas “inchadas” depois de uma vitória sobre o Porto e um empate frente ao Sporting. Capitalizou de início melhor o momento anímico a Sanjoanense, que chegaria a uma vantagem de dois golos na Catedral.

O Óquei reagiria e lograria chegar à vantagem (4-3) antes do intervalo, para não mais sair da liderança do marcador, disparando nos 10 minutos finais para um 9-5 pesado para a equipa de São João da Madeira. Gonçalo Nunes e Gonçalo Meira – que, juntos, foram campeões do Mundo de Sub-20 em Nanjing – assinaram um hat-trick cada pelos barcelenses, ao passo que Xavi Cardoso, com um poker atribuído, foi o destaque nos visitantes.

Sporting regressa às vitórias

Depois de uma derrota e um empate, o Sporting regressou às vitórias para o Campeonato com um triunfo por 6-2 sobre a Física, que continua sem pontuar. Os leões construíram uma vantagem de três golos na primeira parte e, apesar dos golos de Pedro Moreira e André Gaspar, a vitória não escaparia. Gonzalo Romero foi o único a bisar no João Rocha.

Romero bisou no regresso do Sporting às vitórias
Romero bisou no regresso do Sporting às vitórias

Riba d’Ave destaca-se no quinto lugar

Riba d’Ave e Valongo estavam – em igualdade pontual também com o Porto – a par na classificação e defrontaram-se no Parque das Tílias.

O Valongo até partiu na frente, com um golo de Carlitos, mas depois adormeceu, e já acordou tarde. O Riba d’Ave deu a volta e chegou a uma vantagem de 6-1 (Diogo Casanova e Tomás Pereira bisaram) aos oito minutos da segunda parte, quando, enfim, os valonguenses “regressaram” ao jogo.

Em pouco mais de cinco minutos, o Valongo reduziu para a diferença mínima e relançou um jogo que, no entanto, só veria mais um golo. O treinador Hugo Azevedo confirmou o triunfo com o definitivo 7-5 a minuto e meio do final.

O lugar na classificação do Valongo ficava à mercê de Turquel e Braga, mas as duas equipas “empataram-se”, a três, na Aldeia do Hóquei. O Braga chegou ao intervalo a vencer com um golo solitário de Afonso Lima e chegou a estar a vencer por 1-3 já na segunda parte, mas André Moreira e Xavier Lourenço anularam a vantagem. Sobravam ainda largos 13 minutos para jogar, mas – não faltando emoção numa partida sempre muito intensa – não haveria mais golos para além do 3-3.

Paço de Arcos sobe acima da linha de água

Na luta pela manutenção, o Paço de Arcos somou um importante triunfo, por 5-4, sobre Os Tigres. A vencer por 3-1 ao intervalo, a equipa da Linha enfrentou a reacção da jovem equipa de Almeirim que chegava ao derradeiro minuto de jogo com a partida igualada a quatro. Até que, de livre directo (e na recarga, para adensar o suspense), Pedro Batista confirmou o estatuto de “homem do jogo” com o golo da vitória e o terceiro da sua conta pessoal.

Pedro Batista marcou três golos, incluindo o tento da vitória no derradeiro minuto
Pedro Batista marcou três golos, incluindo o tento da vitória no derradeiro minuto

A sétima jornada encerra este domingo com o Clássico entre Porto e Benfica. O jogo entre os rivais, e emblemas mais titulados do Hóquei em Patins nacional, é no Dragão Arena – que recebe o primeiro jogo para o Campeonato esta temporada – a partir das 15h. Muita responsabilidade para os dragões, actuais campeões nacionais, que, em caso de derrota, ficam a nove pontos das águias na classificação.

I Divisão – 7ª jornada

• Riba d’Ave 7-5 Valongo

• Oliveirense 4-2 Juventude de Viana

• Paço de Arcos 5-4 Os Tigres

• Turquel 3-3 Braga

• Sporting 6-2 Física

• Óquei de Barcelos 9-5 Sanjoanense

• Porto vs Benfica • 24.Nov • 15h

Classificação

1ºs Oliveirense e Óquei de Barcelos (18 pontos), 2ºs Benfica* e Sporting (16), 5º Riba d’Ave (13), 6ºs Porto* e Valongo (10), 8º Braga (9), 9º Turquel (8), 10ºs Paço de Arcos e Os Tigres (6), 12º Sanjoanense (4), 13º Juventude de Viana (3), 14º Física (0)

*com menos um jogo realizado

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia