Planeamento apontado a 10 meses completos

Planeamento apontado a 10 meses completos

Ainda com muitas indefinições, a próxima temporada vai tomando forma e a Federação de Patinagem de Portugal já enviou aos clubes um planeamento, com uma I Divisão que, com liguilha, vai de 5 de Setembro até um quinto jogo de play-off a 26 de Junho, em 10 meses completos de competição. A Taça de Portugal tem decisão apontada a Março, numa planificação em que a Liga Europeia é a única prova europeia de clubes considerada e sem alteração de modelo competitivo.O planeamento ainda estará aberto a alterações, mormente em função da efectiva possibilidade de competição em Setembro ou do número de clubes que venham a confirmar inscrições nas diferentes provas.

Setembro de liguilhas… e arranque de I Divisão

Bem cedo em Setembro, arrancam os jogos, obrigando à preparação ao longo do mês de Agosto. É o mês de definição dos elencos das I, II e III Divisão, com a realização das muito badaladas "liguilhas".

A liguilha por três lugares na I Divisão – entre Paço de Arcos, Os Tigres, Marinhense, Tomar, Famalicense e Parede - joga-se a 5, 9, 12, 16 e 19, com a competição máxima nacional a arrancar a 26, antecipando o tradicional arranque em Outubro. Antes há "espaço" no planeamento para a oficiosa Elite Cup, entre 17 e 20, mas a realização da prova é ainda uma incógnita.

Para definição do elenco final das II e III Divisão, há pré-liguilha a 4, 5 e 6 e liguilha a 12, 13, 19, 20 e 26.

Outubro a todo o gás

No primeiro fim-de-semana de Outubro arrancam as II e III Divisão e a prova regional do Nacional Feminino. Também está previsto o arranque da Liga Europeia, com a primeira jornada da fase de grupos apontada a 17 de Outubro.

Novembro

Novembro terá, na I Divisão, numa consequência de um calendário preenchido, uma jornada disputada na íntegra a meio da semana, a sétima ronda da prova, apontada a dia 4. Arranca neste mês a Taça de Portugal, com a pré-eliminatória agendada para dia 14.

Dezembro, com 1947

A primeira volta da I Divisão termina a 5 de Dezembro. Ficando definidos os oito que disputarão a Taça 1947, a nova prova tem realização apontada entre os dias 9 e 13.

A I Divisão só regressa a 9 de Janeiro, numas férias longas para muitos clubes. Pelo meio, haverá apenas 32-avos da Taça, a 19, com as equipas da Liga Europeia a jogarem a 23. No fim-de-semana de 19 e 20 arranca a Taça de Portugal Feminina, com a realização da primeira eliminatória.

Janeiro com outras 1947?

O calendário de Janeiro compreende outras Taças 1947, para II (de 15 a 17) e III Divisão (29 a 31), não sendo ainda conhecidos os contornos destas provas. Será uma possível aproximação às "Coppas" italianas das Séries A2 (segunda divisão) e B (terceira divisão), sendo que em Itália estas são disputadas em simultâneo com a Coppa Italia, ou à Copa de la Princesa, que em Espanha promove uma Final Four entre os quatro primeiros ao cabo da primeira volta da divisão secundária.

A 17 arranca a segunda fase (a fase nacional) do campeonato feminino e a 23 há 16-avos da Taça de Portugal no masculino.

Fevereiro

A Taça de Portugal Feminina prossegue a 7 de Fevereiro, mas esta é a última referência à prova que existe no planeamento remetido, sendo de prever alterações.

Na I Divisão, a 18ª jornada está apontada a 10, quarta-feira, e os "oitavos" da Taça jogam-se no sábado de Carnaval.

Março com desfecho da Taça

Em Março, decide-se a Taça, com os dias decisivos - depois dos quartos-de-final a 6 - apontados a 26 e 27. Ineditamente, sexta e sábado. É que a partir de dia 28, e até 4 de Abril, está agendada a Taça das Nações, em Montreux, em edição que se celebram 100 anos sobre a primeira desta histórica competição..

Abril de fim de época para alguns

Para Abril estão previstas as duas mãos dos quartos-de-final da Liga Europeia (a 10 e 24), com a mudança da jornada 26 da fase regular da I Divisão para meio da semana (28 de Abril). Tal permitirá uma última jornada simultânea antes do arranque dos play-offs, sendo que para seis das 14 equipas dos escalão maior, já com a Taça disputada, significará o fim da época.

Maio de play-offs

Em Maio, logo no dia 1, arranca o play-off na I Divisão para os oito mais bem classificados da fase regular. Os "quartos", à melhor de três, são apontados a 1, 5 e 8, com as "meias" a também serem decididas "rapidamente", à melhor de cinco, a 22, 23, 29, 30 e a 2 de Junho.

Entre quartos e meias do play-off da I Divisão, arranca também o play-off da decisão no feminino, dia 16, e discute-se a Liga Europeia, com a Final Four apontada para esse mesmo fim-de-semana, a 15 e 16.

Ainda em Maio terminam também as fases regulares da II Divisão (dia 22) e da III Divisão (29).

Junho de decisões nos campeonatos

O mês de Junho será para atribuição dos títulos de campeão e decisões sobre subidas e descidas nas II e III Divisão.

A final da I Divisão arranca a 5 de Junho e os restantes jogos da decisão à melhor de cinco estão previstos para 10, 13, 19 e 26. A final feminina, à melhor de três, prevê-se para 10, 13 e 20.

Na II Divisão, as duas mãos da decisão de campeão e de subida ao escalão maior estão apontados para 5 e 12. Na III Divisão, o campeão será encontrado em seis jornadas, a 3, 6, 10, 13, 20 e 27.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia