Xavi Lourenço de França para o Candelária
Xavier Lourenço e João Silva estão de regresso de França, deixando o Saint-Omer. Xavi é certo no Candelária, ao passo que Janeka deverá reforçar o BIR. #Mercado #N1Elite #SegundaDivisão
Xavier Lourenço está de regresso a Portugal aos 26 anos, depois de poucos meses em França. As competições foram suspensas a 20 de Outubro e a prevista retoma em Janeiro parece cada vez mais uma miragem e o jogador regressa à II Divisão portuguesa.
Depois de uma primeira passagem pelo Saint-Omer, Xavier Lourenço regressou em 2018 a Portugal para ser determinante na subida d’Os Tigres à I Divisão. Voltou depois a casa, ao Turquel, mas o desafio que lhe propunha o Saint-Omer era aliciante, aspirando a disputar a Liga Europeia. E o sorteio ditou que defrontaria, na fase de grupos, Reus, Óquei de Barcelos e Oliveirense.
De volta a França, “Xavi” não podia desejar melhor (re)começo, apontando nada menos que sete golos na meia-final da Taça de França. No entanto, na decisiva final, acabaria por não levantar o troféu, reclamado pelo Noisy Le Grand.
Iniciada a N1 Elite, principal campeonato gaulês, o Saint-Omer, campeão em título, só conseguiu disputar três jogos até que a pandemia comprometeu a realização dos jogos. Lesionado na Final Four da Taça, Xavier Lourenço só regressaria – e com cautelas – no derradeiro jogo que a sua equipa viria a fazer.
Tal como conseguiu com Os Tigres, o Candelária espera que Xavi seja talismã para a subida. O Candelária disputa a Zona Sul da II Divisão e ocupa actualmente a quinta posição, a 15 pontos do topo da classificação, mas com menos três jogos realizados.
Janeka próximo do BIR
Também de regresso a Portugal, João Silva (“Janeka”) deverá representar o BIR. Companheiros no Saint-Omer no início desta temporada, os dois jogadores deverão ser agora adversários na Zona Sul da II Divisão, onde a Biblioteca está a apenas um ponto dos picarotos, e com menos um jogo. Na Taça, o BIR protagonizou uma das grandes surpresas ao afastar o invicto Marinhense, líder da Zona Norte, e defrontará nos 16-avos o campeão nacional Porto.
Para Janeka, de 28 anos, será um regresso a Portugal depois de três anos no estrangeiro. Em 2018, o turquelense, internacional jovem português, rumou a Itália e ao Amatori Vercelli, seguindo depois para França, mas para o La Vendéenne. No último defeso, apostou na continuidade no campeonato gaulês, mas com o Saint-Omer.
Domingo, 27 de Dezembro de 2020, 18h56