Marítimo afastado na 'pré' e Sesimbra completa 16-avos

Marítimo afastado na 'pré' e Sesimbra completa 16-avos

Com o Marítimo afastado "administrativamente" na pré-eliminatória, o Sesimbra venceu o Cascais, em jogo dos 32-avos da Taça, e recebe na próxima ronda o Benfica. Os maritimistas afirmam que não desistiram da prova. #TaçaDePortugal

Num duelo entre duas equipas da III Divisão, mas com passado na categoria máxima do Hóquei em Patins nacional, o Sesimbra venceu o Cascais por 3-2.

Sem golos na primeira parte, a equipa da Linha adiantou-se, por Aníbal Fernandes, mas um hat-trick de Jorge Coelho virou decisivamente o jogo para os "pexitos". O internacional jovem português Diogo Oliveira não conseguiria melhor que reduzir a dois minutos do final, não evitando o apuramento da equipa da Margem Sul para os 16-avos-de-final da prova rainha do calendário nacional.

Marítimo afastado à revelia

O jogo entre Sesimbra e Cascais estava em atraso, pendente da realização da partida da pré-eliminatória, entre o Sesimbra e o CS Marítimo.

O embate da "pré" tinha sido adiado devido a restrições do governo regional da Madeira, mas, entretanto, seria agendada esta partida dos 32-avos. "Temos um mail da federação a dizer que estávamos qualificados, mas que faltava definir a eliminação do Marítimo, que será por desistência ou falta de comparência", esclarece Carlos Graça, vice-presidente do Sesimbra e presidente do comité europeu entre 2004 e 2012.

Apurado "burocraticamente" para defrontar o Cascais, o Sesimbra acaba por ficar alheio ao afastamento do Marítimo da prova. Mas os madeirenses ainda não baixaram os braços.

"O Club Sport Marítimo até ao momento, não desistiu de nenhuma competição, em nenhuma das modalidades ditas amadoras. O Club Sport Marítimo encontra-se impedido pelo Governo Regional da Madeira de participar em qualquer actividade desportiva (não profissional) no Continente e Madeira", declara ao HóqueiPT fonte do clube.

Depois de sete jogos na Liguilha em Setembro, falhando o acesso à II Divisão, o Marítimo só conseguiu realizar um jogo na Zona Norte B da III Divisão devido às restrições governamentais - que torna as "ausências" justificadas - e há consciência de que a temporada está em risco. Uma desistência sem ressalvas poderia ter penalizações financeiras e desportivas e ainda não foi tomada qualquer decisão, embora esteja em cima da mesa.

"Admitimos que é uma possibilidade, no entanto, sendo o Club Sport Marítimo apoiado pelo Governo Regional, uma eventual desistência terá que obrigatoriamente ser validada pelo Governo Regional da Madeira e pelo próprio Clube", é reforçado.

Esta decisão federativa é necessariamente distinta do afastamento do homólogo Marítimo açoriano. A equipa de São Miguel viu a sua desistência oficializada no comunicado de 18 de Dezembro e o seu adversário na "pré", o Criar-T, disputaria - como natural consequência - no dia 19 os 32-avos com o primodivisionário Turquel.

Agora, aparentemente, (ainda) não há desistência da equipa madeirense.

Sesimbra defronta Benfica

Com a vitória sobre o Cascais, o Sesimbra marca encontro com o Benfica nos 16-avos, entretanto adiados. O cartaz da próxima eliminatória fica assim totalmente conhecido, numa ronda que ainda não contará com embates entre primodivisionários.

Nos 16 jogos, há apenas três sem equipas da categoria máxima, com dois embates entre equipas da II Divisão e um entre uma equipa da III Divisão (Os Corujas) e uma da II Divisão (Paredes). O quadro completo de jogos é o seguinte:

II Divisão vs. I Divisão (10)

• Académico de Cambra vs. Braga

• Valença vs. Sporting

• Sintra vs. Juventude de Viana

• Parede vs. Oliveirense

• Escola Livre vs. Sanjoanense

• Alverca vs. Turquel

• Paço de Arcos vs. Valongo

• BIR vs. Porto

• Candelária vs. Famalicense

• Póvoa vs. Tomar

II Divisão vs. II Divisão (2)

• Alenquer vs. Académica de Coimbra

• Murches vs. Académica de Espinho

III Divisão vs. I Divisão (3)

• Penafiel vs. Óquei de Barcelos

• Sesimbra vs. Benfica

• Entroncamento vs. Riba d’Ave

III Divisão vs. II Divisão (1)

• Os Corujas vs. Paredes

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Uma 'ragazza' na Serie A1

Uma 'ragazza' na Serie A1

A guarda-redes Greta Ganassi foi este sábado chamada por Massimo Barbieri para o jogo do Scandiano em Sarzana. Foi a segunda chamada da jovem de 19 anos esta semana ao principal campeonato italiano.

Novo calendário a contar com retoma no Carnaval

Novo calendário a contar com retoma no Carnaval

A FPP aponta a retoma competitiva ao Carnaval e já definiu nova calendarização das provas, com alteração no modelo competitivo da III Divisão. A final da Taça está agora apontada a 25 de Abril.