Forte e Lodi decidem Coppa
Foto de capa: Sonia Fusalli FotoA final da Taça de Itália vai ser decidida entre Forte e Lodi. O Forte eliminou o Follonica nas grandes penalidades, ao passo que o Lodi venceu o Sarzana tangencialmente. #CoppaItalia
Não faltou emoção nos dois embates das meias-finais da Taça de Itália.
Em Forte dei Marmi, o anfitrião defrontou o Follonica numa "luta" que se prolongou bem para lá da hora.
Já para a Serie A1 as duas equipas tinham protagonizado dois duelos emotivos, com uma igualdade a quatro e uma vitória tangencial do Forte por 5-4, selada no último suspiro do jogo. Agora, para a Taça, completou-se uma trilogia de nervos em franja.
O Follonica adiantou-se, com um tento de Francesco Banini aos nove minutos, respondendo praticamente de pronto Federico Ambrosio, melhor marcador da fase regular. Os dois jogadores viriam a marcar quatro golos cada em tempo útil...
Francesco Banini, que só apontara 10 golos em toda a fase regular, assinou um poker frente ao Forte.
A equipa de Sérgio Silva voltou a liderar o marcador, mas o Forte de Alberto Orlandi virou para 4-2, naquela que seria a vantagem mais larga da partida. Antes do intervalo, o Follonica igualaria o jogo a quatro.
Na segunda parte, o Follonica esteve a vencer por duas vezes, mas não conseguiu segurar as vantagens, chegando o fim do tempo regulamentar com uma igualdade a seis.
Sem golos no prolongamento, a decisão foi nas grandes penalidades e o Forte foi mais forte, marcando por quatro vezes, contra "apenas" duas do Follonica, para um 10-8 final.
Na final, o Forte, com apenas um troféu conquistado em 2017, defronta o Lodi, que já ergueu a Taça em 1978, 2012 e 2016. As duas equipas terminaram a fase regular nos dois primeiros lugares e têm dividido os títulos de campeão nacional desde 2014. O Forte ganhou em 2014, 2015, 2016 e 2019 e o Lodi em 2017 e 2018.
Para chegar à final, o Lodi afastou o Sarzana por tangencial 4-3.
O Sarzana chegou à vantagem muito cedo, ainda não estavam cumpridos três minutos por Francesco Rossi e ampliou aos 12, por Francesco De Rinaldis. "Checco" Compagno respondeu volvido um minuto, mas o argentino Fran Ipinazar repunha a vantagem de dois golos a nove minutos do intervalo. No entanto, seria o último golo da equipa de Alessandro Bertolucci.
O Lodi reduziu ainda na primeira parte, pelo capitão Domenico Illuzzi. Na segunda parte, Enric Torner igualou a contenda.E o goleador catalão Jordi Mendez consumou a reviravolta a três minutos e meio do final.
O troféu decide-se este domingo, a partir das 18h locais. Na fase regular da Serie A1, o Forte venceu na recepção ao Lodi por 4-3, tendo-se registado um empate, 5-5, em Lodi.
Quartos-de-final
• Lodi 6-2 Bassano
• Forte 7-6 Trissino
• Valdagno 0-1 Follonica
• Sarzana 5-3 Montebello
Meias-finais
• Forte 10-8 Follonica (6-6, 4-2 gp)
• Lodi 4-3 Sarzana
Final
• Lodi vs. Forte• 25.Abr • 18h
Domingo, 25 de Abril de 2021, 8h02