Fado, Fátima e Final Four da Liga Europeia

Fado, Fátima e Final Four da Liga Europeia

A 55ª edição da Liga Europeia será decidida entre Porto, Oliveirense, Benfica e Sporting, na primeira Final Four integralmente portuguesa. O Luso recebe este fim-de-semana a decisão. #LigaEuropeia

As nove equipas da presente edição da Liga Europeia que "sobreviveram" à pandemia defrontaram-se no Luso, entre 9 e 11 de Abril, para definir as quatro que agora decidem o título da mais importante prova europeia de clubes. Pelo caminho ficaram Óquei de Barcelos (curiosamente, sem derrotas) e as quatro representantes espanholas, Noia, Reus, Barcelona e Liceo, permitindo uma inédita decisão portuguesa. Entre portugueses e em Portugal, dão dimensão europeia à prova os árbitros, os espanhóis Sergi Mayor e Ivan González e os italianos Franco Ferrari e Filippo Fronte.

Vencedor do grupo A da improvisada primeira fase, o Porto procura um terceiro título que lhe escapa há três décadas. Campeão europeu em 1986 e 1990, foram inúmeras as vezes que os azuis-e-brancos estiveram na partida decisiva, mas não voltariam a erguer o troféu. Finalista em 2018 e 2019, nas duas últimas edições, conseguirão o tal almejado título numa terceira presença consecutiva na final?

Para chegar à final, os dragões têm de passar uma Oliveirense que procura o seu primeiro título na prova. Finalista em 2016 e 2017, a equipa de Oliveira de Azeméis não tem boas recordações dos embates com os azuis-e-brancos esta temporada. Uma derrota no Dragão Arena por pesados 8-2 e nova derrota no Salvador Machado por 2-5 obrigarão a rever processos para que a época termine em glória após o afastamento do play-off do campeonato nacional.

Na discussão da Liga Europeia estão os quatro primeiros das últimas quatro edições da I Divisão.

Tal como o Porto, também Benfica e Sporting perseguem o seu terceiro título. As águias foram campeãs nos recentes anos de 2013 e 2016, ao passo que os leões defendem o título conquistado em 2019, no seu João Rocha, quando selaram o maior hiato entre duas conquistas na história da prova, depois da mágica conquista de 1977.

Apesar de uma fase regular plena de altos e baixos, o Benfica chega a esta Final Four num autêntico estado de graça. No último mês, venceu e convenceu na primeira fase da Liga Europeia com triunfos sobre Liceo e Barcelona no apelidado grupo da morte, virou a eliminatória contra a Oliveirense nos quartos-de-final do play-off e, no primeiro jogo das "meias", triunfou no Dragão Arena, o que não acontecia desde 2014.

Pela frente, as águias têm um Sporting que já defrontaram três vezes e com quem ainda não perderam. Encarnados e verde-e-brancos empataram a um na Luz, na terceira jornada da fase regular, e voltaram a empatar - a três - na final da Taça 1947. No desempate por grandes penalidades, o Benfica garantiria o novel título. Os eternos rivais voltaram a defrontar-se na segunda volta do campeonato, no João Rocha, e Alejandro Dominguez voltou a levar a melhor sobre Paulo Freitas, com um triunfo por 4-5.

O Sporting procura dar continuidade a páginas douradas escritas nos últimos anos. Depois de muitos anos de ausência dos grandes palcos, os leões conquistaram a Taça CERS em 2015 e venceram a Supertaça António Livramento no mesmo ano. Com um forte investimento, conquistariam o Campeonato Nacional em 2018 e a Liga Europeia em 2019, reafirmando-se no panorama da modalidade.

A meia-final entre Benfica e Sporting será uma reedição de uma das meias-finais da Final Four de 2019, de boa memória para o treinador Paulo Freitas e para Girão, Zé Diogo, Platero, Romero, Font, Gil e Toni Pérez. Então, a caminho do título, os leões venceram as águias por 5-4.

Quarta final portuguesa

Definidos os finalistas, a final de domingo será a quarta com duas equipas portuguesas, todas em solo luso. Em 2013, o Benfica ganhou o seu primeiro título no Dragão Caixa frente ao Porto. As águias voltariam a triunfar em 2016, num evento organizado na Luz e frente à Oliveirense. E, na última edição, em 2019, o Sporting venceu no João Rocha o Porto.

Meias-finais

• MF1 • Porto vs. Oliveirense • 15.Mai • 17h

• MF2 • Benfica vs. Sporting • 15.Mai • 21h

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 16.Mai • 17h30

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia