Benfica dá passo para o 'octa'

Benfica dá passo para o 'octa'
Foto de capa: Sport Lisboa e Benfica - Modalidades

O Benfica adiantou-se na corrida ao título feminino ao vencer o Sporting no João Rocha por 3-5. As leoas anularam uma desvantagem de dois golos na primeira parte, mas claudicaram na segunda. #NacionalFeminino

No primeiro jogo da final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, as heptacampeãs nacionais do Benfica entraram melhor. Logo no primeiro minuto, Beatriz Figueiredo inaugurou o marcador, e, aos sete minutos, Flor Felamini ampliou para 0-2. Dois minutos depois, Nuno Pinto pedia um desconto de tempo que "reanimaria" as leoas.

Em desvantagem, o Sporting - estreante em decisões depois de uma primeira temporada "anulada" pela pandemia - não baixou os braços e, com o Benfica a confiar na vantagem ganha, foi ganhando tempo de posse de bola e confiança. Aos 15 minutos, Ana Catarina Ferreira reduzia, redimindo-se de uma grande penalidade desperdiçada. E, dois minutos volvidos, Rita Lopes fazia o 2-2 que deixava tudo como no início.

A igualdade no marcador perdurou até ao intervalo, justificada num duelo equilibrado entre as duas equipas mais bem apetrechadas e com maior investimento do Hóquei em Patins nacional feminino. A "corrida" no feminino acaba, no entanto, por ser apenas a dois - entre os velhos rivais - e longe da capacidade do masculino que, por exemplo, nos jogos da final teve 12 valores estrangeiros (a maioria, contra oito portugueses) em pista.

Na etapa complementar, o Benfica voltou a entrar melhor e a internacional portuguesa Beatriz Figueiredo bisou para o 2-3 que valia uma vantagem que as águias souberam gerir.

Com mais experiência nas decisões, as jogadoras de Paulo Almeida acabaram por segurar a partida apesar da boa resposta leonina. Aos 11 minutos, a também internacional e goleadora Maria Sofia Silva fez o 2-4 para nova vantagem de dois golos que, mais uma vez, não derrubava a resistência do Sporting. A cinco minutos e meio do apito final, Rita Lopes, uma das seis leoas internacionais seniores por Portugal na ficha, encurtou distâncias e as verde-e-brancas acreditaram.

No derradeiro minuto, Nuno Pinto apostou no ataque a cinco, sem guarda-redes, mas o risco não compensou. As encarnadas recuperaram a bola e Maria Sofia Silva bisou para o 3-5, com a baliza deserta.

O segundo jogo terá lugar na Luz no próximo sábado, dia 3 de Julho, e, numa série à melhor de três, pode ser já o último. Em caso de vitória das águias, o título - que seria o oitavo consecutivo do Benfica - é entregue. Em caso triunfo leonino, haverá lugar a "negra", logo no dia seguinte, também na Luz.

Benfica 1-0 Sporting

• #1 • Sporting 3-5 Benfica

• #2 • Benfica vs. Sporting • 3.Jul • 14h

• #3 • Benfica vs. Sporting • 4.Jul • 15h (se necessário)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia