Luís Duarte é a aposta para potenciar jovens águias

Após uma pausa de um ano, Luís Duarte está de regresso aos bancos, assumindo o desafio dos Sub-19 e equipa "B" do Benfica, que disputará a II Divisão.

Luís Duarte é a aposta para potenciar jovens águias

"Rei morto, rei posto". Salvo seja.

O coroado Hugo Lourenço ("Caleta") - de saída para o Murches - dará lugar a Luís Duarte que, para além da equipa "B" do Benfica, depois de uma temporada sem que as medidas de controlo da pandemia o permitissem, esperará competir também em Sub-19.

Luís Duarte deixou o Paço de Arcos na inacabada temporada de 2019/20, depois de três anos à frente da equipa principal do emblema da Linha. Mas o seu legado no Hóquei em Patins está indelevelmente ligado à formação e, em particular, aos juniores (antes Sub-20, agora Sub-19).

O treinador que agora conta 50 anos notabilizou-se na sua primeira passagem pelo Paço de Arcos, onde chegou em 1998. Conquistou o campeonato nacional de juvenis (1999) e de juniores (2001 e 2002) e a meio da temporada 2002/03 assumiu uma equipa principal pautada pela juventude e com jogadores que tinha orientado na formação. Como Valter Neves, que pendura este ano os patins para passar a "team manager" da equipa principal do Benfica que capitaneava há largos anos.

Deixaria o Paço de Arcos em 2005 e treinou Alverca e Parede antes de abraçar o projecto maior da selecção nacional de Sub-20. Apesar da inevitável mudança de jogadores, entre 2010 e 2017 Luís Duarte só falhou a conquista de um Mundial, em 2011. Conquistou o Campeonato da Europa em 2010, 2012, 2014 e 2016 e o Campeonato do Mundo em 2013, 2015 e 2017, despedindo-se após os World Roller Games de Nanjing - para regressar ao Paço de Arcos - com seis grandes títulos consecutivos. E, depois disso, Portugal não voltaria a vencer um título jovem...

Com um grupo praticamente comum, a equipa de Sub-19 e a equipa "B" do Benfica serão o "habitat" para o lançamento de jogadores de reconhecido potencial para o palco sénior e a missão de Luís Duarte será a de transformar promessas (já sólidas) em certezas num futuro próximo, sem descurar a responsabilidade de lutar por títulos.

Antes de assumir novas funções, desde esta segunda-feira, 19 de Julho, e até 6 de Agosto, Luís Duarte promove a 20ª edição das suas Clínicas de Verão que se realizam desde 2001. Com interrupção em 2020 devido à pandemia, 2021 acaba por ser assim um triplo regresso para o ex-seleccionador nacional: às Clínicas, ao banco e ao escalão júnior (agora para potenciar também entre os seniores) em que tantos títulos logrou.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia