«Boas lembranças da ilusão e da paixão com que se joga»
Foram várias as caras conhecidas que passaram pela Eurockey Cup, como Pol Manrubia, da equipa principal do Benfica, que participou em duas edições de Sub-17.
A Eurockey Cup, mesmo no escalão de Sub-15, tem um nível competitivo invejável e é um deleite para os apaixonados da modalidade. Não se estranhará assim a presença de figuras que, nos seus "tempos livres", asseguram algumas horas para espreitarem os craques do amanhã. Como Quim Pauls, ex-seleccionador espanhol, Sergi Fernandez, guarda-redes do Barcelona, ou Pol Manrubia.
Pol Manrubia tem apenas 21 anos e, não há muito tempo, disputava ele próprio a Eurockey Cup de Sub-17. Pelo Barcelona, esteve nas competições de Sub-17 em 2014, terminando em 3º numa edição ganha pelo Braga, e foi finalista vencido em 2015, perdendo numa épica partida decisiva com o Manlleu por 3-2, com o derradeiro tento, em cima do apito final, a deixar o jovem Pol em lágrimas.
Pese as lágrimas e os dois desfechos sem título, Pol guarda boas recordações das suas participações na Eurockey Cup, sublinhando - já em "bom" português - as "muitas boas lembranças da ilusão e da paixão com que se joga" e a "importância de conviver com outras realidades".
Mesmo que os protagonistas de agora sejam ainda muito jovens (Sub-15), o reforço encarnado já destacava nas meias-finais a qualidade da equipa do Benfica (que viria a conquistar a prova) e vinca a certeza que há largo futuro na modalidade para muitos dos promissores atletas que se apresentaram em Blanes e Lloret.
Volvidos uns anos sobre as participações na Eurockey Cup, e depois de ter representado Vic e Voltregà já na OK Liga apesar da sua tenra idade, Manrubia "explodiu" na primeira fase da pretérita edição da Liga Europeia ao serviço do Noia e despertou a cobiça dos eternos rivais de Lisboa. Decidiu-se pelo Benfica, tendo pesado na escolha o nome de Alejandro Dominguez.
Mas, entretanto, Dominguez "partiu" e, para além de Nuno Resende, chegou o consagrado Pablo Alvarez a "roubar" espaço na limitação de estrangeiros em vigor para esta temporada. E, aos 21 anos, Pol ainda procura a sua afirmação definitiva.
Alternando por regra com Sergi Aragonès como o "não seleccionável" que fica na bancada (só em Oliveira de Azeméis jogaram Pol e Sergi, ficando Edu Lamas de fora), Pol esteve em cinco das oito partidas realizadas pelas águias para o Campeonato Nacional da I Divisão, mas sempre com poucos minutos de jogo.
Segunda-feira, 8 de Novembro de 2021, 17h03