Última vaga na 'Copa' é para o Alcoi
Com a derrota do Voltregà em Reus e uma retumbante vitória sobre o Girona, o Alcoi, esta época regressado à OK Liga, garantiu a última vaga para a Taça do Rei. Junta-se a Barcelona, Liceo, Lleida, Reus, Noia, Calafell e Caldes.
À entrada para a derradeira jornada da primeira volta, eram quatro os candidatos a uma última vaga para a Taça do Rei, grande festa do Hóquei em Patins espanhol e apontada para 24 a 27 de Fevereiro.
Alcobendas, Noia, Barcelona e Calafell viram os seus jogos adiados por casos positivos do malfadado coronavírus, mas, se Alcobendas estava definitivamente afastado, Noia, Barcelona e Calafell já tinham assegurado lugar na "Copa".
Barcelona, Liceo e Lleida já tinham mesmo lugares de cabeça-de-série garantidos, juntando-se agora o Reus, mas à condição, dado que o jogo em atraso do Noia pode valer, em caso de vitória, a recuperação desse estatuto aos homens de Pere Varias. Também à espreita desse precioso lugar, está o Calafell, mas, dependendo de terceiros, ainda teria de golear no Palau Blaugrana...
Voltregà perde lugar
Nesta última ronda da primeira volta, o Reus recebeu e venceu o Voltregà, antes 8º, por 5-4, colocando em risco o lugar dos azuis-e-brancos entre os qualificados para a Taça. E a vitória do Alcoi - e, se não fosse esta, seria a vitória do Igualada... - confirmaria a perda do lugar.
A tentar procurar garantir a tal vaga, o Voltregà até entrou melhor, com Arnau Canal e Eric Vargas a marcarem para uma vantagem de dois golos. Mas o Reus igualou ainda na primeira parte, pelo jovem Ferran Gimènez e Marc Julià, e virou o marcador aos cinco minutos da segunda, com Julià a bisar. Joan Salvat ampliou para 4-2.
O Voltregà foi atrás do resultado e logrou a igualdade a seis minutos do fim, depois de golos de Aleix Molas e Humbert Serra, mas, um minuto volvido, David Gelmà colocava de novo - e definitivamente - o Reus na frente.
Alheia à luta por um lugar na "Copa", a jornada só teve uma vitória fora, do Lleida em Caldes, por 3-5. A equipa de Albert Folguera reforça o 3º lugar.
Vaga para o Alcoi
À espreita de um deslize do Voltregà, estavam Alcoi, Igualada e Manlleu, candidatos por esta ordem. E o Alcoi, pese estar apenas este ano de regresso à OK Liga, nem alimentou ponta de esperança aos restantes.
Na recepção ao Girona, o Alcoi só marcou aos 10 minutos, mas foi demolidor e chegou ao intervalo a vencer por 4-0. Confirmaria o seu triunfo na etapa complementar, já com o técnico gironino Ramon Benito expulso, com mais três golos. Ferran Formatje foi o mais certeiro, com três golos, num jogo em que Gonzalo Pérez (irmão do leonino Toni) também marcou.
Já sem impacto na luta pelos oito primeiros lugares face ao triunfo o Alcoi, o Igualada venceu o Palafrugell, lanterna-vermelha, por 4-2, e o Manlleu regressou à Catalunha derrotado na Corunha pelo Liceo por pesados 9-3, num jogo em que "Dava" Torres foi indiscutível figura. O capitão do Liceo apontou cinco golos, quatro deles na segunda parte depois de, ao intervalo, se registar um tangencial 2-1.
Na Taça do Rei estarão assim Barcelona, Liceo, Lleida, Reus, Noia, Calafell, Caldes e Alcoi.
13ª jornada
• Liceo 9-3 Manlleu • 8.Jan
• Caldes 3-5 Lleida • 8.Jan
• Alcoi 7-0 Girona • 8.Jan
• Reus 5-4 Voltregà • 8.Jan
• Igualada 4-2 Palafrugell • 8.Jan
• Alcobendas vs. Noia • adiado
• Barcelona vs. Calafell • adiado
Classificação
1º Barcelona* (36 pontos), 2º Liceo (32), 3º Lleida (27), 5º Reus (23), 4º Noia* (22), 6º Calafell* (20), 7º Caldes (16), 8º Alcoi (15), 9º Igualada (14), 10º Voltregà (13), 11º Manlleu (10), 12º Girona (8), 13º Alcobendas** (7), 14º Palafrugell* (6)
*menos um jogo, **menos dois jogos
Domingo, 9 de Janeiro de 2022, 11h18