Uma Final Four preocupada com os 'Clubes' (todos os cinco)

A FPP confirmou em comunicado que a mudança de datas da decisão da Taça de Portugal, numa inédita sexta e sábado em 24 edições de Final Four, se deve à preocupação com a participação dos 'Clubes' num torneio amistoso. Justifica-se?

Uma Final Four preocupada com os 'Clubes' (todos os cinco)

Louve-se a transparência (condenando-se a ingenuidade) ou, simplesmente, gabe-se a ostentação da falta de decoro.

No seu Comunicado 7 de 2022, datado de 18 de Fevereiro, a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) anunciava que a Final Four se realizaria em Paredes, a 8 e 9 de Abril. Inusitadamente, antecipava-se o calendário original um dia, para a realização numa sexta-feira e sábado, algo que nunca acontecera desde que a decisão concentra meias-finais e final em dia consecutivo. Desde 1997. Há 25 anos.

Especulou-se que tal poderia estar relacionado com a participação de Benfica, Oliveirense, Óquei de Barcelos, Porto e Sporting - chamemos-lhe, como a FPP, "os Clubes" - na Golden Cup, um torneio oficioso e amistoso (passe a redundância) que se realiza na Corunha de 11 a 17 de Abril. Um torneio amistoso como tantos outros que, por exemplo, na pré-época se realizam um pouco por todo o Portugal.

Secretamente, a bem da dignidade federativa, esperava-se que o motivo fosse mais nobre. Mas não.

É apanágio da Federação de Patinagem de Portugal (FPP) trabalhar, em conjunto com os Clubes, de forma a garantir que estes consigam participar em todas as competições nas quais estão em competição, em cada época desportiva.

No planeamento inicial da época 2021/22, a Final Four da Taça de Portugal estava agendada para os dias 9 e 10 de abril (sábado e domingo).

Perante a manifestação de preocupação dos Clubes, face à realização da Golden Cup de 11 a 17 de abril, com a viagem para participarem na referida competição, em Espanha, a FPP procedeu a um ajuste no planeamento inicial da época.

Proféticos 40 dias depois de ter anunciado a mudança de datas, a FPP, quiçá para acalmar alguma indignação com jogos à sexta-feira, torna público o motivo da alteração das datas. Mais valia, como é apanágio em inúmeras situações, ter mantido o silêncio. Mas, numa semana em que os limites do humor estão na ordem do dia, a FPP quis dar um ar da sua graça.

Alega a FPP que respondeu à preocupação dos "Clubes" e, de facto, olhando para o calendário oficial de competições, a mudança de data - para outro fim-de-semana - justificava-se, porque Juventude de Viana, Tomar e Valongo ainda estavam em prova nas oficiais competições europeias e dia 9 é data europeia. Mas o dia 9 manteve-se de Taça de Portugal. Os "Clubes" são outros.

Atente-se que, à data do Comunicado 7, ainda nenhum dos "Clubes" estava apurado para a Final Four. Mais, ainda nem sequer nenhum dos "Clubes" tinha garantido apuramento para os quartos-de-final. O anúncio da nova data não era condicional e poderia acontecer que nenhum dos "Clubes" chegasse à Final Four. Já a data europeia, que justificaria a mudança, estava, há muito, confirmada e não foi tida em conta.

É demasiado pernicioso assumir que a FPP já sabia de antemão, antes dos oitavos-de-final e antes do sorteio dos quartos-de-final, que os "Clubes" estariam na Final Four da Taça de Portugal. Ou que os "outros", que até têm compromissos oficiais europeus, não estariam.

Por outro lado, se a preocupação dos "Clubes" era um dia para a viagem, porque não foi planeada a Golden Cup - oficiosa e amistosa pese a FPP se referir a ela como "competição" - para um dia mais tarde em vez de se pedir a antecipação da oficial Taça de Portugal? Não era viável? Claro que era, até porque, no seu planeamento inicial, a oficiosa e amistosa Golden Cup considerava a hipótese de ter um dia de descanso a meio. São três dias para a fase de grupos e depois "quartos", "meias" e final. Não hipotecando em nada o bom momento de promoção de Hóquei em Patins que será, esta oficiosa e amistosa Golden Cup - já sem Forte, porque (naturalmente) a federação italiana não cedeu no seu planeamento - era perfeitamente fazível de terça a domingo.

Abre-se a porta a que o calendário oficial seja ajustado em função de outros torneios oficiosos e amistosos? Claro que não. Os "outros", os que vão ornamentando competições na verdadeira acepção do termo como a oficial Taça de Portugal, terão de continuar a planear esses em função do calendário oficial e não o contrário.

Parafraseando a propaganda, "está tudo ok". Pelo menos, para os "Clubes", todos os cinco que se contam por uma mão, estará.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Óquei de Barcelos vence em Viana e iguala líder

Óquei de Barcelos vence em Viana e iguala líder

O Óquei de Barcelos venceu na pista da Juventude de Viana por 2-4 e igualou pontualmente o líder Porto. A quatro jornadas do fim da fase regular, os dragões seguram a liderança na diferença global entre golos marcados e sofridos.