Tomar vence ensaio para a Liga Europeia

Um mês antes de se defrontarem para a mais importante prova europeia de clubes, Tomar e Valongo defrontaram-se para o Campeonato. Os tomarenses levaram a melhor, por 4-2, e carimbam a presença no play-off.

Tomar vence ensaio para a Liga Europeia

A um mês do encontro marcado na Final Four da mais importante prova europeia (e mundial) de clubes, Tomar e Valongo defrontaram-se esta sexta-feira na Cidade Templária, em jogo em atraso da 21ª jornada.

O jogo na primeira volta fora claramente dominado pela equipa orientada por Edo Bosch, naquela que foi - reconhecido por Nuno Lopes - uma das piores (quiçá mesmo a pior...) exibições dos tomarenses na presente edição do Campeonato Nacional. O jogo desta 21ª jornada seria bem diferente desse que culminou com um triunfo por 5-1 dos valonguenses.

As circunstâncias também mudaram.

Apurados para a Final Four da Liga Europeia, Valongo já tinha os dois pés no play-off e Tomar um. Um triunfo garantia a presença, pelo segundo ano consecutivo, dos tomarenses na decisão do título nacional. E não se fizeram rogados.

Ainda nos primeiros cinco minutos, Tomás Moreira e Nuno Santos viram azul, valendo Francisco Veludo a segurar o nulo num livre directo de Facundo Navarro. Nulo que, num duelo equilibrado, perduraria até sete minutos do intervalo, quando Tomás Moreira abriu o activo com o único tento da primeira parte.

Vitória do Tomar vale certeza matemática de presença no play-off. Valongo perde depois de ter vencido Porto e Óquei de Barcelos.

A abrir a segunda, o jogador que representou os valonguenses nos escalões de formação bisou aos cinco minutos, para uma vantagem preciosa que a equipa de Nuno Lopes saberia gerir.

Veludo voltou a parar um livre directo, de Facundo Bridge, mas não evitou que Rafael Bessa reduzisse já nos 10 minutos finais. A resposta foi pronta, com Caio a marcar um minuto volvido, mas Navarro relançou a partida a seis minutos do apito final, com o segundo valonguense.

O grupo dirigido por Edo Bosch procurou o empate, deixando a certeza de um grande embate para a Liga Europeia. No entanto, Lucas Honório - campeão da Europa de Sub-19 em título como Gonçalo Bento, um dos guarda-redes valonguenses - daria o golpe fatal, rápido a reagir depois de uma primeira defesa de Bernardo Mendes, com o 4-2 a dois minutos do fim.

O Tomar passa a somar 36 pontos, aproximando-se dos 39 do Valongo, e tem ainda um jogo em atraso, em Braga, para cumprir apenas a 27 de Abril.

Os bracarenses estão na luta pela última vaga no play-off, com vantagem sobre o Paço de Arcos. Quando há três jornadas para cumprir, a equipa de Tó Neves tem 32 pontos (e o tal jogo a menos) contra 25 da equipa de André Luís que, no entanto, tem alcançado o primordial objectivo de manutenção da temporada.

Classificação

1º Porto (55 pontos), 2º Sporting (53), 3º Benfica (50), 4º Oliveirense (50), 5º Óquei de Barcelos (49), 6º Valongo (39), 7º Tomar* (36), 8º Braga* (32), 9º Paço de Arcos (25), 10º Juventude de Viana (20), 11º Sanjoanense (16), 12º Parede (15), 13º Marinhense (13), 14º Turquel (12)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Oliveirense multada pelo comportamento dos adeptos

Oliveirense multada pelo comportamento dos adeptos

Uma semana volvida sobre a publicação da decisão - e ilibação - nos desacatos com o Óquei de Barcelos, o Conselho de Disciplina multa a Oliveirense pelo comportamento dos adeptos no jogo frente à Juventude de Viana.

Fim-de-semana de Coppa Italia

Fim-de-semana de Coppa Italia

Disputa-se este fim-de-semana a Final Four da Taça de Itália. Sarzana, Lodi, Forte e o Follonica do português Sérgio Silva estão na corrida à Coppa, segundo troféu transalpino oficial da temporada.