Óquei de Barcelos e Benfica confirmam protestos

Cumprindo 'promessas', Óquei de Barcelos e Benfica confirmaram protestos. As águias anunciaram o protesto da final da Taça no dia em que o Porto entregou o troféu no Museu, e levaram com 'indirectas'.

Óquei de Barcelos e Benfica confirmam protestos

São os dois casos "além tabelas" mais recentes do Hóquei em Patins português, com Óquei de Barcelos e Benfica a cumprirem as "ameaças" de contestação feitas.

Os barcelenses foram punidos com derrota por 10-0 no jogo da primeira volta - que não terminou - em Oliveira de Azeméis e deu entrada, a 14 de Abril, de pedido no Tribunal Arbitral do Desporto contestando o "acórdão proferido em 2022-04-04 pelo Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem no âmbito do processo n.º PD012/2122-FB".

O pedido de arbitragem não foi, ao que foi possível apurar, acompanhado de pedido de providência cautelar, não devendo assim haver qualquer efeito suspensivo do Campeonato Nacional.

Esta quarta-feira, o Benfica confirmou em comunicado a formalização do protesto apresentado na final da Taça de Portugal, frente ao Porto, referindo "um erro de direito gravíssimo no primeiro golo" que não especifica. A partida, que o Benfica pede que seja repetida, redundou num triunfo dos dragões por 5-1 e o protesto do jogo realizado no dia 9 teve de ser confirmado no prazo de 72 horas.

O Sport Lisboa e Benfica informa que foi formalizado, dentro dos prazos previstos, junto do Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal, o protesto referente ao jogo da final da Taça de Portugal de hóquei em patins, realizado no passado dia 9 de abril, em Paredes.

Os argumentos apresentados pelo SL Benfica, suportados pelas imagens da transmissão televisiva da partida frente ao FC Porto, comprovam ter existido um erro de direito gravíssimo no primeiro golo. Um erro que não pode ser tolerado e que justifica a repetição do jogo.

O Sport Lisboa e Benfica, que há mais de 100 anos compete apaixonada e ininterruptamente na modalidade, aguarda por uma decisão célere do processo, convicto da total razão que lhe assiste, em defesa intransigente da verdade desportiva, da credibilidade do hóquei em patins em Portugal e do respeito pelos adeptos.

A demora no anúncio da formalização do protesto, fez o mesmo coincidir com a entrega da Taça de Portugal, pelo Porto, no seu Museu.

Taça de Portugal já está no Museu

Alheia ao protesto encarnado, a equipa do Porto entregou a Taça de Portugal - a 18ª do seu historial - a Pinto da Costa no Museu do clube.

Na cerimónia, bem distante das felicitações endereçadas pelas equipas espanholas ao Benfica pela conquista da Golden Cup, o presidente azul-e-branco foi sarcástico.

"Fico muito feliz por ver a forma como vocês atuam, este ano está a ser fantástico: fomos Campeões do Mundo, vencendo a Intercontinental, embora agora tenham descoberto que uma taça de amigos na Corunha é a mais importante do mundo, deve ser porque lá há muito marisco e muita cerveja", referiu, merecendo reparo que o título de Campeão do Mundo, regulamentarmente, conforme o HóqueiPT explicou aqui, é apenas para quem vence o Campeonato do Mundo de selecções.

Também Ricardo Ares, por omissão, deu "bicada" na conquista oficiosa das águias. "Este ano, apesar de não termos conseguido conquistar a Elite Cup, vencemos as duas taças oficiais", afirmou, aludindo à Taça Intercontinental e Taça de Portugal. Mas, o correcto seria "duas das" Taças oficiais, dado que a Elite Cup também já é oficial e sendo que o Porto pouco fez para reverter a decisão europeia de o excluir da disputa da Taça Continental, em que, regulamentarmente, tinha direito a participar.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
'Copas' com jogos definidos

'Copas' com jogos definidos

Os jogos das Taça do Rei e Taça da Rainha foram esta quarta-feira sorteados. As provas serão disputadas entre 5 e 8 de Maio no Onze de Setembre, em Lleida.

Últimos cartuchos pela manutenção

Últimos cartuchos pela manutenção

O campeonato regressa para as derradeiras três jornadas da fase regular. Numa luta pela manutenção a cinco, a Juventude de Viana pode já garantir a manutenção e o Turquel pode ficar já matematicamente 'condenado'.