Xano (e) Edo

Volvidos 24 anos, a CERS é agora WSE e Edo Bosch, então guarda-redes do Noia, é treinador. E pai de um desafiante Xano que conquista o troféu pelo Calafell antes do regresso a Portugal, para o Valongo.

Xano (e) Edo

Em 1998, o Noia conquistava a primeira Taça CERS da sua história em Paço de Arcos. Na decisão, ainda a duas mãos, a equipa de Sant Sadurní vencera em casa por 5-2 e garantiu a conquista, apesar da derrota na segunda mão por 4-2.

Na baliza do Noia despontava, com 22 anos, Juan Edo. Ou Edo Bosch como ficaria conhecido no Hóquei em Patins português. "Reza a lenda" que foi ali mesmo, em Paço de Arcos, que o Porto selou um acordo que perduraria 18 anos.

Volvidos 24 anos, a Taça CERS até já tem novo nome. Mas o apelido do guarda-redes vencedor é o mesmo.

Alejandro Edo, "Xano", é o dono da baliza de um Calafell na sua melhor época de sempre e o jovem guardião vai desafiando os registos do pai. Em 2015, após a conquista do Campeonato da Europa de Sub-17, provocava o pai com a internacionalização e um título aos 14 anos... quando o pai só o conseguira aos 15. Agora, Xano conquista um título europeu de clubes aos 20 (completa 21 em Julho), quando Juan Ignacio só o logrou aos 22...

Da exibição de Xano na final, Juan pouco viu. É que os nervos levam o agora técnico a ter de deixar a bancada, o que pode ser um grande problema na próxima temporada. O jovem guarda-redes vai regressar a Portugal, para o Valongo que o pai orienta.

Internacional por Portugal, Xano tem entre os postes o talento do pai catalão. Mas a tranquilidade da mãe portuguesa. Começou no Infante Sagres e rumou ao Porto em 2015. Em 2017, "saltou" para a formação do Barcelona, estreando-se mesmo na equipa principal na OK Liga e na Liga Europeia.

Em busca de consolidação e crescimento nos grandes palcos, foi cedido pelos blaugrana ao Calafell em 2020 e completará duas temporadas com muitos minutos no principal campeonato espanhol.

Em Valongo, colmatará a saída de Bernardo Mendes para o Benfica e procurará - se esta Taça WSE não o garantir já - a definitiva afirmação como sénior.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny