«Anúncio ainda com mais antecedência»

Orlando Panza, 'chairman' da WSE-RH, preconiza o anúncio antecipado (e ainda com mais antecedência) dos locais da Final Four. Terá sido a Final Four da Taça WSE um caso de sucesso?

«Anúncio ainda com mais antecedência»

Em Paredes, Orlando Panza "presidiu" pela primeira vez à organização de uma Final Four europeia, depois de ter tomado posse como "chairman" do comité-técnico europeu em Janeiro último.

Num modelo que o dirigente português preconiza, o Comité-Técnico europeu (WSE-RH) antecipou o anúncio do local da Final Four da Taça WSE e, com o afastamento da Juventude de Viana nos quartos-de-final, a decisão da prova, em Paredes, não teve qualquer equipa do país anfitrião.

Para Orlando Panza, o caso de Paredes foi um sucesso, num balanço "altamente positivo", quer organizativo, quer desportivo - "com jogos equilibrados e emotivos" - e o modelo de anúncio antecipado é para aplicar no futuro e deseja que aconteça ainda com mais antecedência, permitindo a todos os intervenientes preparar os momentos de decisão com mais tempo. Tal, apesar de procurar ser indiferente aos finalistas, não significará só por si levar as decisões a palcos menos comuns. Segundo Panza, haverá novidades em breve.

Nesta primeira organização alheia aos participantes, repartida entre World Skate Europe e Câmara Municipal de Paredes, notou-se claramente falta de divulgação a várias escalas a partir do "epicentro" do Multiusos.

A nível de público, a distância era um entrave natural. Paredes dista, por estrada, cerca de 900 km de Lleida (o mais próximo) e mais de 2100 km de Valdagno (o mais distante). Sendo os semifinalistas definidos a 9 de Abril, a compra de vôos a 14 dias do evento também não seria para qualquer bolso...

Acessível era o preço dos bilhetes - a três euros por jogo (compare-se com os 15 euros do final da Taça de Portugal...) - mas o anúncio das condições de venda tardou. Não foi divulgado pela World Skate Europe e vários adeptos queixavam-se de um "ping pong" entre o organismo desportivo e a edilidade local, sendo finalmente conhecida a venda dos bilhetes a dois dias das meias-finais, no site camarário. Que, certamente, não será o mais visitado pelos adeptos da modalidade...

Para uma competição europeia, estranhou-se a falta de venda de bilhetes online, que aconteceu, por exemplo, para a Taça de Portugal, e o cenário nas bancadas nas meias-finais foi desolador. Valeu a animação das falanges de apoio de Follonica e Calafell, que tiveram como prémio a presença na final.

Saindo do perímetro do pavilhão, faltou divulgação local. Negócios locais, mesmo com responsáveis ligados à modalidade, queixavam-se de não ter sabido do evento. E de não haver anúncios nas proximidades, quando a zona do pavilhão até é uma zona de escolas, de passagem diária de inúmeras pessoas em geral e de adeptos do desporto e da modalidade em particular.

Ficaria também a faltar presença e eco dos principais órgãos de comunicação social, nomeadamente portugueses. Mesmo sabendo-se que a ausência dos "açambarcadores" do futebol condiciona as decisões editoriais dos diários A Bola, O Jogo e Record, a ausência destes e o eco que deram a esta decisão europeia foi confrangedora.

Responsabilidade dos próprios? Sem dúvida. Responsabilidade também da organização? Indubitavelmente.

Este fim-de-semana, realiza-se a Final Four da Taça da Liga Feminina, num paradigma diferente, com uma das equipas - e, consequentemente, a comunidade - fortemente envolvida, não dando para considerações adicionais. Já a Final Four de Torres Novas, com a organização novamente assumida pela World Skate Europe, em parceria com a edilidade local, volta a ser um teste ao "modelo", que pode ser beneficiado com a presença de duas equipas portuguesas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Quero chegar ao campeonato português, mas não tenho isso como obsessão»

«Quero chegar ao campeonato português, mas não tenho isso como obsessão»

O Follonica de Sérgio Silva caiu, por margem tangencial, na final da Taça WSE. No entanto, a presença na decisão não deixa de ser prova do excelente trabalho que o português tem realizado como treinador.

São lutas e lutas...

São lutas e lutas...

Há múltiplas lutas na tabela classificativa e, na penúltima jornada, muito pode ficar decidido. Ou não. À partida, em caso de vitória e sem olhar para outros, apenas o Paço de Arcos pode garantir o seu lugar final.

Os árbitros das decisões europeias

Os árbitros das decisões europeias

Com antecipação, a WSE-RH anunciou os árbitros para as três Final Four. Na Taça WSE houve três portugueses e na Taça da Liga Feminina estará Sílvia Coelho, mas a Liga Europeia será com 'apitos' espanhóis.