Próxima Liga Europeia para quantos?

Na indefinição das competições europeias para a próxima temporada, vão-se fazendo contas às vagas. Nas habituais quatro de Portugal para a Liga Europeia, a Oliveirense está fora e Benfica e Valongo jogam para se juntarem a Porto, Sporting e Óquei de Barcelos.

Próxima Liga Europeia para quantos?

Haverá uma base de entendimento entre a EHCA - a Associação Europeia de Clubes, com os 12 contestatários clubes associados - e a mundial World Skate e a europeia World Skate Europe para um novo modelo (ou critério de acesso) de Liga Europeia . Mas, enquanto não há certezas, as contas para as vagas, nomeadamente da Liga Europeia, a mais importante prova de clubes, são feitas com base nos critérios que têm vingado nos últimos anos.

Por exemplo, o Lleida lamentou em Espanha o afastamento esta terça-feira nos quartos-de-final da OK Liga, dando como gorada a hipótese de, pela primeira vez, disputar a Liga Europeia. O que implicitamente confirmaria as quatro vagas habitualmente atribuídas ao país vizinho. E em Itália já foi lançado o regulamento de competições para 2022/23, com os critérios de qualificação para as competições europeias de 2023/24 (não a próxima temporada, mas a seguinte) em aberto. "Os critérios de qualificação para as Taças da Europa de 2023-2024 serão objeto de um comunicado de imprensa específico após a World Skate Europe tomar as suas decisões sobre o assunto", pode ler-se.

Enquanto não há comunicado europeu, o formato das provas europeias, e particularmente da Liga Europeia, assume-se o que foi disputado desde 2012, com 16 equipas, sendo as vagas distribuídas segundo o ranking europeu dos respectivos países.

Direito desportivo

Para a presente temporada, a possibilidade de presença na Liga Europeia de Oliveirense e Noia - associados da EHCA, mas sem terem ganho nos seus países o direito desportivo à participação - foi mesmo um dos pontos de clivagem no último agitado defeso, que culminou com todas as 12 equipas da EHCA - que ainda não é reconhecida pelas instâncias internacionais - a abdicarem da participação nas competições europeias.

Para as habituais vagas, já há várias equipas com direito adquirido nos três grandes campeonatos.

Em Espanha, com as normas vigentes, as quatro vagas da Liga Europeia são para o vencedor da OK Liga, vencedor da Taça do Rei e as restantes dadas pela classificação final da OK Liga. O Barcelona garantiu logo uma das vagas com a vitória na Taça do Rei e, estando nas meias-finais da OK Liga, Liceo, Noia e Reus, os outros semifinalistas, também garantem uma vaga, independentemente de quem venha a ser campeão.

Já fora do direito desportivo a uma vaga, ficou o Caldes, associado da EHCA que, afastado nos quartos-de-final, não foi além de um 8º lugar na primeira fase, atrás de Lleida, Calafell e Alcoi.

Dos 12 associados da EHCA, sete (Barcelona, Liceo, Noia, Reus, Porto, Sporting, Óquei de Barcelos) já garantiram direito desportivo à Liga Europeia, Saint-Omer (líder em França), Benfica e Forte ainda procuram garantir lugar, mas Oliveirense e Caldes ficaram fora das vagas habituais.

Itália costuma ter direito a três vagas. Duas são para o campeão e o vencedor da fase regular e as restantes dadas pela classificação da fase regular.

O Trissino garantiu logo uma das vagas com a vitória na fase regular, sendo que também defenderá o título europeu (o que só por si lhe valeria uma vaga). O 2º na fase regular, o Lodi, também já tem vaga assegurada.

Se à semelhança de anos anteriores, a Itália conseguir uma quarta vaga (por exemplo, por o campeão inglês abdicar), Follonica e Forte também terão o passaporte para a principal prova europeia. Caso só haja três vagas, será garantida pelo campeão Follonica ou pelo campeão Forte, ou, caso o campeão seja Trissino ou Lodi, será para o 3º da fase regular... o Follonica.

Demasiados "galos" para os "poleiros" de Portugal

Em Portugal, e dado que não houve campeão europeu português, só a classificação final conta. "O critério de escolha é a ordem classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão anterior, de acordo com as quotas atribuídas à FPP", pode ler-se no regulamento.

Isto é, nas habituais quatro vagas, estas são para os quatro primeiros. E, com o play-off em vigor, esses serão os semifinalistas.

Porto, Sporting e Óquei de Barcelos já têm lugar garantido. A Oliveirense, afastada pelos barcelenses, volta a ficar fora, como na pretérita temporada, dos lugares de direito desportivo. Pendente está - nas quotas que estavam em vigor - apenas uma vaga, a decidir no duelo directo entre Benfica e Valongo, na "negra" dos quartos-de-final. Quem vencer esta quarta-feira, tem o Sporting à espera nas meias-finais e um bilhete para a próxima edição - segundo o critério oficial e público - da Liga Europeia.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Noia e Reus fazem valer 'factor casa' e estão nas meias-finais

Noia e Reus fazem valer 'factor casa' e estão nas meias-finais

Pesou o 'factor casa' nas duas 'negras' dos quartos-de-final da OK Liga. Noia e Reus estão nas meias-finais depois de vencerem, respectivamente, Calafell (nas grandes penalidades) e Lleida.

«Sabíamos perfeitamente das dificuldades que tínhamos»

«Sabíamos perfeitamente das dificuldades que tínhamos»

Colocado em confronto com o Porto nos quartos-de-final, o Tomar 'caiu' ao segundo jogo. Mas, para o treinador Nuno Lopes, a época, que teve muito mais em jogo do que o campeonato, acaba por ser positiva.