O direito conquistado às vagas europeias

Sem desistências, estão definidos os apurados dos 'três históricos' na nova 'Champions'. Porto, Benfica e Sporting entram na fase de grupos, Óquei de Barcelos e Oliveirense na 2ª eliminatória e Valongo e Braga na 1ª.

O direito conquistado às vagas europeias

Conhecidos os modelos para 2022/23 das competições europeias, é possível projectar quem ocupará as vagas preconizadas para um planeamento que será exigente. Recorde-se que esta temporada os campeonatos serão interrompidos em Outubro e Novembro para a participação no Campeonato do Mundo na Argentina e que o Campeonato da Europa de 2023 não deixará alongar muito as provas nacionais.

Eventuais desistências de equipas de outros países, podem levar a mais vagas para equipas portuguesas na Liga dos Campeões.

Segundo o direito desportivo adquirido, salvaguardando eventuais não participações e assumindo-se que os clubes da Associação Europeia de Clubes (EHCA) não voltam a boicotar as provas europeias, os apurados estão já conhecidos.

Liga dos Campeões - Fase de grupos

Na Liga dos Campeões, há acesso directo à fase de grupos para oito equipas, cujas vagas são atribuídas segundo os critérios nacionais. De Portugal entrarão os três primeiros da classificação final que, já se sabe, serão Porto, Benfica e Sporting. De Espanha entram o campeão Liceo e o vencedor da Taça do Rei, Barcelona, ao passo que de Itália estarão o campeão da Serie A1, Trissino (que defenderá o título conquistado na Liga Europeia) e o vencedor da Taça de Itália, Sarzana.

A outra vaga de acesso directo à fase de grupos é para o campeão francês, o Saint-Omer.

Liga dos Campeões - Segunda fase de qualificação

Previamente à fase de grupos há duas fases de qualificação. Na segunda, a que antecede imediatamente a fase de grupos, entrarão - cingindo-nos aos três grandes campeonatos - os portugueses Óquei de Barcelos e Oliveirense, os espanhóis Noia e Reus e os italianos Lodi e Follonica.

Liga dos Campeões - Primeira fase de qualificação

Com entrada para a primeira fase de qualificação, e em busca de apuramento para a segunda, estarão Valongo e Braga de Portugal, Lleida, Calafell e Alcoi de Espanha e Forte, Bassano e Valdagno de Itália.

Taça WSE - 1ª fase de qualificação

Também apurados para as competições europeias, mas para a secundária Taça WSE estarão Tomar e Juventude de Viana, Caldes e Voltregà (vencedor do "play-off" com o Igualada para determinação do 9º lugar na OK Liga) e Grosseto e Vercelli.

Estas equipas estarão à espreita de eventuais desistências entre as possíveis 34 equipas da Liga dos Campeões para ocuparem vagas na principal prova europeia de clubes.

Liga Europeia Feminina

Na Liga Europeia, entre as 16 vagas pré-definidas, há oito para as equipas ibéricas. As cinco de Espanha são para Palau (campeão europeu em título), Gijón, Vila-Sana, Manlleu e Cerdanyola, ao passo que em Portugal o direito desportivo à participação foi conquistado por Benfica, Sporting e Académico da Feira.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Promessa argentina na Juventude de Viana

Promessa argentina na Juventude de Viana

A Juventude de Viana garantiu o concurso de Nahuel Castro, promessa argentina do Liceo. Internacional jovem pela albiceleste, 'Nanu' brilhou no Mundial de Sub-19 em 2019 e este ano contribuiu para o título de 'los verdes' na OK Liga.

Vem aí a 'Champions', na reformulação das competições europeias

Vem aí a 'Champions', na reformulação das competições europeias

Há novo nome para as principais competições europeias e novos modelos, com uma Liga dos Campeões com duas fases de qualificação. Na principal prova europeia 'cabem' agora 34 equipas, sete delas de Portugal.

Palau 'bi' na Europa... e em Espanha

Palau 'bi' na Europa... e em Espanha

O Palau revalidou o título espanhol depois de ter revalidado o título europeu, num feito inédito no Hóquei em Patins feminino. Venceram na final da OK Liga o Gijón em dois jogos, por 2-1 e 3-5.