Tiago Rafael 'pendura' patins e será adjunto no Benfica

Com despedida anunciada das pistas aos 38 anos, Tiago Rafael representará pela terceira vez, na próxima temporada, o Benfica. Será adjunto de Nuno Resende.

Tiago Rafael 'pendura' patins e será adjunto no Benfica

Não foi a despedida desejada. Tiago Rafael pendurou os patins aos 38 anos com a descida do Turquel à II Divisão. Agora, inicia-se uma nova fase na vida do internacional português, com uma terceira ligação ao Benfica. Será adjunto de Nuno Resende.

Tiago Rafael é natural de Turquel e, passe algum (mas não muito) exagero, não tinha outro remédio senão seguir o Hóquei em Patins no clube local. Como júnior, rumaria a Paço de Arcos, para uma equipa que contava também com Valter Neves, ao lado de quem fora campeão europeu de juvenis em 1999 e que é desde o último defeso "team manager" do Benfica.

Num autêntico êxodo do emblema da Linha em 2004, quando Valter (e Carlos Silva, Pedro Afonso, Ricardo Barreiros e Rui Ribeiro) saiu para o Benfica, Tiago rumou a norte e ao Gulpilhares. Esteve apenas uma temporada, reforçando o Óquei de Barcelos em 2005.

Boas prestações a nível defensivo e com passes de "meio golo" (que o diga, por exemplo, Cacau) levaram-no ao Benfica em 2008, onde acompanhou os primeiros anos de sénior do irmão, Diogo Rafael, agora um dos capitães das águias. Tiago seria preponderante no regresso das águias aos títulos depois de uma "seca" de oito anos, ao marcar quatro golos na final da Taça de Portugal em 2010.

Tiago Rafael representou a selecção nacional absoluta entre 2005 e 2010, com presenças em três europeus e dois mundiais.

Em 2011, após a conquista da Taça CERS, deixou as águias para reforçar um Candelária com um projecto pujante e ambicioso, mas voltaria ao continente volvidas duas temporadas. O regresso ao Turquel era anunciado como um definitivo regresso a casa, uma espécie de fechar de círculo, mas o defensor mostrou que mantinha intactas as suas capacidades e receberia nova chamada do Benfica. Entre 2014 e 2018, conquistou mais duas Taças de Portugal (2014 e 2015), dois campeonatos nacionais (2015 e 2016), a Liga Europeia (2016), a Taça Continental (2016) e a Taça Intercontinental (2017).

No Benfica, Tiago Rafael foi treinado por Carlos Dantas, Luís Sénica e Pedro Nunes.

Em 2018, esteve novamente perto de novo "fecho de círculo" na Aldeia do Hóquei, mas à última da hora surgiu a oportunidade de experimentar um Hóquei diferente. Representou os catalães do Reus entre 2018 a 2020 e conquistou uma Supercopa antes de, enfim, regressar a Turquel para as suas duas últimas temporadas.

Tiago Rafael substituirá Eduardo Marques ("Ginja") como adjunto de Nuno Resende. O sesimbrense tinha levado a Criar-T, no seu primeiro ano de competição, à II Divisão, mas não resistiu à chamada de Nuno Resende para o coadjuvar nos encarnados. No entanto, questões profissionais (tinha suspendido funções camarárias) falam mais alto e levam à sua saída.

O novo adjunto completará 39 anos em Setembro, na véspera da disputa da Supertaça António Livramento.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny