Campeonatos do Mundo em risco

Os World Skate Games, evento pluridisciplinar que integra os Campeonatos do Mundo de Sub-19 masculinos e de Seniores masculinos e femininos, estão em risco devido à situação económica que se vive na Argentina.

Campeonatos do Mundo em risco

Em comunicação às federações nacionais assinada pelo secretário-geral Roberto Marotta, a World Skate recomendou que fossem suspensas as aquisições de passagens aéreas e as reservas de hóteis até se aquilatar as reais condições para a realização dos World Skate Games em Buenos Aires e San Juan.

Em causa estão os crescentes problemas económicos que assolam aquele país da América do Sul. A inflacção dispara, a luta de poder entre o presidente Alberto Fernández e a vice Cristina Kirchner parece não ter fim e, após a demissão do anterior, há uma nova Ministra da Economia. Nas mãos de Silvina Batakis está a decisão sobre eventuais cortes ou contenção nas despesas, o que poderá afectar eventos como os World Skate Games.

Acompanhando a situação, a World Skate refere que "o agravamento da situação econômica do País acarreta algumas dificuldades na organização do evento" e que criou uma "task force" que, em contacto com as principais autoridades políticas e desportivas da Argentina, irá perceber se haverá condições para a realização do evento.

Os World Skate Games, tiveram a sua primeira edição - como World Roller Games - em 2017, em Nanjing, na China. Já esta primeira edição se debateu com problemas económicos, então na Catalunha, onde devia ter tido lugar esta edição inaugural. A organização catalã comprometeu-se a, com mais tempo de preparação, receber, como viria a acontecer, os "Jogos" em 2019.

Idealizados como a grande festa da Patinagem, uma espécie de Jogos Olímpicos sobre rodas, os World Skate Games compreendem, entre outras competições, os Campeonatos do Mundo de Seniores Masculinos e Femininos e de Sub-19 Masculinos. A terceira edição ficara marcada para a Argentina, em Buenos Aires e San Juan, em 2021, mas a pandemia meteu-se pelo meio e empurrou todas as competições no calendário - e esta celebração maior - para 2022.

O evento está calendarizado para 24 de Outubro a 13 de Novembro, mas as questões económicas voltam a fazer perigar a organização numa altura em que já haverá muitas reservas de vôos e alojamento feitas que serão colocadas em causa se não houver "Jogos". Por outro lado, uma decisão tardia pode esbarrar em preços insuportáveis para as federações que não se acautelaram.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny