Eurockey Cup 2022 sorteada

Estão conhecidos os grupos da Eurockey Cup 2022. Oliveirense e Benfica defenderão os títulos de Sub-17 e Sub-15 e a Académica de Coimbra será a primeira representante lusa no feminino.

Eurockey Cup 2022 sorteada

Foram este domingo sorteados os grupos da Eurockey Cup, a mais importante prova europeia de clubes nos escalões de Sub-17 e Sub-15, uma espécie de Liga dos Campeões da formação. E Portugal tem dominado nos últimos anos.

Em Sub-15, escalão na origem desta Eurockey Cup em 2012, o troféu vem para Portugal desde 2016, com títulos sucessivos de Porto (2016), Sporting (2017), Paço de Arcos (2018), Valongo (2019) e Benfica (2021), sendo que as águias defenderão o título conquistado na última edição. As águias, agora orientadas por Ricardo Leão, integram o grupo D com Valdagno, Santa Perpètua e Cronenberg. Para a Catalunha, acompanharão o actual campeão nacional, Sporting, e ainda Porto e Oeiras, respectivamente 3º e 4º classificados no campeonato.

Em Sub-17, o Braga conquistou a primeira edição, realizada em 2014, mas o troféu ficou em terras catalãs em 2015 (venceu o Manlleu), 2016 (Lleida) e 2017 (Barcelona). Depois, o Benfica venceu duas edições antes da pandemia, em 2018 e 2019, e a Oliveirense venceu no regresso da prova, em 2021. Na defesa do título, a Oliveirense disputará a fase de grupos no grupo B, com Follonica, Blanes e Pacé. De Portugal, estarão ainda presentes Valongo e Turquel, campeão e vice-campeão nacional do escalão, e o Paço de Arcos, 4º classificado.

Estreia lusa no feminino

O ano de 2021 foi especial para a Eurockey Cup, não só por marcar o regresso após paragem em virtude da pandemia, cancelando as edições de 2020, mas também por marcar a estreia de provas exclusivamente femininas, numa aposta potenciada por uma parceria com a Real Federação Espanhola de Patinagem.

A organização procurou participantes portugueses, mas a realidade do Hóquei em Patins feminino em Portugal não se coaduna com equipas femininas de formação. Por exemplo, para os nacionais de Sub-15 e Sub-19 promovidos este ano, foi necessária a fusão de várias equipas para haver competições.

No entanto, eis que a Eurockey Cup de Sub-15 encerra em si uma agradável surpresa, com a participação da Académica de Coimbra. A Briosa inscreveu 13 jovens atletas, três de 2008, sete de 2009 e três de 2010, no regresso do emblema de Coimbra à Eurockey Cup. Tinha estado na competição de Sub-15 em 2017, então com Sofia Sacadura (jogadora dos seniores do Académico da Feira desde 2021) a ser a única atleta feminina entre todas as 16 equipas. Agora, a Académica integrará o grupo F com Manlleu, Alcobendas e Team Bretagne.

Na primeira edição de provas exclusivamente femininas, em 2021, o Vilanova venceu em Sub-15 e um seleccionado espanhol em Sub-17.

A competição de Sub-17 decorre de 6 a 9 de Outubro e a de Sub-15 logo na semana seguinte, de 13 a 16. Cada evento tem 16 equipas mistas distribuídas por quatro grupos (A a D) e oito equipas exclusivamente femininas divididas em dois grupos (E e F). Os grupos, constituídos por sorteio, são os seguintes:

Sub-17

Web da competição em eurockey.info/2022/U17-FEM17.

Grupo A: Valongo (POR), Wimmis (SUI), Peterborough (ING), Düsseldorf (ALE)

Grupo B: Oliveirense (POR), Follonica (ITA), Blanes (ESP), Pacé (FRA)

Grupo C: Paço de Arcos (POR), Valdagno (ITA), Noia (ESP), Wolfurt (AUT)

Grupo D: Turquel (POR), Breganze (ITA), Caldes (ESP), La Vendéenne (FRA)

Grupo E: Espanha (ESP), Alcobendas (ESP), ECU (ING), Uttigen (SUI)

Grupo F: Voltregà (ESP), Cronenberg (ALE), France Jeunes (FRA), Valdagno (ITA)

Sub-15

Web da competição em eurockey.info/2022/U15-FEM15.

Grupo A: Porto (POR), Forte dei Marmi (ITA), Lloret (ESP), Aix Les Bains (FRA)

Grupo B: Sporting (POR), Roller Bassano (ITA), Linas-Montlhéry (FRA), Wolfurt (AUT)

Grupo C: Oeiras (POR), Barcelona (ESP), Wimmis (SUI), ECU (ING)

Grupo D: Benfica (POR), Valdagno (ITA), Santa Perpètua (ESP), Cronenberg (ALE)

Grupo E: Bigues i Riells (ESP), Sant Cugat (ESP), France Jeunes (FRA), HPR Team (ESP)

Grupo F: Manlleu (ESP), Alcobendas (ESP), Team Bretagne (FRA), Acad. Coimbra (POR)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O novo pretendente apresenta argumentos

O novo pretendente apresenta argumentos

Depois da conquista da Elite Cup e da Supertaça, o hegemónico Benfica iniciou o Campeonato com um empate em Turquel. Na Aldeia do Hóquei, a regressada equipa feminina poderá ser o principal obstáculo ao deca encarnado.