World Skate Games de 2024 em Itália

Os World Skate Games, festa da Patinagem que integra os campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins, terão a sua próxima edição, em 2024, em Itália. A proposta da centenária federação bateu a de Angola, convidada a organizar em 2026.

World Skate Games de 2024 em Itália

Os próximos World Skate Games serão realizados em Itália. O congresso da World Skate, realizado este domingo em Buenos Aires, decidiu-se a favor da proposta italiana, cuja federação completa, este ano, 100 anos, tendo já sido anteriormente expresso o desejo de receber os grandes jogos mundiais da Patinagem para celebrar o centenário marco.

Os World Skate Games integram, entre outros, os campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins de seniores masculinos, seniores femininos e de Sub-19, tendo tido a sua primeira edição em 2017, na localidade chinesa de Nanjing. Seguiram-se os "Jogos" de Barcelona, em 2019, tendo a pandemia impedido uma organização à altura em 2021. Adiada para este ano, a terceira edição dos World Skate Games (primeira sob esta designação, em vez de "World Roller Games") decorre na Argentina desde dia 24 de Outubro e até 13 de Novembro.

Angola na calha para 2026

Para a organização dos "Jogos" de 2024 concorria também Angola. Preterida a proposta africana, Sabatino Aracu, presidente da World Skate, anunciou desde já que a edição de 2026 fica "reservada" para a federação angolana, sendo que esta terá três meses para comunicar se aceita organizar nesse ano.

Angola foi o único país africano a receber um Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, em 2013, e perfila-se agora para ser o primeiro daquele continente a receber os "Jogos" da Patinagem.

No modelo tradicional de cinco continentes, o que é traduzido para os anéis do símbolo olímpico, ficaria a faltar apenas uma organização na Oceania.

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
'Aquecimento' antes do dia decisivo nos grupos (sim, ao segundo dia)

'Aquecimento' antes do dia decisivo nos grupos (sim, ao segundo dia)

O Campeonato do Mundo de Sub-19 arrancou com as esperadas vitórias (e goleadas) de Itália, Portugal, Espanha e Argentina. Ao segundo dia, estes que são os principais candidatos a um lugar nas meias-finais, defrontam-se.

Um Mundial na RTP1

Um Mundial na RTP1

O Campeonato do Mundo de seniores masculinos terá transmissão televisiva na RTP1, com os jogos da selecção das quinas agendados para as 22h45 de Portugal continental. Os seniores femininos e Sub-19 não têm, para já, espaço previsto na grelha.

Uma inevitável goleada

Uma inevitável goleada

Portugal entrou no Mundial de Sub-19 com uma esperada goleada frente à frágil selecção dos Estados Unidos. Os pupilos de Vasco Vaz venceram por 23-0 antes de, esta segunda-feira, defrontarem os detentores do título, a Espanha.