Angola de outro patamar vence Moçambique

O 45º Campeonato do Mundo arrancou com um duelo africano. Angola mostrou outra rodagem nestes palcos e venceu Moçambique, marcado por dificuldades na sua preparação, por 2-5.

Angola de outro patamar vence Moçambique

Em 2011, então às ordens de Pedro Nunes, Moçambique brilhou no Mundial em San Juan, terminando em 4º lugar. Volvidos 11 anos, várias complicações na preparação e na viagem até San Juan baixaram as expectativas da selecção orientada por Jorge Oliveira, sendo "presa fácil" de Angola.

O grupo angolano esteve para separar-se após o 6º lugar de 2019. Havia a possibilidade de alguns jogadores abdicarem para poderem voltar a ser considerados "seleccionáveis" no campeonato português e João Pinto, uma das referências, dos palancas negras, anunciara o "abandono". Mas, três anos depois, agora comandados pelo sanjuanino Miguel Belbruno, o grupo voltou a reunir-se e terá legitimas aspirações a uma surpresa num grupo que conta ainda com Argentina e Espanha.

No jogo que marcou o arranque do 45º Campeonato do Mundo, André Centeno inaugurou o marcador aos seis minutos e Humberto Mendes ("Big") ampliou aos 10. Antes de estarem cumpridos 15 minutos, Filipe Bernardino, na sua primeira acção no jogo, fazia um 0-3 que castigava de sobremaneira uma selecção moçambicana remetida à defesa.

Ainda antes do intervalo, Big não desperdiçou um livre directo para fazer o quarto tento angolano, não conseguindo Mário Rodrigues ("Marinho") desfeitear Francisco Veludo em semelhante oportunidade.

Com uma vantagem confortável, Angola não impôs o mesmo ritmo na etapa complementar. Apesar de ser sempre mais perigosa, veria Igor Alves só ser batido numa ocasião, num lance pleno de oportunismo de João Pinto a reagir rápido a uma bola perdida na área moçambicana.

E, contassem as vitórias por parte, Moçambique até virou o resultado nos segundos 25 minutos. No "repouso" angolano, Marinho reduziu a meio desta segunda parte que teve muito de anarquia e pouco rigor táctico.

De um lado e de outro, com os três pontos entregues, os erros sucediam-se. Como na permissividade angolana que permitira a Filipe Vaz fechar a contagem a quatro segundos do fim em 2-5.

Vingando a teoria, a vitória angolana será suficiente para evitarem a "poule" com uma equipa do Campeonato Intercontinental antes dos quartos-de-final. Moçambique procurará agora certamente ganhar rodagem nos duelos que tem certos com grandes estrelas do Hóquei em Patins mundial para preparar esse jogo de quinta-feira de manhã.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Campeãs tiveram de puxar dos galões

Campeãs tiveram de puxar dos galões

Portugal protagonizou uma excelente primeira parte frente à Espanha e o 2-0 ao intervalo só pecava por escasso. Mas, na etapa complementar, as tricampeãs do Mundo mostraram a verdadeira face e viraram o resultado.

Começar com alta intensidade

Começar com alta intensidade

Era um primeiro jogo que nem Espanha, nem Argentina, desejavam que fosse frente a outro candidato. A Argentina levou a melhor e o Aldo Cantoni teve a sua influência.

Defender para ganhar

Defender para ganhar

Portugal e França concordaram na justiça do triunfo luso, num jogo que os gauleses já anteviam diferente da vitória de Paredes. Renato Garrido, que cumpre um sonho com a presença em San Juan, crê num outro, baseado no rigor defensivo.

Argentina vence Espanha numa ode ao Hóquei em Patins

Argentina vence Espanha numa ode ao Hóquei em Patins

O primeiro dia de Mundial fechou com um jogo extraordinário entre Argentina e Espanha, digno de uma final, abrilhantado por inúmeras estrelas do firmamento português. Lucas Ordoñez foi decisivo com um hat-trick.

Portugal vence França em jeito de redenção

Portugal vence França em jeito de redenção

Numa espécie de redenção do último Europeu, Portugal iniciou a defesa do título Mundial com uma vitória afirmativa sobre a França por 5-1.