«Sacrifiquei-me para poder estar aqui, para viver este Mundial»

À frente do Hóquei colombiano desde 2015, André Torres aponta um fim de ciclo. Com a pandemia a condicionar a preparação e o apoio financeiro, o treinador português abdicou de muito para poder estar presente neste Mundial. Mas valeu a pena.

«Sacrifiquei-me para poder estar aqui, para viver este Mundial»

Foi uma aventura que começou em 2015. O objectivo era chegar a 2021 com a melhor selecção colombiana de todos os tempos, mas a pandemia "tramou" André Torres.

O Mundial foi adiado para 2022 e a federação colombiana sofreu com a crise decorrente da pandemia. André Torres queria muito estar em San Juan e aceitou o desafio, mesmo com as selecções desfalcadas. Os atletas tiveram de suportar as custas e nem todos desejavam tanto estar presentes como André Torres.

Lamentando a falta de preparação, André está em San Juan com uma equipa técnica de apenas mais três pessoas (dois adjuntos e um delegado)... para três selecções. Mas a envolvência única faz com valha a pena.

Nos Sub-19, a Colômbia terminou em 8º lugar. Na primeira fase, venceu Estados Unidos (2-14) e Inglaterra (3-5), perdendo com as potências ibéricas, Espanha (1-7) e Portugal (0-9). Na fase final, uma derrota por 2-4 com o Chile relegou a Colômbia para a disputa do 7º lugar com Inglaterra, mas, desta feita, a selecção de Carlos Amaral levou a melhor e venceu por 3-5.

No Mundial Feminino, derrotas com Alemanha (2-6), Itália (6-1) e Argentina (1-7) "obrigaram" a defrontar a campeã do Mundo, Espanha, nos quartos-de-final, redundando o duelo numa natural derrota.

Os "portugueses" David Castaño (Juventude Pacense) e Andrés Castaño (Juventude de Viana) foram ausências notadas na selecção colombiana.

No Mundial Masculino, no Campeonato Intercontinental, vitórias frente a Israel (9-2), Suíça (4-5) e Brasil (4-7) catapultaram a Colômbia para um play-off de acesso aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo, mas o Chile seria mais forte esta quinta-feira e venceria por 1-5, "roubando" a André Torres o sonho de jogar no Aldo Cantoni frente à Argentina.

De "regresso" ao Campeonato Intercontinental, a Colômbia defronta esta sexta-feira a Austrália, seguindo-se Áustria ou Suíça, na expectativa de estar na final de dia 13.

A viagem antes de San Juan

André Torres pegou na selecção colombiana masculina em 2015, liderando-a a um 13º lugar entre 16 equipas, mas com boas prestações. Na China, em 2017, a Colômbia terminou em sexto. Começou na Taça FIRS, uma espécie de segunda divisão, mas, vencendo o seu grupo, garantiu um lugar nos quartos-de-final da competição principal. Perderia com a futura campeã mundial, Espanha, mas venceria o Chile, indo disputar o quinto lugar. Perdê-lo-ia para Angola, mas o brilharete estava conquistado.

Em 2019, em Barcelona, somaria três derrotas frente a Portugal, Chile e Argentina. Ainda resistiu no play-off, vencendo a Suíça, mas seria derrotada pela Espanha nos quartos-de-final. Depois, nova derrota com o Chile ditaria o 8º lugar e a "descida" ao Campeonato Intercontinental.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Para o Hóquei em Patins, isto não é bom»

«Para o Hóquei em Patins, isto não é bom»

Esta quinta-feira, Gonçalo Alves regressou à pista, na nota mais importante de uma vitória de tranquila de Portugal sobre uma Alemanha com dois jogos num dia. E, mesmo beneficiando do cansaço germânico, o atacante lamentou o planeamento.

Meias-finais definidas e para disputar no Aldo Cantoni

Meias-finais definidas e para disputar no Aldo Cantoni

Espanha e Argentina, finalistas em 2019, não tiveram dificuldades para se juntarem a Itália e Portugal nas meias-finais do Mundial Feminino, que se disputarão no Aldo Cantoni. Para as portuguesas, é o regresso às 'meias', seis anos depois.

'Rebeldia' de Mena e Bridge resolve dificuldades

'Rebeldia' de Mena e Bridge resolve dificuldades

A Argentina apanhou um valente susto frente ao Chile, mas 'sangue novo' mudou o rumo da partida e permitiu o apuramento para as meias-finais com um folgado 6-2. Na antecâmara da final, a albiceleste defrontará a Itália.

Naturalmente, nas meias-finais

Naturalmente, nas meias-finais

Portugal vai defrontar a França nas meias-finais do Mundial após ter vencido a Alemanha por 10-1. Jogando apenas oito horas e meia depois do seu apuramento, os germânicos resistiram na primeira parte, mas quebraram definitivamente na segunda.

A revolução francesa está em curso e afastou Espanha do Mundial

A revolução francesa está em curso e afastou Espanha do Mundial

Depois de ter forçado a prolongamento na final do Europeu, a França afastou a Espanha do Mundial. A selecção gaulesa justificou ter sido colocada por Cabestany como uma das favoritas e, nunca tendo estado a perder, ganhou nas grandes penalidades.