Federação suíça alia-se à 'Semana do Árbitro'

De 19 a 27 de Novembro, seis federações desportivas helvéticas promovem o respeito pelos árbitros como parte integrante do jogo. A federação que rege o Hóquei em Patins une-se à causa.

Federação suíça alia-se à 'Semana do Árbitro'

É uma iniciativa de seis das maiores federações da Suíça. Voleibol, Basquetebol, Floorball, Hóquei em Campo, Badminton e Andebol promovem a "Semana do Árbitro", uma semana, de 19 a 27 de Novembro, para apelar a mais respeito pelos "homens do apito" e o seu trabalho.

A federação que superintende o Hóquei em Patins helvético une-se a esta causa, divulgando princípios que devem reger o desporto em geral, como o "fair play", sendo que o foco desta semana é o agradecimento aos árbitros.

Clubes, espectadores e jogadores devem agradecer aos árbitros pelo seu empenho, muitas vezes voluntário, pelo desempenho desportivo e por defenderem sempre o "fair play". Nesta louvável iniciativa, é promovido que todos os agentes devem ter sempre presentes quatro princípios, aqui numa tradução livre:

- Os árbitros também podem cometer erros. São apenas humanos e têm de tomar decisões em fracções de segundo;

- Não nos deixemos distrair do nosso papel no jogo com situações polémicas. As emoções fazem parte do desporto, mas as reações emocionais nunca devem sobrepôr-se;

- Não critiquemos ou comentemos as decisões dos árbitros. Apenas o capitão o deve abordar - com o devido respeito - durante o jogo;

- Todos os jogadores devem agradecer aos árbitros após o apito final. Os árbitros gostam tanto (ou mais) do desporto como os restantes agentes e muitas vezes fazem o seu trabalho de forma voluntária, sem qualquer retorno financeiro ou insuficiente para as despesas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Óquei de Barcelos e Benfica vencem e 'fogem' na liderança

Óquei de Barcelos e Benfica vencem e 'fogem' na liderança

No acerto de calendário, Óquei de Barcelos e Benfica venceram e destacaram-se no topo da classificação do Campeonato PLACARD. Os barcelenses, com o melhor ataque e melhor defesa da prova, lideram pela diferença entre golos marcados e sofridos.

32-avos-de-final da Taça definidos

32-avos-de-final da Taça definidos

Foram sorteados os 32-avos-de-final da Taça de Portugal, já com as equipas do escalão maior, mas ainda sem embates entre elas. Nove primodivisionários visitam palcos da III Divisão.