Espanha pensa já em 2023

Antes de fechar o ano, a Espanha faz mudanças nos corpos técnicos e trabalha tendo em vista os Europeus de 2023, como a estreante prova de Sub-23. O portista Roc Pujadas merece dupla chamada, para observação nos Sub-23, mas também nos seniores.

Espanha pensa já em 2023

Uma das novidades previstas para o calendário europeu de selecções em 2023 é o Campeonato da Europa de Sub-23, que - nas datas - vem substituir a restrita Taça Latina.

Ainda sem sede anunciada, o Europeu de Sub-23 está previsto realizar-se na semana da Páscoa, entre 3 e 8 de Abril. E a Espanha, determinada em virar a página sobre os mundiais, vai aproveitar este final de ano para observar possíveis convocados.

Para treinos a 28, 29 e 30 de Dezembro, em Vilafranca, o agora seleccionador de Sub-23 Sergi Macià indicou 15 nomes, merecendo desde logo destaque os seis convocados do Igualada, que têm procurado afirmação no palco da OK Liga.

Roc Pujadas foi chamado aos trabalhos dos Sub-23 e Seniores da Espanha.

Dos arlequins foram chamados Aleix Marimont, Eloi Cervera, Gerard Riba, Marc Carol e Oriol Llenas e o guarda redes Guillem Torrents. Entre estes, sublinhado para a chamada de Eloi, de apenas 17 anos, tal como Bruno Saavedra, do Dominicos, também chamado.

Eloi e Bruno estiveram no Mundial de Sub-19 e o galego é um dos dois jogadores da secundária OK Liga Plata chamados. O outro é Joan Pujalte, do Sant Just.

Estão chamados também Didac Alonso, do Voltregà, e os guarda-redes campeões da Europa de Sub-17 em 2019, Javi Sanchez (Voltregà) e Oriol Codony (Lleida), bem como três nomes do ambicioso Noia: Kyllian Gil, Marti Gabarró e Toni Salvadó. A completar o lote de 15 jogadores, está o portista Roc Pujadas.

O jogador do Porto, que completa 21 anos no dia de Natal, tem não uma, mas duas prendas. Além de ter sido chamado aos trabalhos dos Sub-23, está também entre os escolhidos para os trabalhos de observação dos seniores.

Edu Lamas, do Benfica, e Pol Manrubia, cedido ao Liceo pelas águias, também estarão sob observação de Guillem Cabestany.

Nos três dias de trabalho que fecham 2022, Pujadas estará sob o olhar de Macià das 10h às 12h e nem descalçará para ficar sob o escrutínio de Guillem Cabestany até às 14h.

Para além de Pujadas, Cabestany chamou Alex Rodriguez, Cesar Carballeira e Pol Manrubia (Liceo), Arnau Xaus e Marti Casas (Calafell), Edu Lamas (Benfica), Jordi Mendez (Trissino), Marc Grau e Sergi Llorca (Barcelona), Marc Julia (Reus) e Roger Bars (Igualada) e os guarda-redes Blai Roca (Noia), Candid Ballart (Reus) e Gerard Camps (Calafell).

Ressalve-se que este trabalho de observação não é vinculativo e não sairão necessariamente destes lotes os escolhidos para as provas. Mas, para os jogadores, poderá ser um passo nesse sentido.

Mudanças nas equipas técnicas

Disputados os World Skate Games e com o surgimento de novas competições a nível europeu, a federação espanhola procedeu a alterações nas equipas técnicas.

Sergi Macià assume então os Sub-23 e passará também a adjunto de Guillem Cabestany na selecção sénior masculina. Na selecção sénior feminina, Ricard Muñoz continua ao leme com Francesc Bargalló como adjunto, sendo que este último assumirá também o cargo de seleccionador de Sub-19 Feminino, onde terá Maria Diez como adjunta.

Depois dos três Mundiais em San Juan, todos ganhos pela Argentina, a Espanha detém "apenas" os títulos europeus de Sub-17 e Seniores masculinos e de Seniores femininos.

Já os Sub-19 Masculino terão Carlos Cortijo como seleccionador. Cortijo deixa os Sub-17 depois de dois títulos europeus em outras tantas competições, numa herança que toca a Javi Sama, até agora adjunto, dar continuidade como seleccionador principal.

Recorde-se ainda que a federação portuguesa anunciou um Europeu de Sub-17 Feminino, sendo que ainda não foi referido pela Espanha quem estará à frente desse projecto.

Selecções Masculinas

Seniores: Guillem Cabestany e Sergi Macià (adjunto)

Sub-23: Sergi Macià

Sub-19: Carlos Cortijo

Sub-17: Javi Sama

Selecções Femininas

Seniores: Ricard Muñoz e Francesc Bargalló (adjunto)

Sub-19: Francesc Bargalló e Maria Diez (adjunta)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Um campeão do Mundo no sapatinho leonino

Um campeão do Mundo no sapatinho leonino

Facundo Bridge será reforço do Sporting na próxima temporada, juntando-se aos companheiros campeões do Mundo, Romero e Platero. Entre vários rumores, Martí Casas e Rafa Bessa são os que estarão mais próximos de também reforçar os leões.