Sporting de Alejandro volta a derrotar Porto de Ares

O Sporting venceu o Porto no Dragão Arena, num triunfo com hat-tricks de Romero e Font e inédito em fases regulares. Os dragões caem da liderança para o 3º lugar e apenas seis pontos separam o líder Benfica do Valongo, 5º classificado.

Sporting de Alejandro volta a derrotar Porto de Ares

No jogo grande da 14ª jornada, primeira da segunda volta, o Sporting venceu o Porto por 4-6. No Dragão Arena. Como visitante, os leões nunca tinham vencido os dragões numa primeira fase de campeonato e, nesta fase regular, repetem o triunfo do arranque da prova (então por 4-2) para as únicas duas derrotas registadas até ao momento pelos campeões nacionais.

O Porto marcou primeiro, aos quatro minutos, por Xavi Barroso, mas Gonzalo Romero igualou quase de pronto. O argentino campeão do Mundo seria a principal figura da partida, bem secundado por Ferran Font.

Carlo Di Benedetto colocaria de novo os dragões na frente, aos oito minutos, mas o Porto esteve longe de demonstrar a segurança que teve no triunfo sobre o Benfica por 3-0 a meio da semana.

Numa ronda atípica, apenas o Benfica venceu em casa. E, também graças ao triunfo do Sporting, as águias regressam à liderança da prova.

O acumular de faltas levou à 10ª dos azuis e brancos a três minutos do intervalo, e Gonzalo Romero voltou a igualar. E fá-lo-ia de novo, selando o hat-trick aos três minutos da segunda parte, depois de um tento de Gonçalo Alves ter permitido à equipa de Ricardo Ares recolher aos balneários em vantagem.

No "tu cá, tu lá" de golos, Carlo voltou a ter nova oportunidade para marcar na 10ª falta leonina, mas a "nega" de Ângelo Girão virou o jogo. Na resposta, Ferran Font assumiu a tarefa de marcar golos e colocou pela primeira vez os leões na frente. Alejandro Dominguez, que vencera duas vezes no Dragão Arena pelo Benfica (mas ambas sem público), não deixaria fugir o triunfo frente ao seu ex-adjunto (e sucessor) nas selecções absolutas - feminina e masculina - espanholas.

A sete minutos do final, na 15ª falta azul-e-branca, o Sporting voltou a ser eficaz, agora por Ferran Font, para a primeira dupla vantagem da partida.

O Sporting vai mostrando uma estranha bipolaridade, entre empates em Tomar e na recepção ao Murches, e a vitória na casa do campeão nacional.

O Porto não baixou os braços. Gonçalo Alves não marcou de livre directo depois de azul a Matías Platero, mas reduziria para a margem mínima. No entanto, igualando Romero, Font chegaria também ao hat-trick para o 4-6, que nem um segundo azul a Platero - com Gonçalo Alves a desperdiçar novamente - mudaria.

Esta é apenas a quinta derrota do Porto nos últimos 20 anos numa fase regular como anfitriões. Os dragões tinham perdido em 2003 com o Óquei de Barcelos (3-4), em 2005 com Benfica (4-5) e Alenquer (3-5) e novamente com o Benfica (3-7) em 2014. Há mais de oito anos...

O melhor que o Sporting conseguira fora um empate a dois em Fevereiro de 2021. Nessa mesma edição, a equipa de Paulo Freitas venceria duas partidas no Dragão Arena, mas na final do play-off e sem público, celebrando ali o título.

Óquei de Barcelos vence em Viana

Em Viana do Castelo, no jogo que fechou esta primeira jornada da segunda volta, só houve um golo na primeira parte, com Zé Pedro a desequilibrar a favor do Óquei de Barcelos.

A ter urgência em pontos para lutar pela permanência, a Juventude de Viana igualou por "Nanu" Castro e consumou a reviravolta por Rúben Sousa, de livre directo, aos oito minutos. Mas não conseguiu segurar a vantagem. Ou um ponto que fosse...

À passagem do 15º minuto, Dário Gimènez igualou e assistiu o capitão Luís Querido para nova cambalhota no marcador, de que os vianenses já não recuperariam. Miguel Rocha confirmou o triunfo dos barcelenses por 2-4.

Com apenas seis pontos a separarem o 1º do 5º, o Campeonato PLACARD prossegue no próximo fim-de-semana, com destaque para um duelo entre os dois primeiros, Benfica e Sporting. Mas antes, quinta-feira, há Liga dos Campeões.

14ª jornada

• Riba d'Ave 2-2 Famalicense • 21.Jan

• Tomar 1-3 Oliveirense • 21.Jan

• Murches 2-4 Valongo • 21.Jan

• Parede 2-3 Braga • 21.Jan

Benfica 4-2 Paço de Arcos • 21.Jan

• Porto 4-6 Sporting • 22.Jan

• Juventude de Viana 2-4 Óquei de Barcelos • 22.Jan

Classificação

= 1º Benfica (36), 2º Sporting (35), 3º Porto (34), 4º Óquei de Barcelos (32), 5º Valongo (30), 6º Oliveirense (24), 7º Tomar (20), 8º Famalicense (14), 9º Riba d'Ave (13), 10º Braga (13), 11º Parede (13), 12º Murches (8), 13º Juventude de Viana (7), 14º Paço de Arcos (6)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny