Espanha apresenta candidatura

A Espanha entrou esta quarta-feira no Europeu de Sub-23 de forma afirmativa, vencendo a Itália por 6-1. A Inglaterra esteve a vencer a Suíça por dois golos, mas permitiu a reviravolta e já não deverá escapar ao 5º lugar.

Espanha apresenta candidatura

Em estreia, a Espanha, que tem a "fava" de disputar quatro jogos consecutivos, venceu esta quarta-feira a Itália por 6-1 em jogo arbitrado pelos portugueses Pedro Figueiredo e João Catrapona.

Entre candidatos à conquista deste primeiro Campeonato da Europa de Sub-23, a Espanha de Sergi Macià adiantou-se aos seis minutos e meio, com um golo de Didac Alonso, lesto a aproveitar uma bola perdida na área transalpina, mas, menos de dois minutos volvidos, Luca Lombardi rematou forte e colocado para repor a igualdade.

Numa partida viva, bem disputada, um azul desequilibraria. Aos 14 minutos, Elia Petrocchi viu o cartão e Martí Gabarró, desperdiçando o livre directo, marcaria na superioridade numérica.

Os espanhóis "cresceram" com o segundo golo e iam criando oportunidades para ampliar. O portista Roc Pujadas, capitão desta selecção de Espanha, chegou mesmo a celebrar, mas o golo não foi validado por, alegadamente, ter rematado com o joelho em apoio na pista. O já merecido tento chegou a minuto e meio do intervalo, com Aleix Marimón a decidir individualmente, batendo Filippo Fongaro num remate cruzado rasteiro. E, a poucos segundos do intervalo, "Uri" Llenas castigava a apatia italiana com o 4-1.

Com pouco mais de um minuto decorrido na segunda parte, a Itália chegou às 10 faltas. Gerard Riba não aproveitou para dilatar, mas a vitória espanhola nunca esteve em causa.

A Itália procurou subir, mas "destapava" na rectaguarda e iam-se sucedendo oportunidades para a equipa de Macià. Valia Fongaro, a ganhar vários duelos a jogadores isolados.

A oito minutos do fim, já depois de Matteo Galimberti ter desperdiçado uma grande penalidade e da Itália não ter capitalizado dois minutos de vantagem numérica por azul a Pujadas, Eloi Cervera ampliou para 5-1. Um prémio para a boa exibição do benjamim de "La Roja", a merecer a confiança para este Europeu com apenas 17 anos.

Os transalpinos baixavam os braços. E, a um minuto do final, Martí Gabarró "cravava" o 6-1 final.

Suíça "vira" e posiciona-se para o 4º lugar

Antes do duelo hispano-italiano, Inglaterra e Suíça defrontaram-se na partida que, teoricamente, definirá o 4º lugar final. Os helvéticos venceram por 2-3.

Começou melhor a Inglaterra de Vítor Pereira, com Benjamim Oldroyd e Cole O'Donovan a marcarem nos primeiro 11 minutos para uma dupla vantagem. Mas não a conseguiriam segurar.

Leonard Scheer e Gian Gempeler igualaram com dois golos espaçados de apenas um minuto ainda na primeira parte, deixando tudo em aberto para a etapa complementar. Aos sete minutos da segunda metade, Timoty Devittori seria eficaz de livre directo para dar aos suíços uma vantagem que defenderiam até final.

A eficácia na bola parada, acabaria por ser determinante. No derradeiro minuto de jogo, Cole O'Donovan dispôs de um livre directo, numa soberana oportunidade para igualar, mas não conseguiu transformar em golo.

Com os três pontos somados, a Suíça é agora a principal candidata ao 4º lugar, atrás dos históricos Espanha, Itália e Portugal (por ordem alfabética). Helvéticos e ingleses dificilmente conquistarão pontos frente aos "três grandes" e o dois últimos lugares da classificação estarão definidos.

Teste sério para Portugal

Esta quinta-feira, Portugal regressa aos jogos com a selecção italiana pela frente. Num duelo que, em seniores, ficou por realizar no Campeonato da Europa de 2021, Alessandro Bertolucci tem de conduzir a sua equipa à vitória sobre o conjunto orientado por Renato Garrido se quiser continuar a aspirar à conquista deste Europeu. Portugal procurará repetir o feito espanhol de triunfar sobre os italianos.

No outro jogo do dia, a Suíça defronta a Espanha, folgando a Inglaterra.

Jogos

Itália 4-1 Suíça • 4.Abr

Portugal 15-1 Inglaterra • 4.Abr

• Inglaterra 2-3 Suíça • 5.Abr

Espanha 6-1 Itália • 5.Abr

• Suíça vs. Espanha • 6.Abr, 17h

• Itália vs. Portugal • 6.Abr, 20h

• Suíça vs. Portugal • 7.Abr, 15h

• Espanha vs. Inglaterra • 7.Abr, 18h

• Inglaterra vs. Itália • 8.Abr, 15h

• Portugal vs. Espanha • 8.Abr, 18h

Classificação

= 1º Espanha* (3), 2º Itália (3), 3º Portugal* (3), 4º Suíça (3), 5º Inglaterra (0),

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Final Four da Taça WSE em Lleida

Final Four da Taça WSE em Lleida

A Final Four da Taça WSE será realizada em Lleida, a 22 e 23 de Abril. Para além do anfitrião, estão na corrida ao segundo mais importante troféu europeu de clubes os também catalães do Voltregà, os franceses do Coutras e os portugueses do Braga.

Estreias com triunfos esperados, mas dificuldades italianas

Estreias com triunfos esperados, mas dificuldades italianas

Itália e Portugal entraram a vencer no primeiro Campeonato da Europa de Sub-23. Os portugueses golearam Inglaterra com todos os jogadores de pista a marcarem, mas os italianos sentiram algumas dificuldades frente à Suíça.