Virar de página na Juventude de Viana

Sopram ventos de mudança na despromovida Juventude de Viana. Jorge Longarito assume a presidência e André Torres deverá ser o novo treinador. Entretanto, os jogadores expuseram as condições da época finda em duro comunicado.

Virar de página na Juventude de Viana

Depois de 19 presenças na I Divisão em 20 edições do Campeonato Nacional (sendo excepção a temporada de 2012/13), a Juventude de Viana está de regresso à II Divisão. E é hora de preparar o futuro.

Fui uma temporada marcada por alguma convulsão interna e o drama vianense parecia precipitar-se a cada Assembleia-Geral em que ficava por definir o sucessor do presidente Tiago Alvadia, eleito em 2021. Esta terça-feira, Jorge Longarito assumiu os destinos do clube.

Jorge é filho de António, presidente da Juventude de Viana nos seus anos de maior esplendor. Então, às ordens de Rui Neto, uma equipa recheada de figuras reconhecidas da modalidade - como Didi, Luís Viana, Paulo Almeida ou Pedro Alves, entre muitos outros - logrou sagrar-se duas vezes vice-campeã, em 2009 e 2010.

O novo presidente promete trazer os vianenses de volta ao convívio dos grandes e já escolheu treinador.

André Torres no comando técnico

No trabalho de regresso ao Campeonato Placard, André Torres já estará garantido como novo treinador, depois de, esta temporada, Rodrigo Sousa ter terminado o que Reinaldo começara. Rodrigo manter-se-á na estrutura do clube, nos escalões de formação, e André assumirá aos 45 anos um novo desafio.

Barcelense, André Torres representou a Juventude de Viana enquanto jogador, no virar do milénio, passando depois, sempre no Minho, por Barcelinhos, Braga, Riba d'Ave e Óquei de Barcelos. Regressaria a Braga para, ali, pendurar os patins e assumir a sucessão de Vítor Silva no comando técnico.

Orientou o Braga de 2012 a 2014, sempre com os olhos nos escalões de formação, não sendo estranho ter surgido, mais tarde, à frente dos Sub-17, Sub-19 e equipa "B" do Famalicense, este ano na Zona Norte A da III Divisão.

Aposta da federação colombiana, "desdobrou-se" para conduzir as selecções de Sub-19, Seniores Femininos e Seniores Masculinos, esta última com presenças, por exemplo, nos Mundiais de La Vendéenne (2015), Nanjing (2017), Barcelona (2019) e San Juan (2022).

Jogadores revelam a sua "verdade dos factos"

Entretanto, num comunicado conjunto, os jogadores da equipa sénior da Juventude de Viana reagiram às declarações do cessante presidente num comunicado longo e duro. Alvadia afirmara que deixaria o clube sem dívidas, mas depois referiu uma dívida de 50 mil euros dos vianenses a si próprio. A dívida é dada como saldada, ficando como donativo, mas nem tal apaziguou os jogadores que integraram esta época a equipa que, sem justificarem o insucesso desportivo com as condições que tiveram, não quiseram deixar de expôr a sua indignação.

Reproduzimos o comunicado difundido pela Rádio Geice.

Caros Sócios e Simpatizantes,

Acreditamos que chegou o momento de quebrar o silêncio e revelar aquela que é a nossa verdade dos factos. Julgamos ser este o momento por ser o final de época e todas as nossas obrigações competitivas estarem finalizadas, sendo que nunca pretendemos justificar o nosso insucesso desportivo com qualquer declaração durante a presente temporada.

É fundamental reiterar que este comunicado não visa de alguma forma justificar a época mal conseguida tendo em conta os objetivos do clube e a consequente descida de divisão. Nós, atletas, assumimos a responsabilidade pela nossa performance e respetiva descida de divisão. Apesar disso e de todas as dificuldades, nunca virámos a cara à luta. Apesar de todas as circunstâncias negativas em que o clube e a equipa se encontravam, decidimos continuar a trabalhar diariamente, quando o mais fácil teria sido desistir e, cada um, individualmente, procurar uma solução melhor para a sua vida pessoal e desportiva. Não somos heróis. Até pelo contrário, somos humanos.

Escrevemos porque temos a opinião que os sócios e simpatizantes devem saber a verdade e ter a perceção da realidade que foi representar a Juventude Viana na época desportiva de 2022/2023. Escrevemos também porque acreditamos que aquilo que tem sido dito na comunicação social, sobretudo nas rádios locais, até pode ser parcialmente verdade – o grande problema é aquilo que é omitido.

Listamos em baixo tudo aquilo que foi omitido por parte da direção até ao momento presente, na comunicação social e nas Assembleias:

• Os trabalhos na presente época desportiva começaram no dia 9 de Agosto de 2022, período esse em que, à data, os atletas que tinham representado a Juventude de Viana no ano anterior, tinham 2 meses de ordenados em atraso – em Agosto, os atletas ainda não tinham recebido os ordenados referentes a Maio e Junho. Ainda assim, por respeito à instituição e aos novos atletas da equipa, prontificámo-nos a iniciar os treinos e a presente época desportiva, sendo que os nossos acordos não previam sequer remuneração no mês de Agosto. Portanto, como é percetível, a instabilidade financeira do clube já estava presente desde a época transata.

• Tendo em conta o arrastamento da situação desde a época anterior, naturalmente havia já um certo desgaste da parte dos jogadores que não eram novos no clube e, para além do desgaste, incerteza. Isto porque, na maior parte das vezes, aquilo que nos era transmitido nunca se verificava mais tarde.

• Este desgaste e incerteza levaram à decisão por parte dos jogadores e equipa técnica de cessar os treinos na segunda semana de trabalhos, uma semana importante pois era uma semana de estágio com treinos bi-diários, com o objetivo de forçar uma reunião com a direção. A reunião permitiu que dias depois os ordenados fossem regularizados.

• Durante a época desportiva, a direção cumpriu o prazo de pagamento de ordenados em apenas duas ocasiões.

• Os atrasos sucederam-se ao longo da temporada. Todas as vezes, a direção na pessoa do Presidente Tiago Alvadia, normalmente o único elemento a quem nos podíamos dirigir, justificava o atraso com a falta de libertação de verbas de patrocinadores e, sobretudo, da Câmara Municipal de Viana do Castelo. No entanto, por diversas vezes em várias reuniões, o Presidente Tiago Alvadia assegurou-nos que não havia motivo para preocupações ,pois tinha a certeza que nos ia pagar tudo o que estava acordado com cada membro da equipa, o que até à data ainda esperamos que seja verdade.

• Era comum, também, recebermos certas comparações de uma equipa Campeã Nacional no passado, que teve vários meses de ordenados em atraso, como se tivéssemos que tolerar o acontecimento e a ocasião não nos afetasse desportivamente. Infelizmente há situações bem piores, mas nós tínhamos os nossos problemas. Alguns de nós tiveram momentos complicados. Os nossos atletas estrangeiros estão longe da família, têm as suas obrigações e despesas. Tivemos atletas que passaram dificuldades, com falta de dinheiro para pagar contas. Temos atletas que apenas vivem do Hóquei. Mesmo que ninguém passasse dificuldades, o dinheiro era nosso pois todos fizemos um acordo com o clube e trabalhámos para o receber.

• A situação da falta de material para treinar não é menos importante. Durante grande parte da época, logo desde o início da temporada, houve falta de material desportivo – algo que, verdade seja dita, na 1ª Divisão e no denominado Melhor Campeonato do Mundo é difícil de aceitar. Treinávamos e jogávamos com sticks partidos, rodas gastas, com falta de material de guarda-redes e equipamento básico. Ainda assim, não fugimos às nossas obrigações.

• Um dos atletas, por falta de material, foi obrigado a utilizar um stick que estava em exibição no museu do clube, com assinaturas dos jogadores que representaram este grande clube nos seus anos de glória. Outros atletas esperaram durante mais de dois meses por um stick novo, com a pá do stick totalmente partida.

• Devemos recordar uma ocasião em que havia falta de material há alguns meses e, numa reunião com a direção na pessoa do Presidente Tiago Alvadia, após discutirmos assuntos relacionados aos vencimentos, abordámos a problemática da falta de material. O Presidente afirma que o problema pode ser resolvido “de um dia para o outro”, revelando a falta de compromisso e disponibilidade por um problema que já devia ter sido resolvido meses antes, após inúmeros pedidos ao longo desses meses por parte dos atletas às pessoas que estavam presentes no treino – que normalmente eram muito poucas ou até nenhuma, para além dos atletas, equipa técnica, mecânico e fisioterapeuta (enquanto teve condições para exercer a sua função).

• A equipa apresentou-se ao trabalho diária e semanalmente, sem exceção, apesar da falta de apoio obtido ao longo de toda a época por parte dos elementos da direção. O funcionário do clube Vasco Rocha estava normalmente presente, mas apesar dos esforços do mesmo, a comunicação à direção era claramente precária, pois os nossos pedidos nunca eram resolvidos ou, em grande parte das vezes, respondidos.

• Sabemos, por confirmação dos mesmos, que o clube ainda deve compensação financeira a ex-atletas e ex-membros do staff. O nosso fisioterapeuta na presente época desportiva, José Rocha, foi forçado a abandonar funções por falta de compensação. Apesar disso, continuou a receber-nos no seu espaço privado e a ajudar os atletas.

• Neste momento, os atletas devem receber ainda quatro meses de compensação, referentes a Março (em atraso), Abril, Maio e Junho. Sabemos por fontes ligadas ao clube que a presente direção já realizou um pedido de demissão, tendo sido este rejeitado pelo Presidente da Assembleia Geral Rui Natário.

Este comunicado é motivado pelas declarações realizadas pelo Presidente Tiago Alvadia na rádio local, que refere que vai deixar o clube sem dívidas, o que esperamos ser verdade não só por nós, mas pelo clube e pelas pessoas que contribuem diariamente para o bem do clube e que não se servem do mesmo. Nestas declarações à rádio local, consideramos que foi omitida muita informação aos sócios e simpatizantes do clube, informação esta que com certeza não engloba tudo aquilo que se passa no clube, mas que é a visão dos atletas que pelo clube passaram na época 2022/2023.

Acrescentamos que lamentamos a situação estrutural e desportiva deste clube enorme do Hóquei em Patins Nacional. Este é um clube que não merece estar na Segunda Divisão Nacional, é um clube que deve estar no Melhor Campeonato do Mundo. Esperamos que o clube seja reestruturado e que as boas gentes de Viana do Castelo sirvam o clube para que este prospere.

Atenciosamente e com votos de Sucesso,

Os atletas da Equipa Sénior da Juventude de Viana

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
A caminhada de 13 campeões rumo ao fim da malapata

A caminhada de 13 campeões rumo ao fim da malapata

Sem fazer uma fase de grupos brilhante, o Porto caiu no lado teoricamente mais difícil na Final Eight da Liga dos Campeões, mas tal não foi obstáculo à conquista de um troféu há muito procurado. Há 13 campeões, nove deles estreantes.

Baralha e volta a dar: é hora de play-off

Baralha e volta a dar: é hora de play-off

O play-off para o título arranca, na ressaca da decisão europeia, com os quartos-de-final. O cartaz, com os mesmos de 2022, conta com seis equipas da Final Eight da Liga dos Campeões, o vencedor da Taça de Portugal e o finalista da Taça WSE.