Futuro traçado no comando técnico do Benfica
O rumor cresceu na Final Eight da Liga dos Campeões e fontes próximas ao Benfica asseguram que Paulo Freitas, vencedor de duas Ligas Europeias e dois Campeonatos Nacionais pelo Sporting, será o treinador das águias na próxima época.
Cadeira sim, cadeira não do Pavilhão Municipal José Natário, aquando da recente Final Eight da Liga dos Campeões, falava-se da saída de Nuno Resende do comando técnico da equipa do Benfica. E da entrada de Paulo Freitas.
Com muitos ecos, o rumor redundou na confirmação pelo Record que Nuno Resende estava mesmo de saída no final da temporada, sendo apontado um convite a Juan Copa. Ao que o HóqueiPT apurou, houve mesmo contactos, mas o actual treinador do Liceo foi rápido a recusar, considerando não ser o momento para dar o salto. Ganhou força a hipótese de Paulo Freitas, inclusivamente já badalado no último defeso.
Paulo Freitas completa 55 anos no início de Junho. Guarda-redes no tempo de jogador, conquistando uma Taça dos Campeões Europeus pelo Porto, começou como treinador nos dragões, nos escalões de formação, dirigindo depois os seniores do Académico da Feira e da Académica de Espinho. Foi, depois de um hiato, aposta do Óquei de Barcelos, onde conquistaria uma Taça CERS, deixando a equipa na Final Four para uma segunda conquista europeia consecutiva.
Chegou ao Sporting em Março de 2017. Na temporada anterior, o Benfica conquistara Campeonato Nacional e Liga Europeia (agora, Liga dos Campeões). Já com Paulo Freitas à frente dos leões, as águias empataram em Alverca a cinco - com polémica na última jornada, fugindo o título para o Porto, e não mais o Benfica voltaria a conquistar a principal prova nacional ou a principal prova europeia, sendo que esta época ainda está na discussão do campeonato.
Em quatro temporadas completas à frente dos leões, Paulo Freitas conquistou duas vezes o Campeonato Nacional (2018 e 2021), duas vezes a Liga Europeia (2019 e 2021) e duas vezes a Taça Continental (2019 e 2021), tendo estado na decisão da Taça 1947 (2020) e da Taça Intercontinental (2021).
Após ter deixado o Sporting, por decisão directiva sobre a qual não escondeu mágoa, Paulo Freitas referia em entrevista a A Bola que a sua vida estava em Lisboa, mas um convite para regressar ao Óquei de Barcelos logo em Setembro, precipitou a saída da capital. Agora, tem a oportunidade de regressar sucedendo a Nuno Resende.
Curiosamente, o último jogo (ou, melhor, os últimos cinco...) de Paulo Freitas pelo Sporting foi frente ao Benfica de Nuno Resende. Um empate, concretizado em derrota no prolongamento, na "negra" das meias-finais da pretérita edição do Nacional da I Divisão, ditou o final de temporada dos leões, uma conferência de imprensa diferente e a confirmação da saída do treinador leonino. Este ano, o Benfica de Nuno Resende perdeu os dois jogos realizados - ambos para o Campeonato Placard - frente ao Óquei de Barcelos de Paulo Freitas.
Quinta-feira, 11 de Maio de 2023, 12h29