Futuro traçado no comando técnico do Benfica

O rumor cresceu na Final Eight da Liga dos Campeões e fontes próximas ao Benfica asseguram que Paulo Freitas, vencedor de duas Ligas Europeias e dois Campeonatos Nacionais pelo Sporting, será o treinador das águias na próxima época.

Futuro traçado no comando técnico do Benfica

Cadeira sim, cadeira não do Pavilhão Municipal José Natário, aquando da recente Final Eight da Liga dos Campeões, falava-se da saída de Nuno Resende do comando técnico da equipa do Benfica. E da entrada de Paulo Freitas.

Com muitos ecos, o rumor redundou na confirmação pelo Record que Nuno Resende estava mesmo de saída no final da temporada, sendo apontado um convite a Juan Copa. Ao que o HóqueiPT apurou, houve mesmo contactos, mas o actual treinador do Liceo foi rápido a recusar, considerando não ser o momento para dar o salto. Ganhou força a hipótese de Paulo Freitas, inclusivamente já badalado no último defeso.

Paulo Freitas completa 55 anos no início de Junho. Guarda-redes no tempo de jogador, conquistando uma Taça dos Campeões Europeus pelo Porto, começou como treinador nos dragões, nos escalões de formação, dirigindo depois os seniores do Académico da Feira e da Académica de Espinho. Foi, depois de um hiato, aposta do Óquei de Barcelos, onde conquistaria uma Taça CERS, deixando a equipa na Final Four para uma segunda conquista europeia consecutiva.

Chegou ao Sporting em Março de 2017. Na temporada anterior, o Benfica conquistara Campeonato Nacional e Liga Europeia (agora, Liga dos Campeões). Já com Paulo Freitas à frente dos leões, as águias empataram em Alverca a cinco - com polémica na última jornada, fugindo o título para o Porto, e não mais o Benfica voltaria a conquistar a principal prova nacional ou a principal prova europeia, sendo que esta época ainda está na discussão do campeonato.

Paulo Freitas despediu-se do Sporting numa conferência de imprensa conjunta com Nuno Resende, a convite do técnico das águias.
Paulo Freitas despediu-se do Sporting numa conferência de imprensa conjunta com Nuno Resende, a convite do técnico das águias.

Em quatro temporadas completas à frente dos leões, Paulo Freitas conquistou duas vezes o Campeonato Nacional (2018 e 2021), duas vezes a Liga Europeia (2019 e 2021) e duas vezes a Taça Continental (2019 e 2021), tendo estado na decisão da Taça 1947 (2020) e da Taça Intercontinental (2021).

Após ter deixado o Sporting, por decisão directiva sobre a qual não escondeu mágoa, Paulo Freitas referia em entrevista a A Bola que a sua vida estava em Lisboa, mas um convite para regressar ao Óquei de Barcelos logo em Setembro, precipitou a saída da capital. Agora, tem a oportunidade de regressar sucedendo a Nuno Resende.

Curiosamente, o último jogo (ou, melhor, os últimos cinco...) de Paulo Freitas pelo Sporting foi frente ao Benfica de Nuno Resende. Um empate, concretizado em derrota no prolongamento, na "negra" das meias-finais da pretérita edição do Nacional da I Divisão, ditou o final de temporada dos leões, uma conferência de imprensa diferente e a confirmação da saída do treinador leonino. Este ano, o Benfica de Nuno Resende perdeu os dois jogos realizados - ambos para o Campeonato Placard - frente ao Óquei de Barcelos de Paulo Freitas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica e Óquei de Barcelos em vantagem

Benfica e Óquei de Barcelos em vantagem

Benfica e Óquei de Barcelos venceram, em casa, no arranque dos quartos-de-final do play-off do Campeonato Placard. Numa série à melhor de três, uma vitória no segundo jogo, em Braga e Valongo, vale o apuramento para as 'meias'.