CACO deixa de ir a jogo no feminino

O CACO ficará fora do próximo Nacional Feminino por falta de recursos financeiros, em mais um golpe no já débil panorama luso. Em Espanha, igualmente por razões económicas, o Liceo também não terá equipa feminina na próxima época.

CACO deixa de ir a jogo no feminino

Depois do fim da aposta do Sporting, o Hóquei em Patins feminino português sofre mais um rude golpe. O Clube Atlético Campo de Ourique, o popular CACO, também não vai formar equipa sénior feminina para competir no Nacional Feminino na próxima temporada.

A falta de recursos financeiros é o motivo para a decisão no centenário clube que, apesar de não ter argumentos para contrariar a hegemonia do Benfica, se assumia nos últimos anos como um projecto sólido.

Finalista da Taça de Portugal em 2019, o CACO esteve presente na decisão da Supertaça nesse mesmo ano e, por desistência do Infante Sagres, também em 2021. Em 2021, o "clube do bairro" marcou também presença na Final Eight da Liga Europeia Feminina, caindo nos quartos-de-final perante o forte Gijón.

Esta época começou com a presença na final da Elite Cup, depois de afastar o Sporting nas meias-finais, mas a equipa de Nuno Brás não iria além de um 5º na competitiva Zona Sul da primeira fase do Campeonato Nacional.

Relegado para o Grupo 2 na Prova 2, o CACO terminou em terceiro, com possibilidade de disputar uma poule de apuramento para tentar chegar aos quartos-de-final. Conseguindo forçar um terceiro jogo, seria no entanto afastado pelo Gulpilhares.

Agora, todo um plantel terá de procurar nova casa para se manter em actividade. Entre bons valores, destaque para a consagrada Rita Dias ("Bombardeira"), as irmãs Beatriz e Margarida Alves, e as ex-benfiquistas (reforços no último defeso) Sofia Contreiras e Catarina Pedro. Esta última, agora com 19 anos, foi uma das eleitas para o Campeonato do Mundo disputado em Barcelona, em 2019.

Liceo cede vaga na OK Liga

Entretanto, porque as dificuldades económicas estão longe de ser uma realidade apenas portuguesa, o Liceo anunciou que não conseguirá assegurar a continuidade da equipa na OK Liga.

No entanto, o emblema galego cederá a sua vaga na OK Liga, o mais competitivo e mediático campeonato feminino do Mundo, a outra entidade da região, que deverá apostar na continuidade da maioria do elenco actual. O Liceo logrou um honroso 5º lugar na fase regular e esteve presente na Taça da Rainha, recentemente disputada em Calafell.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica e Turquel numa antecipada final

Benfica e Turquel numa antecipada final

Sem surpresas, o Benfica juntou-se esta quinta-feira ao já apurado Turquel para uma final de campeonato à melhor de três esperada desde o arranque da prova. Será um duelo entre os dois últimos emblemas a sagrarem-se campeões.