Primeiro jogo de título, com Árbitros do Ano de 2021 e 2022
Este domingo, pode haver campeão. O Benfica está a uma vitória do título, cabendo ao Sporting adiar a decisão para a 'negra'. No quarto jogo de uma final que entrou em ponto de ebulição, estarão os Árbitro do Ano de 2021 e 2022.
Este domingo, Sporting e Benfica disputam o quarto jogo da final do play-off do Campeonato Placard. Depois de uma vitória para cada lado, o Benfica venceu o pivotal terceiro jogo e ficou a uma vitória do título, que pode celebrar já no João Rocha.
No segundo jogo, o primeiro realizado na pista dos leões, a equipa de Alejandro Dominguez "atropelou" os encarnados na primeira parte e garantiu a vitória, esperando agora repetir o triunfo para adiar a decisão para a "negra", agendada para dia 21 no Pavilhão Fidelidade.
O terceiro jogo fez correr muita tinta. Algumas decisões de Rui Leitão e Fernando Vasconcelos foram alvo de (maus ou bons) reparos por parte das duas equipas, apontando o Sporting que foram vítimas de pressão ao intervalo, no regresso aos balneários. Também para Nuno Resende, não estará em causa a qualidade como árbitros, mas ainda não terão "tarimba" para estes embates de gigantes. E os jogadores aproveitaram...
Quarto jogo da final do play-off do Campeonato Placard está agendado para as 16h, no Pavilhão João Rocha.
Para o quarto jogo, estão nomeados os melhores dos dois últimos anos.
Não foi uma resposta à estranheza da nomeação de Rui Leitão e Fernando Vasconcelos para o terceiro jogo. Joaquim Pinto e Pedro Silva já estavam nomeados para arbitrar um quarto jogo que - independentemente do desfecho do terceiro - poderia valer o título a uma das equipas. Ambos do Conselho Regional de Arbitragem do Porto, Pedro Silva foi Árbitro do Ano em 2021 e Joaquim Pinto foi Árbitro do Ano em 2022, tendo Joaquim estado em três dos cinco jogos da final.
Nesta final, Rui Torres e Manuel Oliveira apitaram o primeiro jogo, na Luz, e Pedro Figueiredo e Carlos Correia apitaram o segundo, no João Rocha. Destes, Manuel Oliveira não é - tal como Leitão ou Vasconcelos - um dos 12 árbitros de Categoria Internacional, ficando essa lista de "elite" completa com Miguel Guilherme, Paulo Almeida, João Duarte, Teófilo Casimiro, Porfírio Fernandes, Sílvia Coelho, João Catrapona e os agora chamados Joaquim Pinto e Pedro Silva.
Em 2022, Joaquim Pinto e Pedro Silva dirigiram juntos o primeiro jogo das meias-finais do play-off entre Sporting e Benfica. O jogo só foi decidido, com vitória leonina, nas grandes penalidades.
Os árbitros agora chamados estiveram, antes da decisiva partida deste domingo, em quatro jogos do play-off.
Como dupla, dirigiram a vitória do Porto por 7-2 sobre a Oliveirense nos quartos-de-final. Nas "meias", entre Benfica e Porto, Pedro Silva esteve com Carlos Correia na vitória por 5-0 das águias e Joaquim Pinto, também com Carlos Correia, no derradeiro triunfo das águias, na "negra", por 6-4.
Joaquim Pinto, com Teófilo Casimiro, esteve também no triunfo por 2-3 do Sporting em Barcelos, tendo já esta época arbitrado um jogo entre os velhos rivais de Lisboa. Então com João Catrapona, dirigiu o triunfo tranquilo das águias por 5-1 na já muito distante 2ª jornada da fase regular.
Este domingo, o quarto jogo está agendado para as 16h.
Campeonato Placard 2022/23 - Final
• Benfica 4-2 Sporting (2-2, 2-0 prol) • 8.Jun
• Sporting 6-3 Benfica • 11.Jun
• Benfica 4-2 Sporting • 14.Jun
• Sporting vs. Benfica • 18.Jun, 16h
• Benfica vs. Sporting • 21.Jun, 20h (se necessário)
Domingo, 18 de Junho de 2023, 9h07