Trio luso para confirmar domínio na Continental

A primeira decisão europeia de clubes da nova temporada será a Taça Continental, com Porto, Valongo e Braga a procurarem confirmar o domínio português na prova na última década. O catalão Voltregà é o 'intruso'.

Trio luso para confirmar domínio na Continental

Ainda com sede por definir, a disputa da Taça Continental está apontada ao fim-de-semana de 30 de Setembro e 1 de Outubro, segundo o planeamento da federação portuguesa para a próxima época.

Na discussão pelo primeiro título europeu de clubes de 2023/24 é suposto estarem Porto e Valongo, finalistas da Liga dos Campeões, e Voltregà e Braga, finalistas da Taça WSE.

Porto (1986) e Valongo (2022) já conquistaram a prova por uma vez e o Voltregà esteve na decisão em 2002, mas perdeu para o Barcelona, num dos 18 títulos do emblema da cidade condal. O Braga estreia-se nestas andanças depois de ter chegado pela terceira vez à final da segunda mais importante prova europeia.

A prova, uma espécie de "supertaça europeia", foi idealizada entre o vencedor da Liga Europeia (ou anterior Taça dos Campeões Europeus) e da Taça CERS, a duas mãos ou em jogo único. A partir de 2017, passou a ser disputada em Final Four pelos finalistas das duas provas, exceptuando-se a edição de 2021, quando Porto e Sarzana não foram considerados para uma disputa que acabaria por ser entre Lleida e Sporting.

A Taça Continental conta 41 edições. Nas 30 primeiras, até 2010, o troféu só foi conquistado por um emblema português em duas ocasiões. Porto, em 1986, e Óquei de Barcelos, em 1991, venceram, respectivamente, Sanjoanense e Sporting em duas finais portuguesas e assumiram-se como honrosas excepções ao domínio das equipas espanholas.

Já nas últimas 11 edições realizadas, os "ventos" mudaram. Houve sete vitórias lusas, incluindo as três últimas, pelo Sporting (duas vezes, antes e após um pandémico 2020 em que a prova não se realizou) e pelo Valongo, detentor do troféu, conquistado em Setembro de 2022 em Follonica.

Meias-finais

• MF1 • Porto vs. Braga • 30.Set

• MF2 • Voltregà vs. Valongo • 30.Set

*calendário a confirmar

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 1.Out

*calendário a confirmar

AMGRoller Compozito
Outros artigos do dia
Nova época arranca em Tomar (e volta a esquecer Taça 1947)

Nova época arranca em Tomar (e volta a esquecer Taça 1947)

A temporada de 2023/24 arranca em Tomar, com a disputa da Elite Cup e a Supertaça. O planeamento aponta a Final Four da Taça ao fim-de-semana que, tradicionalmente, é de decisão na Liga dos Campeões e a Taça 1947 volta a estar ausente.

«O tempo de trabalho deu os seus frutos»

«O tempo de trabalho deu os seus frutos»

Um ano separou uma derrota na 'negra' da conquista do título. No triunfo do Benfica, Nuno Resende frisou que acredita no 'trabalho' e no 'processo' - e para tal é preciso tempo - e que as suas equipas são mais fortes no final da época.