Europa à vista
As competições europeias vão tomando forma para a nova temporada e está previsto sorteio para 11 de Agosto. Sem critério objectivo em Portugal, o Porto, campeão europeu, poderá ter de jogar a 2ª fase de qualificação.
A nova temporada, de 2023/24, arranca oficialmente a 1 de Agosto e os clubes vão ultimando burocracias e a participação nas diferentes competições nacionais. E também nas competições europeias.
As alterações são pequenas, como Orlando Panza apontou. A mais notória e relevante é o regresso dos quartos-de-final a duas mãos e posterior Final Four de decisão do título na Liga dos Campeões, como existiu até 2019.
Depois, a pandemia desvirtuou a mais importante competição europeia de clubes, que regressou em força na pretérita temporada, mas com uma decisão a oito, numa Final Eight que decorreu em Viana do Castelo. Para esta época, mantêm-se as fases de qualificação que ajudam a "seleccionar" as principais equipas do Velho Continente numa fase de quatro grupos.
As duas fases de qualificação decorrem, em provas concentradas, de 13 a 15 de Outubro e de 3 a 5 de Novembro. Seguem-se as seis jornadas da fase de grupos, à quarta-feira, como em 2022/23, a 30 de Novembro, 14 de Dezembro, 11 e 25 de Janeiro, 8 e 29 de Fevereiro. As duas mãos dos quartos-de-final jogam-se a 14 de Março e 4 de Abril e a decisiva Final Four a 11 e 12 de Maio.
Participantes
A Liga dos Campeões é aberta a 32 equipas, mediante o ranking de cada país. Portugal, Espanha e Itália têm sete vagas, a França cinco, Suíça três, Alemanha duas e a Inglaterra uma.
Ainda mediante o ranking, oito das 32 equipas têm acesso directo à fase de grupos. Oito entram em prova na segunda fase de qualificação. E 16 têm de disputar ainda uma primeira fase de qualificação.
A primeira fase de qualificação tem sorteio agendado para 11 de Agosto, para a definição de quatro grupos de quatro equipas, com os dois mais bem classificados a avançarem para a segunda fase de qualificação.
Segundo o ranking, nesta primeira fase de qualificação vão a sorteio uma equipa inglesa, duas alemãs, duas suíças, quatro francesas, quatro italianas, duas espanholas e uma portuguesa. Segundo a classificação do último campeonato nacional português, a vaga será para o Tomar, 7º classificado.
Salvaguarda-se, no entanto, que o critério para a participação nas competições europeias de equipas portuguesas não é claro. "Os critérios de escolha/indicação dos Clubes participantes são da inteira responsabilidade da Federação de Patinagem de Portugal", lê-se na única referência, no ponto 3 do Artigo 8º do Regulamento Geral de Hóquei em Patins.
Tal levanta também a questão da participação do Porto. No regulamento europeu, não está previsto que o vencedor da Liga dos Campeões tenha acesso directo à fase de grupos, e os dragões não foram além do 4º lugar no Campeonato Placard. Vingando o critério meramente classificativo do campeonato nacional, tal obrigará o Porto a disputar a segunda fase de qualificação.
Apurados directamente seriam Benfica, Sporting e Óquei de Barcelos.
Porto, Oliveirense e Valongo disputariam a segunda fase de qualificação e o Tomar iria logo à primeira. Se a Federação de Patinagem de Portugal decidir premiar o título europeu do Porto, "empurrará" o Óquei de Barcelos para a qualificação.
Olhando para os outros históricos
Com critérios claros, e salvaguardando eventuais não inscrições, as equipas de Espanha e Itália em cada fase deverão ser Lleida, Igualada, Grosseto, Sarzana, Follonica e Vercelli (primeira fase de qualificação), Calafell, Reus, Noia e Forte (segunda fase de qualificação) e Barcelona, Liceo, Trissino e Lodi (fase de grupos). A outra vaga de acesso directo à fase de grupos será para o campeão francês, o Saint-Omer.
Liga dos Campeões Feminina e Taça WSE
Paralelamente à mais mediática Liga dos Campeões, a Liga dos Campeões Feminina e a Taça WSE têm também calendário definido.
Para a Liga dos Campeões Feminina, Portugal tem quatro vagas, que deverão ser para Benfica, Turquel, Académico da Feira e Stuart. Em função das inscrições, poderá haver uma fase prévia, a duas mãos, a 7 e 21 de Outubro, para definir os grupos de uma fase que tem início agendado para 11 de Novembro. Estão previstos quartos-de-final para 23 de Março e 3 de Abril e a Final Four a 27 e 28 de Abril.
Na Taça WSE, de Portugal, conquistaram o direito desportivo a participar Braga, finalista da prova na pretérita temporada, e Murches, que, um ano depois de se estrear na categoria máxima do Hóquei em Patins português, vai reunindo apoios para viabilizar a participação nas provas europeias. Eventualmente, chegarão outras equipas lusas das duas fases de qualificação da Liga dos Campeões.
O arranque da Taça WSE está apontado de 17 a 19 de Novembro, com uma ronda de qualificação que determinará as equipas que se juntam aos "eliminados" da qualificação da Liga dos Campeões para uns oitavos-de-final agendados para 16 de Dezembro e 20 de Janeiro. Os quartos-de-final serão a 17 de Fevereiro e 16 de Março e a Final Four, mais cedo que o habitual, a 13 e 14 de Abril.
Segunda-feira, 31 de Julho de 2023, 15h55