Definidos grupos da 1ª fase de qualificação

Estão definidos os grupos da 1ª fase de qualificação da Liga dos Campeões, com 14 equipas divididas por quatro grupos para um 'mini-campeonato' concentrado a realizar em Outubro. O Tomar defrontará Grosseto, Noisy e Walsum.

Definidos grupos da 1ª fase de qualificação

Estão definidos os grupos para a 1ª fase de qualificação da Liga dos Campeões.

Na quase total hibernação da World Skate Europe e respectivo Comité Técnico de Hóquei em Patins no que à modalidade diz respeito depois do Campeonato da Europa, o sorteio dos grupos para a 1ª fase de qualificação, a disputar de forma concentrada de 13 a 15 de Outubro, quase passava (se não passou...) ao lado do público em geral. À hora prevista, era transmitido um sorteio sem locução que, por exemplo, colocava o representante português Tomar num grupo com Grosseto, La Vendéenne e King's Lynn. Mas, afinal, era só um teste.

No sorteio que conta, calhando curiosamente no mesmo grupo B, o Tomar não escapou ao Grosseto, mas com Noisy Le Grand e Walsum como restantes adversários. A equipa de Nuno Lopes está de regresso às provas europeias depois de uma temporada de hiato, tentando chegar à fase de grupos da mais importante prova europeia.

Na sua única participação na anterior Liga Europeia, em 2021/22, o Tomar chegaria à Final Four, mas agora, com adversários de outra valia, os nabantinos, ainda que ambiciosos, terão de ser comedidos nas suas aspirações. Para já, terão pela frente o Grosseto, 4º classificado na última edição da Serie A1 e a equipa italiana mais cotada nesta 1ª fase, os franceses do Noisy, comandados por João Baltazar, que trabalhou com Nuno Lopes no Sporting, e os alemães do Walsum. Os germânicos, por serem da federação com ranking mais baixo, têm primazia para a organização da fase concentrada que determinará quem segue em frente.

O sorteio ficou marcado pelas ausências, não colmatadas, de um representante francês e um representante helvético, levando a que os grupos A e D só tenham três equipas. La Vendéenne, Follonica e Germania Herringen compõem o grupo A e Coutras, Lleida e Valdagno o grupo D. No grupo C, com as esperadas quatro equipas, defrontam-se Igualada, King's Lynn, Thunerstern e Sarzana.

Na 2ª fase de qualificação, há oito equipas a aguardarem os oito apurados - os dois mais bem classificados de cada grupo - desta 1ª fase, entre eles os portugueses Porto, apesar de ser campeão europeu, Oliveirense e Valongo. Indicados directamente para a fase de grupos estão Benfica, Sporting e Óquei de Barcelos, os três mais bem classificados da última edição do Campeonato Placard.

Liga dos Campeões 2023/24 - 1ª fase de qualificação

Grupo A: La Vendéenne (França), Follonica (Itália), Germania Herringen (Alemanha)

Grupo B: Grosseto (Itália), Noisy (França), Tomar (Portugal), Walsum (Alemanha)

Grupo C: Igualada (Espanha), King's Lynn (Inglaterra), Thunerstern (Suíça), Sarzana (Itália)

Grupo D: Coutras (França), Lleida (Espanha), Valdagno (Itália)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Paciência, em busca do prémio

Paciência, em busca do prémio

O Sporting regressou ao trabalho com duas caras novas e apenas uma saída. Os leões, no segundo ano às ordens de Alejandro Dominguez, procuram voltar às conquistas depois de terem sido finalistas vencidos na Taça e no Campeonato na última época.