Paciência, em busca do prémio
O Sporting regressou ao trabalho com duas caras novas e apenas uma saída. Os leões, no segundo ano às ordens de Alejandro Dominguez, procuram voltar às conquistas depois de terem sido finalistas vencidos na Taça e no Campeonato na última época.
Quando o Sporting foi afastado pelo Valongo nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, Alejandro Dominguez questionou a "paciência" do clube para esperar por conquistas. O Sporting tinha perdido poucos dias antes na final da Taça de Portugal, o que motivou as declarações do técnico, mas, após o desfecho do Campeonato Placard, mesmo "sem prémio", Alejandro sublinhou o bom trabalho realizado e a vontade de lutar por títulos.
Campeão nacional e europeu em 2021, o Sporting venceu a Taça Continental nesse mesmo ano, ainda às ordens de Paulo Freitas. Não conquistou qualquer troféu nacional nas últimas duas temporadas, facto a que os seus adeptos já não estavam habituados, mas os dois últimos defesos mostram crença da Direcção na equipa.
Depois de um defeso de 2022 - de transição de Freitas para Dominguez - sem qualquer mexida, a aposta leonina é reiterada para o arranque da nova temporada. Em Alejandro Dominguez e no plantel, que vê apenas partir João Almeida para um Valongo de onde chegam mais um vigente campeão do Mundo, Facundo Bridge (juntando-se a Matias Platero e Gonzalo Romero), e Rafa Bessa, num raro caso de afirmação sem chamada às selecções nacionais. Contas feitas ao plantel, nota para seis jogadores não seleccionáveis, o que obriga a que pelo menos um tenha sempre de ficar fora da convocatória para o Campeonato Placard ou a Taça de Portugal.
Neste arranque de trabalhos, regista-se igualmente mudança na equipa técnica, mas resolvida em casa. Ricardo Gomes, adjunto que chegou com Freitas em 2017, assume outras funções nas modalidades dos leões, sendo promovido David Pereira para "segundo" de Alejandro, que está a cumprir castigo, mas que o terá cumprido antes do arranque das provas oficiais. Com a decisão de Girão e a contas com algumas lesões, o Sporting acabou por ter "apenas" Henrique Magalhães e João Souto no recente Campeonato da Europa, o que poderá influir na primeira fase da temporada.
O primeiro compromisso oficial do Sporting é na Elite Cup, de 15 a 17 de Setembro, em Tomar, procurando melhorar o 3º lugar de 2022. No arranque do Campeonato Placard, a 30 de Setembro, os leões apadrinham, em Paços de Ferreira, a estreia da Juventude Pacense na categoria máxima.
Sporting Clube de Portugal 2023/24
Guarda-redes: Ângelo Girão e Zé Diogo
Jogadores de pista: Alessandro Verona*, Facundo Bridge* (ex-Valongo), Ferran Font*, Gonzalo Romero*, Henrique Magalhães, João Souto, Matias Platero*, Rafael Bessa (ex-Valongo), Toni Pérez*
Treinador: Alejandro Dominguez
*não seleccionável
Sábado, 12 de Agosto de 2023, 11h37