Prata da casa e um brilho argentino

Apenas uma temporada depois, o Turquel está de regresso ao convívio dos 'grandes'. Pela manutenção, a aposta é de continuidade, com a chegada de apenas dois reforços para a equipa de Guillem Pérez: os argentinos 'Nanu' Castro e 'Eze' Funes.

Prata da casa e um brilho argentino

O Turquel está de volta à I Divisão (Campeonato Placard), apenas um ano depois de ter descido, e iniciou a preparação na passada quinta-feira, dia 10.

O treinador Guillem Pérez chegou tarde em 2022 para evitar a descida, mas - merecendo a confiança directiva - venceria o Campeonato Nacional da II Divisão e recolocou o Turquel num palco a que, historicamente, pertence. Esta será a 21ª presença da equipa da Aldeia do Hóquei na categoria máxima depois da implementação, no início da década de 80, de um campeonato nacional sem fase regional prévia. As 21 presenças turquelenses só serão superadas por nove equipas: Tomar (25), Sporting (27), Juventude de Viana (29), Valongo (30), Paço de Arcos (37), Óquei de Barcelos (38) e os totalistas Benfica, Oliveirense e Porto (43).

Guillem Pérez assumirá também o comando técnico da equipa feminina, vice-campeã nacional.

O Turquel subiu à I Divisão em 1984, mas desceu no ano seguinte. Depois, voltaria a subir em 1987, para só descer em 1994. Como agora, voltou a garantir a promoção logo no ano seguinte, mas, ao contrário do que se deseja, a estadia entre os maiores do Hóquei em Patins nacional foi de apenas uma temporada. Tal voltou a suceder após a subida em 2002, para nove longas temporadas na II Divisão. Mas o Turquel voltaria mais determinado que nunca e, subindo em 2012, cumpriu 10 temporadas consecutivas na categoria máxima.

Reforços argentinos

No regresso ao Campeonato Placard, há a registar as saídas de Tiago Silva e Xavi Duro, ambos para uma BIR que tem andado na Zona Sul da II Divisão a rondar os lugares de subida. E chegam à Aldeia dois argentinos. Depois de Federico Balmaceda ("Pichu") numa aziaga temporada de 2021/22 que culminou com a descida e de German Dates, entre 2014 e 2016, sempre na I Divisão, é a vez de "Nanu" e "Eze" vestirem a camisola alvinegra.

Nahuel Castro, "Nanu", de 21 anos, vice-campeão do Mundo de Sub-19, chega depois de uma temporada na Juventude de Viana, tendo na chegada à Europa representado o Liceo, contribuindo para o triunfo na OK Liga. Ezequiel Funes, "Eze", de apenas 18 anos, chega directamente do país das pampas, do mendocino San Martin, sendo um dos vigentes campeões do Mundo de Sub-19 que actuarão em Portugal na temporada que agora se inicia. Os outros são Santiago Chambella (Óquei de Barcelos) e Lucas Bridge (Marinhense), que na temporada finda representaram Monza e Barcelona "B", e Albano Martinazzo (Carvalhos).

Transitam da temporada passada os guarda-redes Diogo Almeida e Guilherme Duro e ainda André Pimenta, Daniel Passos, Salvador André, Tiago Mateus, Vasco Luís e Xavi Lourenço. Destes, apenas Diogo Almeida e André Pimenta não foram formados na Aldeia da Hóquei, mas, a iniciarem, respectivamente, a sexta e nona temporada, já são da casa.

Torneio com vencedor da Intercontinental

Na preparação para a nova época, o Torneio Dr. Joaquim Guerra é habitualmente o ponto alto, e este ano não escapará à regra.

A 9 e 10 de Setembro, o Turquel organiza a 22ª edição do seu torneio, com mais um cartaz de respeito. Para além do anfitrião, estarão o vice-campeão europeu Valongo, vencedor da última edição do torneio, e uma Oliveirense de ambição renovada. E há a registar a presença internacional dos italianos do Trissino.

Abusivamente apelidado de "campeão do Mundo" depois de terem vencido a Taça Intercontinental, o Trissino chegará também com o mérito acrescido de um histórico triplete - Supercoppa, Coppa e Serie A1 - e agora orientados pelo português Tiago Sousa.

Hóquei Clube de Turquel 2023/24

Guarda-redes: Diogo Almeida e Guilherme Duro

Jogadores de pista: André Pimenta, Daniel Passos, Ezequiel Funes* (ex-San Martin, Argentina), Nahuel Castro "Nanu"* (ex-Juv. Viana), Salvador André, Tiago Mateus, Vasco Luís, Xavi Lourenço

Treinador: Guillem Pérez

*não seleccionável

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny