Taça Continental em jogo

Sant Hipòlit de Voltregà recebe este fim-de-semana a decisão da Taça Continental. O anfitrião Voltregà recebe Porto, Braga e Valongo. Os valonguenses são detentores do troféu, que nos últimos anos foi conquistado por emblemas portugueses.

Taça Continental em jogo

Este fim-de-semana, o primeiro troféu europeu de clubes da nova temporada é entregue em Sant Hipòlit de Voltregà.

O Pavilhão Victorià Oliveras de la Riva, que homenageia o fundador do Voltregà, em 1955, e presidente da FIRS (agora World Skate) de 1964 a 1973 (quando morreu com 64 anos), é o palco de uma disputa a quatro entre os finalistas da Liga dos Campeões e da Taça WSE da pretérita temporada.

No cruzamento das meias-finais, o Porto, campeão europeu, defronta o Braga, finalista da Taça WSE, ao passo que o anfitrião Voltregà, vencedor da Taça WSE, defronta o Valongo, finalista vencido da Liga dos Campeões, mas também detentor desta Taça Continental.

Os valonguenses conquistaram o troféu em 2022, em Follonica, vencendo Calafell nas meias-finais (3-2) e Trissino na final (2-1), para aquele que foi o seu primeiro troféu europeu, no arranque para uma temporada merecedora de rasgados elogios. E de cobiça alheia. As saídas foram várias, com dois jogadores a partirem para o Sporting e quatro a rumarem à Oliveirense com o treinador Edo Bosch e os adjuntos Jorge Vieira e João Paulo Almeida.

Desse Valongo, sobram "apenas" Carlos Ramos, Miguel Moura, o guarda-redes Gonçalo Bento e o capitão Francisco Silva, mas chegaram vários jovens talentos para alimentarem a ambição da equipa.

O adversário Voltregà conta também uma presença na Taça Continental, mas em 2002, quando a prova era decidida a dois, e saldada com uma derrota, para o campeoníssimo Barcelona, vencedor de 18 dos 41 troféus que já entregues. A equipa que recebe a prova é liderada por Lluís Teixidò, que representou o Infante Sagres, mas também o Barcelona, entre 2007 e 2010, conquistando de blaugrana duas vezes esta Taça Continental.

Com forte ligação afectiva ao Voltregà, única equipa de que foi treinador principal - entre 2010 e 2016, antes de rumar ao Porto em 2021-, Ricardo Ares lidera aquele que é, à partida, o grande favorito. O Porto venceu a Taça Continental em 1986, voltando a estar na disputa em mais cinco ocasiões... mas sem sucesso.

Depois de terem sido afastados da edição de 2021 contra o que estava regulamentado, os dragões procuram "matar um borrego" com ainda mais do que os 33 anos que demorou a conquistar a terceira Liga Europeia. O que aconteceu em Maio último, com Ares ao leme.

Na primeira (e, pelo menos até domingo, a única) conquista da Taça Continental pelo Porto, numa final portuguesa com a Sanjoanense, estava Tó Neves. Agora, o ex-jogador que é uma lenda nos azuis-e-brancos - tendo ganho títulos também como treinador -, tenta fazer História no comando técnico do Braga.

Os bracarenses procuram um primeiro troféu europeu, depois de três presenças na Final Four da Taça WSE (e da antecessora Taça CERS), duas delas com derrota na final.

Se o Braga vencer, junta-se a Benfica (vencedor três vezes), Sporting (duas vezes), Porto, Óquei de Barcelos, Oliveirense e Valongo na lista de vencedores desta Taça Continental. Curiosamente, Portugal divide por seis equipas um total de nove triunfos, ao passo que os 32 (!) triunfos espanhóis estão nas mãos de apenas cinco equipas: Barcelona, Liceo, Igualada, Noia e Reus.

Na disparidade de títulos entre as duas nações ibéricas, será importante traçar uma linha na mudança de 2010 para 2011. Até 2010, houve 30 edições, com 28 conquistas espanholas e duas - de Porto (1986) e Óquei de Barcelos (1991) - portuguesas. Em 2011, o Benfica colocou ponto final num hiato de 18 edições sem vitórias portuguesas e, contando com essa edição, são 11 com sete vitórias portuguesas.

Ou cinco vitórias nas últimas seis edições realizadas.

Ou três nas últimas três.

Uma clara mudança na hegemonia na competição.

Meias-finais

• Porto vs. Braga • 30.Set, 17h

• Voltregà vs. Valongo • 30.Set, 19h45

Final

• 1.Out, 12h15

Horários dos jogos com horas locais.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Campeonato Placard na Eleven

Campeonato Placard na Eleven

Depois da Final Eight da Liga dos Campeões na pretérita temporada e da Elite Cup e Supertaça já na nova época, a DAZN Eleven vai transmitir os jogos do Campeonato Placard. A estreia do Juventude Pacense marca o arranque das transmissões.