Benfica vence Elite Cup, também no feminino
O Benfica conquistou a 2ª edição da Elite Cup Feminina ao vencer o Turquel por 5-2. As águias somam o 30º troféu nacional feminino em 11 anos de existência da equipa e 'bisam' na Elite Cup, depois de terem vencido a edição masculina.
É uma existência hegemónica e que, para já, não mostra abrandamento. A equipa feminina do Benfica venceu a 2ª edição da Elite Cup, no 30º troféu nacional da secção. Desde sempre orientadas por Paulo Almeida, as águias venceram 10 vezes o Campeonato Nacional, nove vezes a Taça de Portugal, nove vezes a Supertaça e, agora, duas vezes a Elite Cup.
Nas meias-finais, Benfica e Turquel confirmaram o favoritismo. Mas se o Benfica venceu o Académico da Feira folgadamente, o triunfo turquelense seria tangencial, frente à Stuart.
As águias venceram o Académico da Feira por 7-1, não obstante as reforços Brenda Lucero, argentina, e Sofía Reyes, chilena com experiência de OK Liga. Ao intervalo, as decacampeãs nacionais já venciam por 4-0, destacando-se nas contas finais o hat-trick da também chilena Cata Flores. Joana Teixeira assinou o único golo feirense.
O Turquel, órfão do novo treinador Guillem Pérez (tinha compromisso no masculino), decidiria o apuramento com um golo de Rita Lopes a 15 minutos do fim, depois de uma primeira parte em que a equipa de Massamá desperdiçou um livre directo por Marta Marujo e uma grande penalidade por Margarida Alves.
A final
Na decisão, este domingo, o Benfica venceu o Turquel por 5-2. As encarnadas adiantaram-se em Tomar, por Raquel Santos, ainda não estavam decorridos dois minutos, mas as turquelenses igualaram pouco depois, por Rute Lopes.
No duelo entre as mais fortes equipas nacionais, o Benfica voltaria a adiantar-se a oito minutos do intervalo, por Beatriz Figueiredo, ampliando pela chilena Cata Flores. Rute Lopes perdeu a oportunidade de reduzir de grande penalidade e a vantagem de dois golos com que as encarnadas recolheram aos balneários seria determinante.
Vencido mais um troféu, o Benfica já aponta a nova conquista. A 15 de Outubro, em Turquel, defronta o Académico da Feira com a Supertaça em jogo.
No arranque da segunda parte, Cata Flores fez o 4-1 e, apesar da resposta turquelense, com a reforço Rita Batista a reduzir, o Benfica controlava. Beatriz Figueiredo faria o seu segundo golo para o 5-2 ainda com largos 14 minutos para jogar mas, com Maria Celeste Vieira segura entre os postes, o Benfica segurou a vantagem até ao apito final.
Meias-finais
• Benfica 7-1 Académico da Feira • 7.out
• Turquel 1-0 Stuart • 7.out
Final
• Benfica 5-2 Turquel • 8.out
Segunda-feira, 9 de Outubro de 2023, 16h52