Quatro no 'Cinco', Respeito e Paixão

No epílogo da Eurockey Cup de Sub-17, Martim Almeida, Afonso Ribeiro, Martim Lopes e Tomás Santos foram escolhidos com Quim Gabarró para o Cinco Ideal, sendo ainda distinfuidos Sporting, Tres Cantos e Ana Fernandes.

Quatro no 'Cinco', Respeito e Paixão

Foi (mais) uma Eurockey Cup de Sub-17 à portuguesa.

Houve três equipas portuguesas nas meias-finais, uma final entre Oliveirense e Valongo e o triunfo final, o terceiro consecutivo, para a equipa de Oliveira de Azeméis.

A boa prestação das equipas portuguesas teve reflexo nas distinções também a nível individual. Para o Cinco Ideal da competição mista, foram nomeados nada menos que quatro portugueses, que se juntam a Quim Gabarró, destaque ao serviço do Barcelona.

Nove dos 10 vice-campeões europeus de Sub-17 por Portugal estiveram presentes nesta Eurockey Cup. Afonso Ribeiro, Pedro Bessa e Santiago Honório pela Oliveirense, Diogo Duarte e Rodrigo Preciso pelo Benfica, João Pina, Martim Lopes e Miguel Franco pelo Sporting e Tomás Santos pelo Valongo. "Faltou" apenas o guarda-redes Martim Oliveira.

Curiosamente, a campeã Oliveirense só coloca um jogador nas escolhas, o capitão Afonso Ribeiro, sendo que o finalista vencido Valongo tem dois jogadores citados, de missões bem distintas. O guarda-redes Martim Almeida impressionou na hora de negar golos e o atacante Tomás Santos na hora de os criar. Martim Lopes, do Sporting, completa o quinteto.

Já o Cinco Ideal da competição feminina conta com três campeãs pela Espanha - Alba Costa, Elsa Salvanyà e Xènia Matas -, com a italiana Anna Orsato, do Valdagno, e com a guarda-redes Mariona Torelló, do HPR Team.

Respeito, Amizade e Paixão

Para além das distinções para os dois Cinco Ideal, foram reconhecidos aqueles que, para a organização, melhor personificam os três pilares da Eurockey Cup: "Respect", "Friendship" e "Passion".

A equipa do Sporting, orientada por Daniel Santiago, foi distinguida pelo Respeito demonstrado ao longo da prova, com adversários e árbitros em pista, com todos fora dela. A equipa feminina do Tres Cantos foi agraciada pela Amizade e Ana Fernandes foi surpreendida com o reconhecimento de Paixão.

Ana Fernandes é delegada do Benfica e soma já várias presenças na Eurockey Cup no acompanhamento das equipas de Sub-15 e Sub-17 das águias. Desdobra-se entre as tarefas de apoio à equipa e aquelas que tem para cumprir à distância, já fora de horas, na sua vida profissional, enquanto é "alvo" de alguma "inveja" de pais e mães pela confiança que os jovens atletas depositam nela.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny