Final Four da Coppa Italia alinhada

Forte, Trissino, Follonica e Lodi são os semifinalista da Taça de Itália, depois de vencerem nos quartos-de-final. A Final Four está agendada para 23 e 24 de Março.

Final Four da Coppa Italia alinhada

Está definida a Final Four da Coppa Italia, com confrontos entre Forte e Lodi e entre Trissino e Follonica.

Nuns quartos-de-final a jogo único na casa do melhor classificados, o Lodi foi o único a vencer como visitante nos quartos-de-final. Esta quarta-feira, a equipa de "Gigi" Bresciani venceu o Sarzana no "Vecchio Mercato" por 2-3 num jogo de duas reviravoltas.

O português Filipe Fernandes apontou o único golo da primeira metade de jogo, mas os "diabos" do Sarzana deu a primeira cambalhota no marcador, com golos dos argentinos Facundo Ortiz e Jeronimo Garcia. Andrea Fantozzi repôs a igualdade a oito minutos do fim e, minuto e meio depois, o madrileno Pablo Najera virava novamente o resultado, desta feita sem mais alterações.

Na terça-feira, Trissino e Follonica já tinham carimbado o apuramento, tendo sido mais fácil a tarefa da equipa orientada por Sérgio Silva.

Frente ao Valdaggno, o Follonica chegou a uma vantagem de três golos sem resposta. Aleix Borregan reduziu, mas Francesco Banini e Fernando Montigel confirmaram dos anfitriões.

O Trissino, ainda sem perder nas competições italianas esta época, precisou de horas extra para se "desenvencilhar" do Grosseto.

O Grosseto adiantou-se e, sem se intimidar, virou de um desfavorável 2-1 ao intervalo para 2-3, com bis do capitão Pablo Saavedra. Giulio Cocco igualou ainda com 10 minutos para jogar, mas os visitantes resistiram ao hegemónico Trissino até ao fim dos regulamentares 50 minutos e na primeira parte do tempo extra.

Na segunda parte do prolongamento, num ápice, Cocco e Diogo Neves evitaram o sufoco do desempate por grandes penalidades marcando para carimbar o apuramento para as meias-finais.

A fechar os quartos-de-final, o Forte venceu o Montebello por 4-0. O líder da Serie A1 chegou ao intervalo a vencer com golos catalães de Enric Torner e Pedro Gil.

Federico Ambrosio, que para o campeonato só ficou em branco num jogo dos 16 a que foi chamado, "picou o ponto" para a Coppa com pouco mais de um minuto decorrido na segunda parte. Joan Galbas fez o quarto e derradeiro tento do encontro.

Na Final Four da Taça de Itália, encontrar-se-ão quatro equipas que somam 15 conquistas na prova.

Follonica, Lodi e Forte têm quatro troféus cada. O Follonica venceu consecutivamente em 2005, 2006, 2007 e 2008, o Lodi em 1981, 2017, 2018 e 2021 (em 2017 e 2018 com Nuno Resende no comando técnico) e o Forte em Forte quatro 2014, 2015, 2016 e 2019.

O Trissino, agora de Tiago Sousa, procura juntar-se ao lote de equipas que já venceram a prova por quatro ocasiões. Defenderá os troféus conquistados nas duas últimas temporadas, às ordens de Alessandro Bertolucci, que se juntaram à já distante conquista de 1978.

Quartos-de-final

Follonica 5-1 Valdagno • 30.Jan

Trissino 5-3 Grosseto (3-3, 2-0 prol.) • 30.Jan

• Sarzana 2-3 Lodi • 31.Jan

Forte 4-0 Montebello • 1.Fev

Meias-finais

• MF1 • Forte vs. Lodi • 23.Mar

• MF2 • Trissino vs. Follonica • 23.Mar

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 24.Mar

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Mundiais com datas definidas

Mundiais com datas definidas

Os World Skate Games, que incluem os Campeonatos do Mundo de Sub-19 e de Seniores Femininos e Masculinos, já têm datas definidas. Novara, em Itália, será - em Setembro - o epicentro do Hóquei em Patins Mundial.