Candelária 'tomba' Famalicense e receberá Benfica

O Candelária é, para já, o 'tomba-gigantes' dos oitavos da Taça e recebe o Benfica nos quartos-de-final. Oliveirense e Sporting têm encontro marcado numa próxima ronda em que também estão Óquei de Barcelos e Tomar, a aguardar adversário.

Candelária 'tomba' Famalicense e receberá Benfica

Já há seis apurados para os quartos-de-final da Taça de Portugal, agendados para o fim-de-semana de 16 e 17 de Março, e dois jogos definidos. O Candelária, única equipa da II Divisão a garantir (para já) o apuramento, recebe o Benfica e haverá jogo grande entre Oliveirense e Sporting.

Na primeira visita de sempre do Juventude Pacense à Luz, o Benfica impôs a sua mais valia e venceu por 8-5.

Sem a "dor de cabeça " dos não seleccionáveis, mas por infortúnio da lesão de Lucas Ordoñez, o Benfica adiantou-se cedo, com pouco mais de um minuto decorrido, num remate pronto de Pablo Álvarez sobre a esquerda.

Pablo Álvarez marcou os cinco primeiros golos das águias.
Pablo Álvarez marcou os cinco primeiros golos das águias.

Aos três minutos e meio, Hugo Azevedo, treinador pacense, pedia um desconto de tempo. "Quantos somos? Quatro. E eles? Quatro!", ouviu-se num pavilhão longe das enchentes dos dérbis com o Sporting. E a equipa que viajou de Paços de Ferreira enfrentou os encarnados sempre olhos nos olhos.

Não contariam os pacenses com tamanha inspiração de Álvarez, que fez o segundo aos seis minutos e o terceiro aos oito, ambos tirados quase a papel químico do primeiro.

Golo de José Cancela pôs águias em sentido.
Golo de José Cancela pôs águias em sentido.

Aos 10 minutos, em superioridade numérica depois de azul a Gonçalo Pinto, Bernardo (Marques) bateu Bernardo (Mendes) para o 3-1, estancando a avalanche encarnada. E, a cinco minutos do intervalo, depois de outro azul, a Roberto Di Benedetto, José Cancela reduzia para a diferença mínima de livre directo.

"Tremia" o Benfica, mas o guarda-redes Pedro Freitas veria azul numa falta muito contestada, alegando simulação de Nicolia. O argentino acertou uma vez no poste e outra na barra, mas, no powerplay, serviria o inevitável Pablito para este bater Gabriel Costa para o 4-2 que se registaria ao intervalo.

Zé Miranda bisou e arrumou a questão do apuramento.
Zé Miranda bisou e arrumou a questão do apuramento.

Da mesma forma que acabara a primeira parte, começava a segunda, com o "killer de San Juan" a chegar à mão cheia de golos, agora em jogada individual. Zé Miguel reduziu, mas dois golos de Zé Miranda elevavam para 7-3 com pouco mais de oito minutos cumpridos. O apuramento dificilmente escaparia às águias.

Hugo Azevedo e o Juventude Pacense nunca se deram por vencidos, mas a diferença no marcador pesava. No 15º minuto, Diogo Rafael finalizou um contra-ataque de Pol Manrubia e João Pedro Pereira marcou de grande penalidade. Dinis Abreu fecharia as contas.

Gonçalo Pinto tentou desfeitear Pedro Freitas de todas as formas, mas não foi feliz. Juntos, foram campeões do Mundo de Sub-20 em 2015, numa final frente à Espanha de, por exemplo, Nil Roca.
Gonçalo Pinto tentou desfeitear Pedro Freitas de todas as formas, mas não foi feliz. Juntos, foram campeões do Mundo de Sub-20 em 2015, numa final frente à Espanha de, por exemplo, Nil Roca.

Nos quartos-de-final, os encarnados viajam até ao Pico para defrontar o Candelária.

O Famalicense adiantou-se nos Açores com um golo de Rafael Almeida mal a partida começou, mas Joel Martin igualaria a seis minutos do intervalo, de grande penalidade. O argentino voltaria a ter nova oportunidade de castigo máximo aos três minutos da segunda parte e voltou a bater Miguel Santos, consumando a reviravolta. E não houve duas (grandes penalidades) sem três. Aos seis minutos, com azul a Miguel, Joel Martin desfeiteou Diogo Fernandes.

A equipa de Pedro Afonso, que é 2ª classificada na Zona Sul da II Divisão, moralizada pela reviravolta, poderia ter ampliado de livre directo, mas o capitão Damian Paez não teve a eficácia do compatriota Joel.

O final foi emocionante. A seis minutos do fim, com os picarotos de Pedro Afonso com nove faltas, Manuel Correia viu azul, mas Juanjo López não conseguiu marcar. Logo a seguir, caiu a 10ª. João Candeias, no regresso a uma casa que já foi sua, também não conseguiu bater Miguel Rocha.

No entanto, Hugo Costa reduziu a cinco do fim, na superioridade numérica e o Famalicense tentou o tudo por tudo. Sem guarda-redes na baliza da equipa primodivisionária, Joel Martin e Vasco Soares ampliaram para um irrecuperável 5-2.

Oliveirense e Sporting no jogo grande dos 'quartos'

Outro embate conhecido para os quartos-de-final, será certamente cabeça de cartaz. Oliveirense e Sporting, muitas jornadas a par na liderança do Campeonato Placard, defrontar-se-ão em Oliveira de Azeméis.

O Sporting venceu em São João da Madeira por 1-3, numa partida que praticamente começou com um livre directo desperdiçado por Hugo Santos. Alessandro Verona e Henrique Magalhães construíram uma vantagem de dois golos, mas o internacional inglês Alex Mount reduziu a seis minutos do intervalo.

João Souto e Nuno Araújo - adversários nesta partida, cunhados durante todo o ano - também não marcaram de livres directo nos primeiros minutos da etapa complementar, mas Souto assinaria o 1-3 a 13 minutos do fim que seria final pela eficácia de Girão, a negar - entre outras oportunidades - novo livre directo a Hugo Santos.

A Oliveirense venceu o duelo de primodivisionários com o Turquel. Na Aldeia do Hóquei, a equipa de Edo Bosch triunfou por 1-4.

Nuno Santos inaugurou cedo o marcador e Facundo Navarro, de livre directo, ampliou aos 12 minutos. Tiago Mateus reduziu, mas Marc Torra repôs a vantagem de dois golos antes do intervalo.

Na segunda parte, Torra transformou, ainda no primeiro minuto, de grande penalidade, sendo que as bolas paradas desperdiçadas se sucederiam, com Guilherme Duro e Xano Edo a levarem a melhor nos duelos que existiram.

Barcelos e Tomar ficam à espera de adversário

De regresso ao comando técnico do Óquei de Barcelos, Rui Neto viu um golo de Miguel Vieira logo aos quatro minutos, mas só na fase final da partida descansaria.

O Parede deu boa réplica e o segundo tento barcelense só surgiu nos derradeiros 10 minutos, por Miguel Rocha. Poka selou o triunfo a quatro minutos do derradeiro apito.

Em Alenquer, o Tomar carimbou a continuidade da defesa do troféu com uma vitória por 3-6. O anfitrião adiantou-se, por Mário Rodrigues ("Marinho"), mas Gonçalo Neto virou o marcador, bisando de livre directo para o 1-2 com que se chegou ao intervalo.

O Tomar não mais largou a liderança da partida, mas o Alenquer não baixou os braços, "mordendo os calcanhares" aos tomarenses aos 2-3, por Miguel Fortunato, e 3-4, por Marinho. Já nos dois minutos finais, Filipe Almeida e Pedro Martins, que já antes tinham marcado, deram expressão ao triunfo.

Nos quartos-de-final, a equipa de Nuno Lopes defrontará - fora de casa - o Riba d'Ave ou o Porto, que só jogam no dia 6 de Março. Rui Neto conenhecerá o seu próximo adversário na Taça de Portugal mais cedo, a 21 de Fevereiro, quando Académica de Espinho e Braga se defrontarem.

Oitavos-de-final

Benfica 8-5 Juv. Pacense • 17.Fev

• Alenquer² 3-6 Tomar • 17.Fev

• Sanjoanense² 1-3 Sporting • 17.Fev

• Parede² 0-3 Óquei de Barcelos • 17.Fev

Candelária² 5-2 Famalicense • 17.Fev

• Turquel 1-4 Oliveirense • 17.Fev

• Acad. Espinho² vs. Braga • 21.Fev, 21h

• Riba d'Ave vs. Porto • 6.Mar, 21h

² II Divisão

Quartos-de-final

• Oliveirense vs. Sporting

• [Acad. Espinho² ou Braga] vs. Óquei de Barcelos

• [Riba d'Ave ou Porto] vs. Tomar

• Candelária² vs. Benfica

² II Divisão

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Murches contraria 'factor casa'

Murches contraria 'factor casa'

O Murches, anulando uma desvantagem com três golos num minuto, foi o único visitante a evitar a derrota na primeira mão dos quartos-de-final da Taça WSE. O Valdagno perdeu por um e as missões de Braga e Monza são quase impossíveis.

Porto e Gijón nas finais, à espera de adversário

Porto e Gijón nas finais, à espera de adversário

Confirmando o seu favoritismo, Porto e Gijón, campeões europeus no masculino e feminino, venceram Lomas e Aberastain e estão na decisão da Taça Intercontinental, a aguardar adversários.

Oitavos da Taça com teste ao 'novo' Barcelos

Oitavos da Taça com teste ao 'novo' Barcelos

Três dias depois de ter anunciado Rui Neto como sucessor de Paulo Freitas, o Óquei de Barcelos joga para a Taça de Portugal na Parede. Os oitavos-de-final da 'prova-rainha' têm seis jogos este sábado, dois entre primodivisionários.