Prova dos nove da Oliveirense

Na 21ª jornada do Campeonato Placard, a Oliveirense fecha no João Rocha um ciclo de três partidas com os 'três grandes', com nove pontos em jogo. Depois de duas derrotas, conseguirá a equipa de Edo Bosch segurar a liderança frente ao Sporting?

Prova dos nove da Oliveirense

Disputa-se este sábado a 21ª jornada da fase regular do Campeonato Placard, tendo como "prato forte" o duelo entre Sporting e Oliveirense no Pavilhão João Rocha. Há uma semana, em Oliveira de Azeméis, a equipa de Edo Bosch conseguiu uma inequívoca vitória sobre os leões por 5-1 para a Taça de Portugal, mas agora o "chip" será outro.

Sporting e Oliveirense estão separados por um ponto na classificação da fase regular. Por um ponto e pelo Porto. A equipa de Oliveira de Azeméis lidera, com 49 pontos, em igualdade pontual (mas vantagem no confronto directo) com os dragões. Os leões, com 48 pontos, são 3º.

Desde cedo, o novo treinador assumia o objectivo de terminar a fase regular na frente, na melhor posição possível para atacar o play-off. A Oliveirense arrancou com quatro vitórias, caindo com estrondo na recepção ao Benfica, com quatro golos sem resposta. Mas redimiu-se na ronda seguinte com um ainda mais estrondoso 0-5 no Dragão Arena, empatando depois quando recebeu a visita do Sporting.

Do primeiro ciclo frente aos "três grandes", a Oliveirense saía com quatro pontos em nove possíveis. Seguiram-se 10 vitórias consecutivas, ainda que três tangenciais e quatro por dois golos. Exigia-se pragmatismo para somar pontos quando as principais decisões ainda estavam longe, e os pupilos de Edo Bosch cumpriam, com maior ou menor dificuldade.

Uma volta depois, novo ciclo com Benfica, Porto e Sporting. Um derrota tangencial na Luz, por 2-1, e nova derrota pela margem mínima na recepção aos dragões, por 4-5, e a vantagem pontual esfumava-se. Ainda assim, a Oliveirense chega ao João Rocha e à 21ª jornada na liderança, a depender apenas de si para garantir o "factor casa" na fase final.

Os de Oliveira de Azeméis, em busca de novo troféu desde que venceram a Taça de Portugal em 2019, são o apenas o 5º ataque mais concretizador, com 90 golos marcados, mas a melhor defesa a par de Porto e Benfica, todos com apenas 45 golos sofridos. Para lá do campeonato, está nas meias-finais da Taça de Portugal (com Benfica, Óquei de Barcelos e Porto) e disputará a 11 de Abril o apuramento para a Final Four da Champions League com o Trissino no Dr. Salvador Machado depois de um empate a quatro em Itália na primeira mão.

Na sua boa campanha, a Oliveirense coloca seis jogadores em Montreux, mais do que qualquer outra equipa nacional. Xano Edo, Nuno Santos e Xavi Cardoso representarão a selecção portuguesa, Facundo Navarro e o campeão do Mundo Lucas Martinez a selecção argentina e Bruno Di Benedetto a selecção francesa na Taça das Nações que aproveita a pausa pascal. No regresso do Campeonato Placard, a 6 de Abril, a Oliveirense recebe o Murches. Desloca-se depois a Valongo e Turquel, recebe o Carvalhos e termina a fase regular em Tomar.

Outros jogos

Nesta 21ª jornada, há jogos particularmente importantes na luta pela manutenção. Braga e Juventude Pacense procurarão, em casa, pontos preciosos frente aos mais descansados Tomar e Óquei de Barcelos. O Valongo recebe o Murches e há dérbi minhoto entre Famalicense e Riba d'Ave, com os ribadavenses dois pontos acima dos "vizinhos".

Muito complicada será a tarefa de Carvalhos e Turquel, os dois mais mal classificados. O lanterna-vermelha, já condenado à descida, joga na Luz e o penúltimo no Dragão Arena. Apesar de Benfica e Porto estarem também atentos ao que se passa no João Rocha, não quererão deixar de garantir três pontos na corrida pelo melhor lugar possível.

21ª jornada

• Sporting vs. Oliveirense • 23.Mar, 15h

• Porto vs. Turquel • 23.Mar, 15h

• Benfica vs. Carvalhos • 23.Mar, 17h

• Braga vs. Tomar • 23.Mar, 17h

• Juv. Pacense vs. Óquei de Barcelos • 23.Mar, 17h30

• Famalicense vs. Riba d'Ave • 23.Mar, 18h

• Valongo vs. Murches • 23.Mar, 18h30

Classificação

1º Oliveirense (49), 2º Porto (49), 3º Sporting (48), 4º Benfica (44), 5º Tomar (40), 6º Óquei de Barcelos (34), 7º Valongo (23), 8º Juv. Pacense (22), 9º Riba d'Ave (20), 10º Braga (20), 11º Murches (19), 12º Famalicense (18), 13º Turquel (17), 14º Carvalhos (1)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Follonica recorreu e Banini volta já em Maio

Follonica recorreu e Banini volta já em Maio

Francesco Banini viu o seu castigo de um ano reduzido a pouco mais de mês e meio, podendo regressar às provas italianas em Maio. De forma célere, depois de um castigo inicial decidido em quatro dias, o recurso foi tratado em cinco.