Selecção 'geobloqueada'
A DAZN/Eleven garantiu o exclusivo da transmissão da Taça das Nações para Portugal, 'obrigando' a organização da prova e a World Skate a bloquear as habituais transmissões em streaming para território português.

A apostar no Hóquei em Patins, a DAZN/Eleven assegurou os direitos de transmissão da Taça das Nações para Portugal, mas reclamou o exclusivo dos directos para valorizar o seu serviço pago, com pacotes mensais a partir de 13.99 euros (para subscrições anuais) ou 17.99 euros.
Sendo condição necessária e fundamental à concretização do negócio, a World Skate acedeu, impondo restrições geográficas (para Portugal) às suas habituais transmissões por streaming. Ainda que, nas competições europeias, para efeitos de divulgação da modalidade, a World Skate Europe exija a cedência do sinal por parte dos clubes para transmissão dos jogos na sua plataforma, mesmo a partir de serviços pagos, como é a BTV.
A impossibilidade de assistir aos directos (sem pagar a subscrição Eleven "por portas" ou recorrer a VPNs "por travessas") tem gerado alguma revolta dos adeptos portugueses residentes em Portugal pelo "fecho" da transmissão dos jogos da selecção nacional, sendo que estes deveriam - à imagem do futebol - ser considerados de interesse público. Na falta de canais televisivos interessados, por exemplo, a federação italiana assegurou a transmissão do jogo frente a Portugal, este sábado. Mas, para respeitar o acordo de exclusividade com a DAZN/Eleven, foi imposto o "geobloqueio" para acessos a partir de território luso.
A situação até acaba por ter um contorno caricato. Para a transmissão da World Skate, que fica disponível em Portugal apenas após o final da partida, a organização que superintende o modalidade a nível mundial assegurou, a partir da Salle Omnisports du Perrier, os habituais comentários em português de José Santos. Mas, pelos vistos, não para serem ouvidos em Portugal...
Domingo, 31 de Março de 2024, 13h22
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas









