Calvário de Pascual longe de terminar
Lesionado no Mundial de San Juan em 2022, Matías Pascual, internacional argentino do Barcelona, foi agora submetido a nova cirurgia por sequelas da dupla fractura da perna direita, com um tempo de recuperação estimado de oito a 10 meses.
O calvário de Matías Pascual não parece ter fim. Quando, em Janeiro, regressou às pistas pela equipa "B" do Barcelona frente ao SHUM, o pior já parecia coisa do passado. Uma semana depois, voltou a jogar, frente ao Lloret, ainda que evidenciando naturais receios. E não mais voltou a jogar.
Pascual era uma das figuras no Campeonato do Mundo de San Juan, em 2022, na sua terra natal, onde procurava o seu primeiro título mundial. Com poucos minutos jogados na meia-final frente a Itália, caiu sozinho numa rotação, com um terrível prognóstico: fractura da tíbia e do perónio da perna direita.
Ainda em San Juan foi operado, numa intervenção cirúrgica coordenada pelos departamentos médicos da selecção argentina e do Barcelona. Regressou à Europa, cumpriu recuperação nos blaugrana. 14 meses depois, regressava às pistas, mas não totalmente refeito. Sequelas da dupla fractura obrigaram agora a nova intervenção.
O tempo previsto de recuperação é esmagador: oito a 10 meses. Desde já, a presença em novo Mundial, que se disputa em Setembro em Itália, está totalmente descartada, e será quase certo que o jogador que completa 35 anos em Dezembro cumprirá dois anos de ausência das pistas em que se habituou a brilhar.
Pascual tem contrato com o Barcelona por mais uma temporada, até 2025. Chegou à Europa em 2011, para representar - como tantos outros jovens talentos argentinos - o Liceo, mas só ali estaria duas temporadas. Veste de blaugrana desde 2013.
Quarta-feira, 3 de Abril de 2024, 20h42